1 de abr. de 2011

Bolo de chocolate com banana e especiarias

A combinação de chocolate com banana nunca é demais né! :) Esse bolo - sensacional - eu tirei na minha revista Casa e Comida n.06, receita de Bia Forte. Com certeza ele vai rolar de novo aqui em casa! Vamos aos ingredientes:

Massa:

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo

  • 1 xícara de chá de açúcar

  • 1/2 xícara de chocolate em pó

  • 1 colher de sopa de fermento

  • 1/2 xícara de óleo

  • 2 ovos

  • 1/2 xícara de água quente


Recheio:
  • 6 bananas nanicas picadas (eu usei 4 )


Farofa:
  • 1 xícara de farinha de trigo (usei menos)

  • 1 xícara de áçúcar (usei menos )

  • 1 colher de café de gengibre em pó

  • 1 colher de café de cardamomo em pó (não usei)

  • 1 colher de café de canela em pó

  • manteiga o quanto baste (deu cerca de 70 - 80g de manteiga sem sal)
Modo de preprado:

  1. Misture os ingredientes da massa com ajuda de um fouet (batedor de arame), e coloque a massa em uma forma de bolo, untada e enfarinhada.

  2. Coloque as bananas picadas por cima da massa.

  3. Misture os ingredientes da farofa, dosando a quantidade de manteiga para que não vire uma massa uniforme (mexa com as pontas dos dedos). Coloque a farofa por cima das bananas e leve para assar em forno preaquecido, 180 graus (forno médio), por aproximadamente 45 minutos (para mim foi 40 minutos - fiquei de olho na farofa, quando ficou bem douradinha eu tirei)
Quando eu tirei o bolo, pensei: "que %$#@! Como eu vou tirar o bolo da forma, sem fazer uma "lambança"?".
Relaxa que dá certo! Faz uma sujerinha básica, mas a sua farofa não vai desabar.
Mas eu confesso que uma forma de fundo ou aro removível vai facilitar sua vida :) Não preciso dizer que não rola desenformar o bolo quente né! No momento que você conseguir segurar a forma de bolo com as mãos, sem se queimar, já pode fazer o lance de malabares com os pratos e servir essa delícia! :)
Eu recomendo que você já corte o bolo nesse momento, pelo seguinte motivo: depois que ele esfria de vez, a farofa dá uma endurecida e fica quebradiça na hora de cortar- fica uma casquinha mesmo *beeem boa por sinal*.
Banana e chocolate não tem erro né! Gostou? Faça aí e depois me conta como ficou ok! Beijos Fe.

6 comentários:

  1. combinação irresistível para mim tb. adorei a dica. bom final de semana

    ResponderExcluir
  2. Falam sério menina, que gostosura é esta? Vou fazer. E parabéns pelo seu blog, vi que voce é fisioterapeuta, sinta-se a vontade para entrar no meu blog e palpitar. Ele tem tudo a ver com voce, é sobre corrida de rua. Já estou te seguindo, siga-me também, assim uma ajuda a outra, a conquistarmos a blogosfera.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai Fê, ainda tem? Manda para mim...tô tão precisada de bolo assim...delícia demais!

    Beijos e um lindo findi!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fe,
    Esse merece entrar na minha listinha de " vou experimentar".
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Tão fofinho o seu bolo! Pena que eu não como banana (oi? como?) kkkkkk

    bom fds
    beijos

    ResponderExcluir
  6. É uma combinação deliciosa, outro dia fiz um com iogurte.
    Vou testar esse com farofa! bjs

    ResponderExcluir