22 de jun. de 2010

Tortinhas de cream cheese com Morango ou Framboesas

Dessa vez me inspirei lá no blog da Stefânia "Com uma pitada de açúcar" ! Só tem coisa boa lá, eu garanto!
A receita da Stef é mais chic ( vamos dizer) , eu dei uma simplificada da versão original - por isso chamei de ispiração, hehehe- mas garanto que sabor é maravilhoso e essas tortinhas fizeram o maior sucesso aqui!!
Como não tinha amêndoas para fazer a massa, fiz a massa das tortinhas de maçã que postei aqui. Fiz meia receita! Acrescentei raspas de limão na massa, e deram um super sabor!

Para o recheio:
300gr de queijo mascarpone ou cream cheese (usei cream cheese)
1/2 xic de açúcar
3/4 col (chá) de essência de baunilha (ou amêndoas)
3/4 col (chá) de raspas de limão


Para cobertura: Eu fiz dois tipos: Morango e Framboesas - as duas ficaram ótima!

As medidas para uma torta grande são:
1 1/2 xic de morangos frescos
1/2 xic de açúcar (usei um pouco menos)
1 col (sopa) do suco do limão
1 col (sopa) de amido de milho

(eu reduzi um pouco as medidas , tipo 1/2 receita de morango e 1/2 de framboesa (usei congeladas, espere descongelar para fazer o coulin)* nas framboesas usei um tiquinho de água na hora do preparo)

Preparo do creme: basta misturar todos os ingredientes em uma tigela até que a mistura fique homogênea. Disponha o creme em cima da massa (já assada e fria). Leve para a geladeira.

Cobertura: bata os morangos ( framboesa) no liquidificador com o açúcar e suco de limão, até obter um coulis. (passe na peneira se desejar -eu não passei). Misture o amido de milho em uma parte do coulis depois junte com o restante e leve ao fogo médio mexendo sempre com o fouet (batedor de arame). Assim que levantar fervura abaixe o fogo e mexa por mais um minuto. Retire do fogo e deixe esfriar (mexa de vez enquando).

Assim que esfriar coloque na torta e leve para a geladeira novamente por 30 minutos ou 1 hora. Sirva gelado.

Rende uma torta de 25 cm de diâmetro, ou no meu caso 17 tortinhas.
;D

10 comentários:

  1. Ai Fê, que delícia!!! A Stefânia tem umas comidinhas maravilhosas, mas as suas receitas e fotos também não ficam atrás!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Fe, nesta temporada de morangos.....ótima receita!

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  3. Que tortinha boa! Acho tão bonitinho nesse formato, pequeno. Adorei a receita, vou levar!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Hummm, ótima idéia usar framboesas! Eu adoro!

    Suas tortinhas ficaram lindas! Super delicadas! Parabéns!

    Mas me diz uma coisa, onde você tá comprando framboesas aqui? Onde eu encontrei elas não estavam nada bonitas....

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que fofinhas que ficaram, Fê!!! Agora temos mesmo é que aproveitar a época de morangos. Estão lindos!!!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  6. Uma delícia, ficaram perfeitinhas, babei mesmo. beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que lindinha e deliciosa, Fe!!
    Amei... Está demais essa tortinha!

    Bjinhos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Dani, to aproveitando mesmo a temporada!! a.m.o morangos....mesmo que falem mal deles eu como mto!!hehe

    Tati, faça sim! é muito boa mesmo!!

    Ste, ainda bem que perguntou...eu usei framboesas congeladas (já arrumei o post). Te passo um email ok!

    bjao a todas

    ResponderExcluir
  9. Mas que primor de receita, heim!
    Lindas fotos...Parabéns!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Linda tua torta! Sou fã nº 1 de cheesecake e tortinhas deste tipo! Minha cobertura preferida é a de frutas vermelhas! Arrasou! beijos, Ju

    ResponderExcluir