13 de fev. de 2011

Molho de Tomate

Olá pessoas queridas!!!
Ontem, fazendo as comprinhas.....encontrei esses liiiiiindos tomates para molho!!! Babei....
Eles estavam tão lindinhos que não resisti e tive levar! Chegando em casa, eles viraram um belo de um molhão!!!

Quem preparou? O Chef Maridão! (vocês repararam que ele tem ido bastante para a cozinha ultimamente - amando....kkkk.....- o mais gostoso é dividir a bancada da cozinha...ele prepara uma coisa em um cantinho e eu preparo outra coisa em outro cantinho.....;)

Bom, vamos ao molho:

Coloque 3 kg de tomate (limpos ) em uma panela(ão) com água. Ferva por alguns minutinhos, (os tomates vão soltar a pele). Escorra e deixe esfriar um pouco (caso contrário você vai ter sérias queimaduras nos dedos ......) retire a pele dos tomates e coloque eles no liquidificador*. Bata. Passe ele molho para uma panela e deixe em fogo baixo apurando ( vai um tempinho aí viu....). Ele vai reduzir e ficar em "encorpadinho" (a cor ficou linda!).

Deem uma "visu" na situação

Daí é o seguinte: aqui em casa, gosto de guardar/congelar o molho assim (sem tempero, por que gosto de temperar na hora)...mas vai do gosto.
Para temperar o molho: em uma panela coloque um pouco de azeite ou óleo e aqueça um pouco. Coloque, cebola ou alho bem picadinhos (tem vezes que usamos alho, tem vezes que usamos cebola...) dê uma douradinha e junte o molho. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada moídos na hora. Se for necessário coloque um pouco de açúcar para controlar a acidez do molho (no nosso caso não foi necessário).
Na verdade, essa é uma sugestão simples, mas tempero é aquela coisa gente: vai muuito do gosto de cada um.
Depois disso aproveite seu molho em um macarrão esperto, ou lasanha, ou canelone, ou com um bom pão italiano....huuuummmm. ;)
Detalhe: 3kg de tomates só renderam 1,4Kg de molho.
Obs: * eu bati os tomates no liquidificador, ficou ótimo e com uma cor vermelha linda! Maaas pode acontecer do seu molho ficar meio alaranjado....não me perguntem...acontece...acho que depende do tomate. Outra opção, é o "passa-fácil"....infelizmente eu não tenho, mas é uma "geringonça" italiana óóótema para passar seus tomates! Se achar pode comprar viu! ;)
Outra coisa, eu já ouvi muito a questão de tirar as sementes do tomate - para seu molho ficar menos ácido- bom...eu só tiro a pele, gosto de fazer o molho usando as sementes. E como eu disse, em caso de acidez, é só corrigir com um pouco de açúcar. ;)
É isso.
Uma ótima semana para todos
Bjs Fe.

Um comentário:

  1. Tambem tenho um marido cozinheiro, tudo de bom ne? Beijos
    Ps: esse molho ta lindao!

    ResponderExcluir