18 de mar. de 2011

Brioche da Dona Santa

Olá pessoas queridas!!
Sexta-feira, para fechar a semana com chave de ouro, eu deixo um pãozinho esperto para vocês! Dá pra fazer para um lanche no fim-de-semana hein!!
Dona Santa é a avó da Camilinha, minha amiga desde os tempos de Santo André, já comentei dela aqui no blog.

Enfim....esse brioche eu provei pela primeira vez quando eu tinha 13 anos, e fui para Presidente Prudente com a Cá e a família dela. Saindo de Santo André-SP deve dar umas 6 horas de viajem (aproximadamente), fomos nós felizes e contentes pegar a estrada. Antes disso, passamos na casa da dona Santa, que carinhosamente preparou esse pão recheado (brioche) para gente ir comendo na viagem (2 adultos e 3 jovens famintos ;). Ela fez um mega pote - coisa de vó né! :)

Pé na estrada com o brioche e Legião Urbana (de Santo André até Prudente).
Bom....o pão eu viciei, comi váários. Legião é bom mas eu lembro que na volta paramos um dia antes no shopping para comprar novos cds....kkkkk. A mãe da Cá disse que não dava pra escutar Renato Russo por mais 6 horas seguidas...rsrs...

A viagem foi uma delícia, conheci Prudente (que não conhecia), comi o brioche, escutamos muita música, tive uma crise de riso na volta (às vezes eu tenho isso....kkk), e até levei um chutão na cabeça! Pois é....acho até que foi isso que causou o surto de risos - endoidei....(essa parte não foi tão delícia assim....)
Calma, eu explico: Estávamos em um aniversário, e estava sentada conversando perto de um parquinho. Bom....subtamente eu vi estrelas....um pé apareceu do nada e pá, literalmente tomei na cabeça. Eu não lembro de onde veio, se foi do gira-gira, ou do balanço.... (o último é mais provável). E lógico, depois de saberem que eu estava bem.....o pessoal caiu na gargalhada né....acontece...
Bom.....esses dias me lembrei do tal brioche e pedi pra Cá, pedir pra avó dela a receita. Ela me disse que era simple, me explicou, eu fiz e agora compartilho com vocês:

Faça uma receita de pão normal e divida em 3 partes. Daí é só abrir a massa, colocar molho de tomate (usei um caseiro que tinha aqui em casa) - pode por bastante tá. Depois do molho, coloque presunto e queijo, depois outra camada de pão, molho, presunto e queijo e por fim pão. Leve para assar em forno pré-aquecido, 200 graus, uns 25 -30 minutos.

Gente o pão é super gostoso! A borda meio torradinha é minha parte preferida! :)
Eu fui colocando o presunto intercalando um em cima do outro , mas devia ter feito 2 camadas dele...deve ficar ainda mais gostoso!

Obs 1. Antes de colocar aqui, eu mandei a foto pra Cá para saber se ficou parecido com o da vó Santa. Afinal, ela é a degustadora oficial né! Como ela aprovou, aqui está!

Obs 2. A receita de pão eu sei essa AQUI. O molho caseiro eu temperei com sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa e noz-moscada.

Obs 3. Usei uma forma redonda de 20cm de diâmetro.

Tenham todos um ótimo fim-de-semana
Beijos Fe.

3 comentários:

  1. Humm...adorei...brioches com histórias pra contar...mais gostosos ainda!
    Bj e bom fim de semana,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  2. Hummm que delicia com uma coca-cola bem gelada!
    Bom findi Fer!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Gostei da história, e o pão é bem recheado, hum parece delicioso! eu adoro fazer pão de vez em quando me dou mal, mas adoro!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir