16 de dez. de 2009

Sopa de abóbora, pera e gengibre



Sopa de abóbora é uma das minhas preferidas. Achei essa aqui no blog da Fer do Chucrute com Salsicha, que por sinal tem receitas ótimas e diferentes!

Essa em especial eu adorei a combinação da abóbora com o gengibre...simplesmente fantástico!

Vamos lá:

1 quilo de abóbora (eu usei abóbora japonesa que eu tinha)
3 peras
1 pedaço de 5cm de gengibre fresco cortado em fatias finas
Azeite ou óleo
Sal
1 cebola cortada em fatias finas
1/2 xícara de creme fraîche ou sour cream -( a Fer não usou, eu tbm não)

Leve as abóboras cortadas, as peras cortadas ao meio (descascadas e sem sementes) ao forno preaquecido a 220ºC em uma assadeira (a Fer forrou com papel alumínio, eu coloquei direto em uma antiaderente e cobri com papel alumínio. Salpique algumas fatias de gengibre, tempere com sal e regue com azeite. Asse por aproximadamente 1h, ou até as abóboras e peras ficarem bem macias e caramelizadas.

Depois de assado, retire a polpa das abóboras. Numa panela coloque azeite, e refogue a cebola até ficar levemente dourada. Junte o restante do gengibre as peras e abóboras. Junte 2 xícaras de caldo de legumes (ou um caldo feito com as sementes da abóbora). Cozinhe por uns 20 minutos até engrossar. Acerte o sal e bata tudo no liquidificador ou use o mixer de mão.
Eu fui na sugestão da Fer e fritei fatias bem finínhas de gengibre até elas ficarem bem crocantes, e coloquei na sopa junto com um pouco de castanha-do-pará para decorar e azeite.

Ficou ótima!!

Um comentário:

  1. Humm... adoro um caldinho e sopinha, pena que esse calor não ajuda, mas vou experimentar qq dia com certeza. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir