20 de dez de 2009

Petisco de Rainha



Muitos de vcs já conheceme e devem adorar o Rainhas do Lar. As queridas Faby e Katita se superam a cada dia compartilhando suas delícias, sempre com muito sabor, carinho e simplicidade... as comadres que diga hein!!rs

Esse aqui veio inspirado de lá! petisco de mussarela, tomatinho e manjericão. Temperei os tomatinhos (cortados ao meio) com sal, azeite e um tiquinho de balsâmico, depois vem a dificuldade de montar os espetinhos...rs

Na versão original da Faby ela usa cream cheese, mas sugere tbm gorgonzola, roqueford....nas verdade o que vale é o que vc tem em casa e combinar os ingredientes.

18 de dez de 2009

Natal 2



Outra opção para lembrancinhas de natal, são bolinhos de chocolate.
Para a árvore , usei pasta americana e um palito de dente para sustentar e prender no bolinho. Polvilhei açúcar impalpável e pronto!
A próxima fornada vai ser com recheio de brigadeiro!
;)

17 de dez de 2009

Lembrancinhas de Natal 1



Meu gosto pela cozinha veio desde pequena. Quando eu tinha uns 8 anos de idade, o presente de dia das mães na escola foi um livrinho de receitas "Minhas receitas preferidas". Minha mãe eu não lembro..mas eu já fiz algumas receitinhas logo que a presenteei...rs
Isso é para vcs verem o quão fácil é essa receita! Dá para fazer as crianças colocarem a mão na massa literalmente para fazer esses biscoitinhos!



O nome deles são "Biscoitinhos do céu". Não há nada de espetacular na receita..mas eles são como pipoca, basta comer um que vc não consegue parar..rs. É uma boa opção para dar de lembrança para amigos, fazer para servir com o café do almoço de natal..ou qqer ocasião.

A receita rende aproximadamente uns 100 biscoitos (dependendo do tamanho).
240g de açúcar
240g de manteiga ou margarina
2 ovos
raspas de 1 limão
500g de farinha de trigo peneirada.

Junto todos os ingredientes e amassar em pedra enfarinhada. Abra a massa e corte em rodelas ou do formato desejado. ( eu abro a massa bem fina, fica mais gostoso).
Coloque em assadeira untada e asse em forno quente.

16 de dez de 2009

Sopa de abóbora, pera e gengibre



Sopa de abóbora é uma das minhas preferidas. Achei essa aqui no blog da Fer do Chucrute com Salsicha, que por sinal tem receitas ótimas e diferentes!

Essa em especial eu adorei a combinação da abóbora com o gengibre...simplesmente fantástico!

Vamos lá:

1 quilo de abóbora (eu usei abóbora japonesa que eu tinha)
3 peras
1 pedaço de 5cm de gengibre fresco cortado em fatias finas
Azeite ou óleo
Sal
1 cebola cortada em fatias finas
1/2 xícara de creme fraîche ou sour cream -( a Fer não usou, eu tbm não)

Leve as abóboras cortadas, as peras cortadas ao meio (descascadas e sem sementes) ao forno preaquecido a 220ºC em uma assadeira (a Fer forrou com papel alumínio, eu coloquei direto em uma antiaderente e cobri com papel alumínio. Salpique algumas fatias de gengibre, tempere com sal e regue com azeite. Asse por aproximadamente 1h, ou até as abóboras e peras ficarem bem macias e caramelizadas.

Depois de assado, retire a polpa das abóboras. Numa panela coloque azeite, e refogue a cebola até ficar levemente dourada. Junte o restante do gengibre as peras e abóboras. Junte 2 xícaras de caldo de legumes (ou um caldo feito com as sementes da abóbora). Cozinhe por uns 20 minutos até engrossar. Acerte o sal e bata tudo no liquidificador ou use o mixer de mão.
Eu fui na sugestão da Fer e fritei fatias bem finínhas de gengibre até elas ficarem bem crocantes, e coloquei na sopa junto com um pouco de castanha-do-pará para decorar e azeite.

Ficou ótima!!

15 de dez de 2009

Lagarto com cerveja



Mais um post de comida simples e gostosa.
Tempere a peça de lagarto com sal e pimenta, faça uns furos com a faca e coloque pedaços cenoura e bacon dentro. Na panela de pressão coloque um pouco de óleo, cebola picadinha e refogue, junte cenoura picadinha mexa e coloque o lagarto. dê uma fritada em todos os lados da carne e depois coloque dois caldos de carne e a cerveja (pode ser escura ou branca).
Cozinhe por uns 45 a 50 min. A carne fica hiper macia e ótima pra companhar um arroz branco.

14 de dez de 2009

Salada com pêras e castanhas



Eu adoro mistura de fruta na comida. Pêras, principalmente são ótimas para fazer combinações! Então, para quem gosta, aí vai essa sugestão! Alface americana, peras, castanha do pará e parmesão ralado.
Bjs

10 de dez de 2009

Espetinho da frango com açafrão e geléia adocicada de tomate



Vai uma receita para a seleção "comidinhas" do meu livro "Comidinhas".

Corte peito de frango em cubos de 2,5cm e coloque numa marinada de : salsinha (a receita original pede coentro em grãos, mas eu não sou fã de coentro então...), 1/2 col de chá de erva doce amassada, pimenta do reino, alho amassado, uma pitada de açafrão deixado em infusão em uma colher de sopa de água fervente, uma colher de sopa de vinagre de vinho tinto, azeite e sal. Deixe na geladeira por 1-2 horas pelo menos.

Preaqueça o forno a 200 C. Coloque um pedaço de frango em cada espeto ( eu cortei espeto de churrasco ao meio e deixei de molho na água para não queimarem). Aqueça azeite em uma frigideira antiaderente, coloque os espetinhos e frite até dourarem. Disponha-os em uma assadeira antiaderente cobra com papel aluminio e leve ao forno por 5 min, ou deixe os espetos na grelha ou churrasqueira.

Servi com batatas assadas com páprica e geléia adocicada de tomate.

Para a geléia: 1 col sopa de azeite, 1 dente de alho picado, 1 col sopa de gengibre picado, 60 ml de vinagre de maçã, 1 pedaço de canela, 300g de tomates pelados picados ou em purê, 2 col de sopa de açucar mascavo, 1/2 col chá de cominho moido (nao usei), uma pitada de pimeita do reino, uma pitada de cravo moído (usei sem ser moido mesmo). Numa panela coloque azeite e doure o alho e o gengibre. Adicione o vinagre e deixe ferver por 1-2 min. Coloque o restante dos ingredientes e cozinhe por aproximadamente 20 min ou até engrossar.

8 de dez de 2009

Para petiscar





Antepasto de berinjela que já postei aqui, com palitos de cenoura, e torradas de pão sírio.

Patê de gorgonzola e figos (ótima combinação)


Para as torradas de pão de sírio é fácil : Abra o pão e corte ao meio e em triângulos, daí vai do seu gosto o tamanho da sua torrada, eu cortei a metade em 3 triângulos. Arrume os pedaço numa assadeira e regue azeite, um pouco de sal e pimenta. Leve ao forno preaquecido a 180oC e asse por 8 a 10 minutos ou até que fiquem crocantes.

Pode ser armazenado em potes por até 3 dias.

Patê de gorgonzola: No processador coloque ricota, gorgonzola, azeite e sal (eu gosto de colocar cebolinha, mas dessa vez não coloquei)
Processe tudo e pronto. Eu não tenho medidas exatas, vai do gosto. Aqui em casa gostamos de todo tipo de queijo, então eu faço o patê mais forte (amo sabor forte do gorgonzola).

7 de dez de 2009

Mousse de chocolate com Cointreau!


Foi assim,

visitando o blog "Banquetes e Lanchinhos" da querida Téia, comi com os olhos a mousse de chocolate que ela postou. Receita do restaurante Dom Francisco aqui de Brasília.

Bom, a mousse é realmente uma delícia, e com uma consistência e sabor bem diferente das mousses convencionais.

Vamos então a receita:

12 ovos (separar gemas das claras)
1 lata de leite condensado
25 g de manteiga sem sal
380g de chocolate meio amargo (troquei por chocolate ao leite, (não gosto de chocolate amargo).... fiquei com medo de ficar muuito doce, e servi com morangos..mas ficou mto bom com ou sem morango!!rs)
2 colheres de sopa de rum ( a Téia usou Cointreau e eu tbm)

Bata no liquidifador as gemas coadas e o leite condensado. Ela sugere bater bastante para sair o gosto forte, (uns 5 min).
Bata as claras em neve e reserve.
Junte o chocolate e a manteita, mexendo até que o chocolate derreta por completo, sem ferver. Junte esse chocolate a mistura de leite condensado e gemas, mexendo sempre. Aos poucos e suavemente juste as claras em neve.
Junte o licor e leve para congelar por 24 horas antes de servir.

O Cointreau ficou bem presente e divino!

Téia ótima receita para compartilhar com a gente viu!! Fez um sucesso danado aqui!rs

Bjao a tds

Fe.;)

4 de dez de 2009

Viajar também é mamão com açúcar


Em novembro estive em Nova York, e foi uma viagem maravilhosa!! Tem tanta coisa pra ver, mas tanta coisa, que fica quase impossível ir a todos os lugares...mesmo assim, vimos tudo de principal que queríamos!Quem tiver a oportunidade, vale a pena conhecer!
Tirei foto (quando lembrei) de algumas das comidas para colocar aqui no blog..mas já antecipo que ñ eram refeições muito saudáveis, o que compensava era que andávamos muuuito!!hehe






3 de dez de 2009

Purê de batata à moda irlandesa



Vi num programa do Jamie Oliver um chef irlandês ensinando esse pure. Nada muito fora do comum, mas eu geralmente misturo tudo na panela..rs
Cozinhe as batatas com um pouco de sal, e amasse. Separe.


Coloque um pouco de leite numa panela junte cebolinha picada e pimenta. aqueça o leite, retire do fogo, e junte as batatas. Mexa.


Acerte o sal e coloque um pouco de manteiga no meio do purê e feche a panela, deixando descansar até servir. Na hora de servir misture tudo e pronto.
- o queijo ralado por cima foi por minha conta..é que eu adoro..rs-

Servi como acompanhamento de filé de pescada grelhado.

Bjs Fe.

1 de dez de 2009

frango com jalapeño



Resolvi dar uma apimentada na refeição aqui em casa. Fiz normalmente filé de peito de frango, depois cortei e numa frigideira antiaderente, refoguei um pouco de cebola com um fiozinho de azeite e juntei um pouco de pimenta jalapeño picadinha, coloquei depois os pedaços de frango e mexi um pouco e rapidão estava pronto.
O capeletti eu cometi o erro de jogar fora a embalagem e nem prestei atenção na marca...o que foi uma pena, pois foi a melhor que ja comprei! a massa bem fina e leve. cozinhei normal, escorri e numa frigedeira coloquei azeite cebola, refoguei, juntei os capelettis e pedaços de tomate e cebolinha...ta bom para um almoço né!

A pimenta é bem forte..então só para amantes mesmo...

30 de nov de 2009

Azeite



O marido já vinha com a idéia de azeite aromatizado...e depois de algumas receitas que davam essa sugestão, resolvi preparar um. Hiper simples! Coloquei no vidro de azeite: um dente de alho, um ramo de alecrim, um ramo de tomilho, e como aqui em casa somos do clube da pimenta, foi tbm uma pimenta malaguetinha.
Ficou ótimo!

27 de nov de 2009

Bombons de cupuaçu e cereja


Estava eu fazendo minhas compras e vejo piscando pra mim uma geléia de cupuaçu! Não pensei duas vezes em leva pra casa. Uma delícia!!

Daí eu doida por um docinho, resolvi fazer uns bombons de chocolate e de recheio...minha geleia de cupuaçu...e acreditem..fica muuito bom! Principalmente pois o cupuaçu combina muito bem com chocolate, não fica um doce enjoativo.

De quebra aprovetei pra fazer uns de cereja tbm..rs..mas garanto que o aí de cima fez mais sucesso!

;)

26 de nov de 2009

Quebra ganho



Tô meio "devagarquaseparando" na minha cozinha..rsrs
Fui de macarrão com atum mesmo pra quebrar o ganho..rs

25 de nov de 2009

Um mês para o Natal


Eu sou uma daquelas pessoas que AMA Natal!! Eu curto muito mesmo! É a melhor época do ano pra mim!! Esse ano convenci o marido a comprar uma árvore de natal!..ano passado na kinete menor do a que moramos hoje, eu comprei uma mini árvore de natal com enfeites de madeira, by lojas americanas..hehe..(uma graça por sinal..)..mas esse ano com um pouco mais de espaço..(não muito, mas o suficiente para uma árvore de natal que queria..rs) compramos a nossa....na verdade..eu comecei a fazer enfeites e o Ti me perguntando..."se a gente não tem uma árvore, pq vc tá fazendo enfeites"...e eu"pra quando eu tiver..."...e com um pouco de jeitinho, e um espaço meu armário para guardar a caixa depois, fomos em busca da nossa árvore!

Outro detalhe da minha arvore de natal, são nossas rolhas de vinho. Nós guardamos as rolhas em um vaso de vidro, e escrevemos o envento que em tomamos, desde um simples jantar a dois, a um encontro com amigos, e as desse ano viaram decoração natalina tbm..hehehe..

Caldinho de feijão



To devagar aqui no blog né minha gente..mas td bem..aos poucos eu pego o embalo de novo..hehe
Mais uma vez sem muita sofisticação, mas uma receita simples e com muito sabor, que eu adoro!
Eu estava doida pra comer caldo de feijão e então bora fazer! Um pouco de bacon bem picadinho coloquei na panela e fritei na propria gordura, cenoura e batatas previamentes cozidas mexi, coloquei o feijão cozido (batido no liquidificador)e cozinhei. Por fim um pouco de cebolinha (que eu adoro).

As vezes eu coloco uma folha de louro, mas dessa vez não coloquei. Na hora de servir, vai bem um queijo ralado e tbm -pra quem gosta- pimenta biquinho..(eu ponho umas tres na minha caneca...rsrs)

É isso
bjs Fe.;)

18 de nov de 2009

Bracciola


Depois de uns dias de férias, estou de volta! Mais pra frente virá um post sobre a viagem linda que fiz a NY! Por enquando vai uma receita atrasada..rs
Essa bracciola eu fiz antes da viagem, quando uns amigos vieram aqui em casa, e acabei não colocando..então...aqui está!
Eu particularmente adoro essa receita, pois o sabor da carne é incrível, e é muito simples. Dá pra comprar os bifes prontos, (alguns lugares são bons)..mas eu prefiro fazer os rolês...rs..

Pegue bifes de coxão mole (às vezes eu uso bife de patinho) tempere com sal e pimenta. Corte cenouras em palitos, pimentão (às vezes eu uso, às vezes não) e bacon. Arrume a cenoura, bacon e pimentão no bife, enrole e prenda com palito de dente, reserve.
Na panela de pressão, coloque um pouco de azeite (ou óleo) um pouco de alho bem picadinho, cebola também picadinha e refogue rapidamente. Coloque uma ou duas calabresas processadas, dê uma fritada e coloque uns 3 tomates sem pele picadinhos (ultimamente tenho feito com tomates pelados de lata..uso uns 4). Coloque 2 caldos de carne, ou bacon. Mexa e acerte o sal. Arrume os bifes na panela, coloque cerveja preta (quase duas garrafas pequenas) e coloque na pressão. Assim que der pressão deixe de 15 a 20 minutos.

Servi uma salada com molho de mostada e mel, um arroz branco, couve refogada, e abobrinha (ralada) também refogada.

;)

31 de out de 2009

To indo..mas deixo meu chandelle



Estarei fora um tempo..mas deixo aqui uma receita simples e fantástica. Minha mãe chamava de "chandelle caseiro"....e devo admitir..é um chandelle caseiro..rs
É muito fácil de fazer e fica uma delícia.
Esses dois nas tacinhas de sobremesa, comemos logo depois da janta...mas os demais eu coloquei nos copinhos descartáveis com tampinha. Rende uns 18 copinhos.

Para fazer, misture bem 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado e 2 caixas de pó para pudim. Leve essa mistura ao fogo baixo e mexa até engrossar. Quando começar a ferver retire do fogo e resfrie essa panela, em outra com água fria (mexendo sempre). Depois de frio misture 1 lata de creme de leite sem soro. Misture bem, coloque nos potinhos e leve para à geladeira.

Decore com cereja, hortelã, morango, chocolate, etc..

Esse eu fiz com caixinha para pudim de morango, mas os chocólatras vão amar a feita com pudim de chocolate..fica divino!

Até minha volta
Bjs Fe. ;)

30 de out de 2009

Frango assado supimpa



Primeiro veio o programa do Jamie Oliver, com franguinho super bem temperado, depois veio o programa da Nigella com um outro franguinho delícia. Daí eu cheguei com a vontade comer um frango praticamente a duas modas..rs...pois se tem uma coisa que gosto mais do que fazer comida, é comer!hehe ...e o melhor é comer algo feito com carinho...que com certeza dá a MAIOR diferença no sabor....(fazer um almoço sem vontade..por pura obrigação e fazer um almoço inspirada...diferença total no sabor do prato!).
Bom vamos ao frango.

Usei um maço de salsinha um tanto de manteiga, sal, pimenta-do-reino moída, um pedaço de gengibre picadinho e passei tudo no processador. Por baixo da pele do frango passe o tempero por todo ele. Depois disso, regue um tanto de conhaque sobre o frango. coloquei papel alumínio e levei ao forno preaquecido a uns 200 graus por +- 40 minutos, tire o papel alumínio e termine de assar até que fique bem douradinho. Ele não deve ficar rosado no meio , nem seco.
A Nigella coloca pedaço de bacon..mas o meu bacon estava destinado a outra receita..hehe...daí fiz assim mesmo. Fica bem gostoso, e a salsinha não fica muito forte (tem gente que não gosta...)

Outra coisa legal para colocar no frango que vai assar, é requeijão...minha mãe fazia quando éramos pequenos. Ela usava um copo de requeijão. Passava por todo ele e colocava pra assar...ficava muito bom..com uma casquinha muito gostosa.

29 de out de 2009

Esse não deu certo...


Que atire a primeira pedra aquele que nunca fez algo que não deu certo...
Bom, eu nem ia postar essa costela, mas faz parte da experiência gastronomica eros e acertos..rs...
Essa é uma costelinha defumada da Berna....mas me decepcionei....eu adoro os produtos dela, mas essa não rolou não...
O que salvou no almoço foi a salada, o arroz que que o marido fez com uvas passas (adoro), e o shitake...que tava uma delicia! ..mas a costela...fico com tradicional feita em casa mesmo..hehe

O shitake é simples: depois de limpos corte em tirinhas. Numa frigideira, coloque manteiga , e jogue os cogumelos e mexa. Depois de uns minutinhos, coloque shoyu (vai a gosto)...Mexa mais um pouco e sirva.
Isso as vezes eu faço como aperetivo...fica ótimo.
bjs. Fe.;)

28 de out de 2009

Cogumelo com pesto


Esses cogumelos são ótimos para servir como aperitivos! A ideia veio do programa "Histórias com sabor" no Discovery Travel & Living. A receita é super fácil de fazer, você vai precisar de: Cogumelo paris fresco e molho pesto!

Limpe os cogumelos com um pano limpo levemente úmido (não é para lavar os cogumelos viu gente! É só para tirar a terrinha.. ;)Depois de limpos, retire os talos e arrume-os numa assadeira *virados para cima*. Tempere com um pouco de sal e coloque o molho pesto no buraquinho. Pincele um pouco de azeite e leve ao fonro preaquecido a +- 260 graus, por aproximadamente 6 minutos. Está pronto! Fácil né!



Você pode comprar o pesto pronto - tem para vender no mercado. Maaaassss.....eu acho mais gostoso fazer o seu caseiro, afinal é suuuper fácil:

Usei duas canecas de folhas de manjericão, (deu bastante então guardei o que sobrou pois não vai tudo nessa receita), piquei beeem picadinho.
No socador, soquei 2 dentinhos de alho com sal, juntei um pouco do manjericão e soquei..soquei soquei....juntei castanhas-do-Brasil (eu "abrasileirei" o molho pesto viu!rsrs) bem picadinhas também, e soquei (só uma parte). Depois misturei o restante do manjericão, castanhas, queijo parmesão ralado, bastante azeite....eu nao usei medida..foi no olho e provando até achar que esta bom...misture tudo muito bem e pronto! É só colocar nos seus cogumelos!

;)

27 de out de 2009

Bolo de Pera e Chocolate


Mais uma vez Salve Nigella!! Desse vez o post é 3 em 1! - peras - peras e bolo - calda de chocolate! ...e gente...vocês não tem noção da gostosura desse bolo com pera....é uma delicia!! O duro é que engorda né...mas de verdade..quando a gente come uma coisa o prazer no sabor é tão grande que nem vale a pena esquentar a cabeça...pense nisso só no dia seguinte pra sofrer ok!rs
A receita é hiper fácil.
Pra começar pede 2 latas de peras em conserva (aqui foi dificil de achar, e quando achei, custava R$11,50 cada uma...então decidi fazer eu mesma as minhas peras...)
Apesar da Nigella dizer que td bem se vc usar a fruta pura, apenas descascada e sem semente, fiquei com medo de ficarem fibrosas ou duras, ou sem sabor...sei la..e pensei "não deve ser tão complicado fazer as peras".Pois então,um dia antes comprei as peras, descasquei, tirei o miolo, coloquei em uma panela com água e açucar (um pouco mais de uma colher de sopa por pera), cozinhei até ficarem macias, coloquei em um vidro (com a água)e coloquei na geladeira pois só usei no dia seguinte.



Peras feitas, vamos a receita do bolo:
125g de farinha de trigo
25g de cacau em pó
125g de açúcar
150g de manteiga amolecida
1 col (chá)de fermento em pó
1/4 col (chá) bicarbonato de sódio
2 ovos
2 col (chá) essência de baunilha (eu geralmente uso essa essência em qqer bolo de chocolate, acho que dá um sabor especial no bolo)

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até adquirir uma consistência macia. (Não vai leite nessa mistura, pois as peras soltam agua e acreditem, fica ótimo)
Num refratário untado, disponha as peras escorridas e coloque essa mistura de bolo sobre elas. Leve para assar em forno preaquecido a 200 graus, por 30 min.
Retire do forno e deixe descansar de 5 a 10 min, e depois corte em pedaços.
Não tem erro! E pra ficar "pior" a situação, faça uma calda de chocolate.
A minha é uma velha receita que minha mãe fazia para cobrir o bolo, tranquila tbm:

1 col de sopa de manteiga ou margarina, uma xic de chá de açúcar e uma de chocolate em pó, 4 col de sopa de leite, misture tudo na panela, leve ao fogo e mexa até ferver. Jogue por cima do bolo.
Essa é aquela calda que endurece depois..obviamente eu fiz no momento de servir e ainda estava líquida e quentinha...ficou tudo muito gostoso!

Bjs Fe. ;)

23 de out de 2009

Caldinho de Abóbora



Estive meio "adoentada" dias atrás...daí niguém merece..tudo dói!
O corpo pesa...uma "inhaca"...mas ainda sim, carreguei meu corpo e fui preparar um caldinho de abóbora japonesa. Saiu bem simples,...mas estava bem gostosa...(na verdade ultimamente tenho feito tudo muito simples...)
Mas também, para o meu estado físico, até que ficou supimpa...hehe
Vamos lá então: cortei a abóbora, cozinhei, tirei casca e passei no processador (vira um purê). Na panela, coloquei um pouco de azeite, cebola e alho bem picadinhos, a abóbora processada, um caldo de legumes, sal, pimenta e um pouco de água. Deixei no fogo baixo. Antes de desligar o fogo, coloquei um pouco de cebolinha, desligue e ta pronto. Coloque queijo que fica muito gostoso..(eu tinha só de saquinho mesmo..então "só tem tu, vai tu mesmo"..rs)
Eu não tinha em casa, mas é gostoso colocar um pouco de bacon picadinho, ou um pouco de carne seca.

22 de out de 2009

Tudo por um Roast Beef


Sabe quando você está com "aquela" vontade de alguma coisa e pensa "daria tudo por isso"...Bom...sou assim com coca cola..hehe..mas um bom roast beef é uma boa pedida!rs

Os pais do Ti vieram nos vistar um fim de semana desses e trouxeram lá do interior de São Paulo, uma variedade de produtos da Berna, que são de ótima qualidade por sinal!
E o Roast Beef deles é maravilhoso! Eu coloco ele na mesa de várias formas, desde com arroz com feijão até num lanche com pão frances! Quente ou frio...de qualquer forma é uma delícia!



Deixo aqui essa ótima sugestão! E se tiveram a oportunidade de comprar e provar, façam, pois vale muito a pena!

;)

21 de out de 2009

Bolo de fubá cremoso


Bolo de fubá é uma delícia! Acompanhando um cafezinho..humm...
Esse eu faço ..não sei de onde é a receita..(tava anotada a mão num caderno antiiigo de receita de receitas que tenho..devo ter tirado de alguma revista...)Enfim, é uma das receitas mais gostosas de bolo de fubá cremoso que eu já comi.

É super simples: 4 ovos; 3 xícaras (chá) de leite; 5 col(sopa) de fubá; 4 col(sopa) de maisena; 1 vidro (200ml) de leite de coco; 3 xíc de chá (não mt cheias) de açúcar
½ xíc de chá coco ralado; ½ xíc de chá queijo ralado; 2 col (sopa) de manteiga; 1 col(sopa) de fermento em pó.

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Leve ao forno por aproximadamente 45min.

No meio é puro creme! DELICIA!

;)

20 de out de 2009

Enrolado de carne - Por Tiago


Comida simples e sincera, quer coisa melhor!? Essa foi a vez do marido ir pra cozinha. O Ti gosta muito de cozinhar também! Ele é meu braço direito na cozinha muitas vezes!
No entanto ele é muuuito crítico com sua própria comida...sempre coloca um defeito, mas é pura modéstia pois ele cozinha muito bem.
O enrolado de carne é bem simples de fazer, só temperou com sal, pimenta, cebola picadinha e salsinha. Abriu a carne em cima de um pedaço de papel filme e colocou queijo muçarela e presunto, enrolou e colocou no forno.

Só isso! Ficou ótimo! E desse jeito mesmo: tudo misturado..hehe...há aqueles que critiquem quem mistura arroz e feijão desse jeito..mas pra mim não tem coisa melhor. É como feijoada, pra mim basta feijão preto (sem as carnes todas..) arroz, couve refogada e pimenta..tá feito...
A....uma pimentinha biquinho não podia faltar né...rs
;)

19 de out de 2009

Pepinos em conserva (vegana)


Eu sou fanática por picles!! Daí de tanto comprar resolvi aprender a fazer os meus pepinos em conserva. Cenouras, couve- flor, cebolinha...ainda estão por vir....
Pesquisando no mundo virtual, achei vaaaarios tipos de se fazer...daí pegando um pouco daqui e dali fiz uma versão própria que achei bem fácil e que fica ótima! Não tenho medidas exatas..quantidade sal, vinagre, temperos...vai do gosto..

Vamos lá então: Ferva água e sal, quando ferver desligue o fogo e coloque os pepinos (eu já fiz com o pepinos japones e o caipira...os dois ficam bons..) deixe tampado por 20 minutos (sem ferver)
À parte ferva uma parte de água e a mesma parte de vinagre (eu já fiz com branco e tinto..) depois de ferver, coloque os pepinos num pote de vidro esterilizado e jogue a mistura fervente por cima.
Agora o que você vai colocar fica a seu critério. Eu gosto de colocar um dente de alho, uma ou duas pimentas dedo-de-moça, alecrim, sementes de mostarda (quando tenho, uma folha de louro, e cravo...mas td isso é mto pessoal..tem gente que não coloca nada, ou só alguns...Aqui a gente gosta mais picante..rs

Bom depois disso é só guardar na geladeira e deixar por uma semana, depois é só consumir da forma que preferir, lanches, aperitivos, saladas....

