11 de mar. de 2011

Algumas dicas sobre pimentas

Nesse post picaaante, eu vou passar algumas dicas sobre pimentas!

Quem passa por aqui já sabe que eu e o Ti curtimos uma pimentinha. O Ti já fez várias conservas e molhos. Já testamos diversas madeiras, várias técnicas.....

Realmente, existe muitos jeitos de se fazer, acho que cada um se adapta à um jeito. Entretanto algumas dicas sempre são válidas não é mesmo! ;)



Vamos lá:



1. É importante que o manuseio sempre seja feito com luvas! Afinal, você não vai mexer com 1 pimenta, mas sim, várias. Eu sempre tenho luvas descartáveis aqui em casa. Quando compro para clínica, já compro uma caixa para deixar em casa. Mas você pode comprar pares separadamente em uma farmácia, é baratinho.


2. Outra coisa importante: Qualquer que seja sua conserva (com óleo/azeite, ou vinagre) é importante limpar bem as pimentas, lavando-as e retirar os cabinhos. (Pode parecer besta esse tipo de recomendação, mas acreditem, eu já vi e ouvi muita coisa por aí.....)



3. Em conservas feitas no óleo/azeite, é importante que você faça um furinho em cada uma das pimentas (terapêutico, eu sei). Isso é necessário, pois se você não fizer, corre o risco da sua pimenta apodrecer por dentro! ;) Use a ponta de uma faca para fazer seu furinho!



4. Óleo ou Azeite?
Depende, vai do gosto! O Ti insiste em fazer as conservas com azeite. Eu acho que óleo de canola é melhor. O sabor que vai predominar será definitamente o da pimenta, se você faz com óleo a "competição" de sabores será menor, além de sair mais barato né. Mas o azeite de oliva é uma boa opção também.
Qualquer pimenta feita em óleo/azeite, ficará fortíssima!


5. No vinagre: Fazer conservas com vinagre, resulta em deliciosas pimentas suaves!! Adoramos usar pimenta de cheiro em muitos pratos, e até comer pura! Nesse caso, para ela ficar realmente suave, o Ti corta o fundinho dela (assim ela entra em contato dentro e fora). Os temperos são variados, vai do gosto de cada um. Gostamos de usar cravo; louro; mostarda em grão; alecrim.....se não tiver, não tem problema. Além disso, não se esqueça de temperar com sal e uma pitada de açúcar.


6. Validade: As conservas feitas no vinagre, acabam rápido aqui em casa....rs....mas elas podem durar até um ano! Eu guardo na geladeira. As feitas no óleo/azeite; duram uns 2 anos ou mais, e devem ser armazenadas em local escuro.


Todas as conservas são armazenadas em potes de vidro com tampa, logicamente esterelizados. ;)


O uso no dia-a-dia, é variado. As pimentas em conserva de óleo/azeite ficam bem fortes, então uma gotinha desse óleo é o suficiente para "esquentar" o prato. As pimentas de cheiro, como são suaves, já usei no arroz, carnes, até em saladas.

As pimentas que uso sem estarem em conserva, como a dedo-de-moça, eu retiro as sementes. Dessa forma você aproveita mais o sabor da pimenta e nem tanto a ardencia forte dela.


Esses são alguns "macetes"que fomos aprendendo pesquisando e praticando no dia-a-dia. Se alguém tiver algo para acrescentar, ou uma experiência para compartilhar, pode deixar um recado ou enviar um e-mail para emamaocomacucar@gmail.com . Sugestões são sempre bem vidas! :)


Temos uma conserva de pimenta de cheiro AQUI.
As outras eu coloco depois tá! ;)



Tenham todos um ótimo fim-de-semana

Beijos Fe.


ps: tirei essa foto semana passada da janela do meu "apê", tinha acabado de chover. Lindo né! :)

9 comentários:

  1. adorei as dicas..aqui em casa amamos pimenta..e tenho sempre...bjus

    ResponderExcluir
  2. Nossa que post maravilhoso!
    Adorei as dicas, aqui em casa tbm curtimos uma pimentinha, principalmente na moqueca capixaba!

    Bjs e bom fds pra vc tbm!
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Fê, meu marido é louco por pimenta! Vou dar esse post de presente pra ele! =D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pimentas dão sabor especial às comidas.
    Adoro.
    Bj
    Bom final de semana!
    Deborah

    www.delicias1001.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sei que vou me postar como um idiota,mas,já estraguei 2 potes por desconhecer essa dica do furinho nas pimentas. Obrigado.
    Wilson

    ResponderExcluir
  6. Oi Wilson, na minha cozinha eu tbm ja estraguei mta coisa por falta de informa'cao.....acontece....
    Por isso que eu gosto de colocar minhas observacoes no preparo do prato e quando o assunto e' mto "pedido", ou tem mtas duvidas faco um post sobre ele ... :)
    Estou a disposicao para qqer duvida, se nao souber responder, pesquiso e repondo! Obrigada pelo comentario! :)

    ps: estou num sistema que nao consigo colocar acentos nas palavras....rs

    ResponderExcluir
  7. Em que local deve-se fazer o furo??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tem lugar certo. Faz em qqer parte da pimenta. ;)

      Excluir