8 de abr. de 2011

Panna cotta

Já aconteceu de você pegar duas receita com os mesmos ingredientes, mas com modo de preparo diferente? Isso acontece muito com bolo. Mesmas quantidades mas a ordem no modo de fazer muda.... Bom....em busca de uma receita de panna cotta, achei uma no meu livro "A cozinha italiana" da coleção Larousse - cozinha das 7 famílias e também na cozinha da Stef. Os ingredientes eram os mesmo, mas optei pelo preparo mais da Stef, afinal eu sei que ela é uma cozinheira de mão cheia e tudo que fiz da cozinha dela ficou absolutamente divino. Essa receita de panna cotta não falhou em nada! É uma verdadeira delícia! Eu testei várias versões para servir a panna cotta. Particularmente eu recomendo as versões nos copinhos e tacinhas de sobremesa....são mais práticas e não tem o risco de desmanchar no momento que for desenformar...kkk...apesar disso, a versão "desenformada" é mais lindinha para servir :) Panna Cotta (4 porções grandes) Receita daqui

  • 2 colheres de chá de gelatina em pó sem sabor

  • 2 colheres de sopa de água

  • 500ml de creme de leite fresco

  • 50g de açúcar

  • 1 fava de baunilha cortada no sentido do comprimento

  • um pouco de óleo vegetal para untar as forminhas ( para desenformar mais facilmente)

Preparo:



  1. Unte as forminhas. Misture a gelatina na água, mexa até dissolver e deixe descansar por 5 minutos.

  2. Em uma panelinha coloque metade do creme de leite e junte o açúcar e a fava de baunilha (com a ponta de uma faquinha, raspe as sementes da fava. coloque toda ela na panela). Deixe em fogo baixo, mexendo até o açúcar dissolver. Não deixe ferver. Quando estiver para ferver, junte a gelatinha, misture bem até dissolver e deixe esfriar.

  3. Bata o restante do creme de leite até formar picos de neve. Junte esse creme com o outro creme que você preparou. Misture bem e coloque nas forminhas. Deixe na geladeira por 6 horas.

Fiz uma calda de framboesa para juntar à panna cotta: Peguei cerca de 100g de framboesas congeladas e 2 colheres rasas de açúcar. Levei em uma panelinha e misturei bem. Quando ferveu eu deixei mais uns minutos e pronto. Deixe esfriar para usar.

Na versão do livro, o preparo é assim: coloca todo o creme de leite na panela, com a baunilha e açúcar e deixe ferver por 10 minutos. Depois junte a gelatina já hidratada. Eu não cheguei a testar esse modo de preparo, mas acho que bater metade do creme de leite deve fazer uma grande diferença. O doce ficou com uma consistência divina. (ah....antes que eu esqueça: se você não tiver a fava de baunilha, use essência ok) A versão mini, feita nos copinhos de cachaça, ficaram mega fofas! Uma boa sugestão para um "jantar finger food". Eu também usei copinho de nutella. Já vem com a tampinha.....super prático! ;) Essa com certeza será uma sobremesa que fará sucesso na sua casa! O Ti simplesmente AMOU, depois de várias colheradas disse que panna cotta era viciante! rs Uma boa sexta-feira para vocês Bjs Fe.

14 comentários:

  1. Ai que interessante isso Fer. Adorei a tua pannacotta. A Steffens e meio maga né? Tô aqui sentada no meu jar dim. A primavera chegou finalmente.oba. Vou fazer uma pannacotta mas de ruibarbo.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe o 'Steffens' - era só pra sari Stef, mas o iPad às vezes da uma text preview e não percebo a barbaridade que sai a tempo de corrigir.

    ResponderExcluir
  3. Aiiiiiii que vontade Fe! Amei a calda de framboesas!

    Saudades!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Um dos meus doces preferidos, gosto tanto...
    Beijinhos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. eu amo pana cotta..é tudo de bom mesmo..bjus...li

    ResponderExcluir
  6. Que delícia! Adorei as diferentes apresentações! Beijos e um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar em pana cotta.. o que eu estava fazendo quando ela começou a existir? ninguém me contou que existia! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Nunca fiz pana cotta, vou copiar essa receita da Stef aprovada pela Fer! Sucesso garantido!
    Bjinhos, Debora

    ResponderExcluir
  9. Humm... tudo de bom! Bj. Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Angela, a panna cotta é uma sobremesa italiana d.e.l.i.c.i.o.s.a ! Agora que vc descobriu, não deixe de fazer!! :)

    Dé, faz que é mto fácil e o sabor é de outro mundo! :)


    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Nunca fiz panna cotta, apesar de ver sempre em blogs amigos. Na verdade nem sabia o que era até pouco tempo atras, mas de tanto q eu vi, quero fazer logo. Mas eu tenho uma duvida, posso substituir a fava de baunilha pela essencia?

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  12. Ai que delicia, nunca fiz panna cotta mas me pareceu bem fácil. Acho que ainda tenho um pouco de medo de me aventurar em receitas mais diferentes... kkkkk

    quem sabe um dia ;)

    bom final de semana
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Andreia, eu coloquei no texto, pode substituir sim.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Márcia (Itapê)10/04/2011, 12:06

    Delicia!! mas nunca fiz....aqui no interior onde moro não se encontra creme de leite fresco, posso usar o de lata ou de caixinha mesmo...bjss

    ResponderExcluir