Boa semana
Bjs Fe. ;)

16 de out de 2009

Para quem gosta de mini



Olá pessoas queridas! Pelo último post eu vi que não sou a única pessoa que ama coisas minis..hehe...Se eu puder faço tuuudddoo mini....minis cheesecakes, mini tortinhas, mini bolinhos, mini espetinhos....enfim...acho fofo!
Ano passado em um dos meus "passeios" pela livraria Cultura, achei esse livro...devo dizer que foi amor a primeira vista!
O legal desse livro é que, além das pequenas porções, ele dá sugestões de decoração da mesa, combinação de cores, combinação dos pratos ...enfim..é bem interessante!
Então, para quem se interessar, aí vai a dica: "Comidinhas - deliciosas receitas de antepastos, tapas, mezzes e entradas" - Jennifer Joyce - Publifolha

Um ótimo fds para todos!!

Bjocas ;) *foto do site da livraria cultura

15 de out de 2009

Mini tortinha de frango


Essa torta de frango é uma receita da minha avó Guaraciaba. Quando eu era pequena, essa torta fazia parte dos almoços de domingo e toda vez que ela nos visita, ela leva pra mim (ela sabe o taaanto que eu gosto dessa torta). Bom, no fim eu aprendi a fazer a torta (lógico de da minha avó é única..mas é sempre assim...nuca a receita fica igualzinha...rs). O recheio clássico da vó Guara é frango com palmito, mas eu já fiz vários outros.
Para um lanchinho em casa eu resolvi fazer ela pequenininhas e ficou muito gracinha, além de gostoso.

A massa é bem simples, não tem segredo (eu já fiz essa massa no formato de pastel para fazer no forno..hehe)

A receita toda é:
300gr de farinha;
50gr de manteiga;
2 col de sopa de óleo;
+- 1/2 copo de água morna com uma col de café de sal.

Misturar tudo adicionando aos poucos a água, trabalhe a massa até desgrudar das mãos. Deixar a massa descansar na geladeira por 20 min. Abra parte da massa, forre a forma, recheie e cubra com outra parte da massa. Pincele a gema e leve ao forno.

**Tem vezes eu no lugar da água, uso o caldo do cozimento do frango e acento o sal.
**O recheio não pode estar muito quente (eu faço primeiro o recheio e depois a massa..)

Para fazer menor, eu fiz meia receita e coloquei um pouco mais de manteiga para a massa ficar um pouco mais maleável - para moldar melhor na forminha.
Deram 13 tortinhas.

O recheio é: frango desfiadinho, cebola, cebolinha, tomate, requeijão, sal e pimenta.

E não podia faltar um molhinho de pimenta que eu adoro!!rs

;)

13 de out de 2009

Cupcakes de chocolate


Olá pessoas queridas! Voltando a rotina depois do feriado....eu estava hj como de costume, passeando pelos blogs e no Rainhas do Lar, uma leitora fez os cupcakes de chocolates, receita enviada por "moi". Esta no "rainhas do rainhas" de hj.
Essa receita eu enviei quando o mamão ainda era só um projeto...hehe..mas..depois de ver os bolinhos hj, pensei "nossa, eles são tão bons, como não os coloquei aqui!?"
Aí vai:

Ingredientes
2 ovos
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres de manteiga em temperatura ambiente
1/2 xícara de chocolate em pó
1/2 xícara de leite
200g de chocolate meio amargo em cubos
1 colher sopa de fermento em pó.

Preparo: Bata o açúcar e a manteiga, depois misture o chocolate em pó . Acrescente os ovos e bata bem, acrescente a farinha peneirada e o leite e por fim misture o fermento e os pedacinhos de chocolate. Coloque nas forminhas de papel pela metade e asse em assadeira para muffins por 15 ou 20 minutos.
A cobertura eu fiz um brigadeiro clássico coloquei no saco de confeitar e decorei os bolinhos. Rende 12.

Eles ficam ótimos! É de virar os olhos!

huuumm
;)

9 de out de 2009