29 de jun. de 2010

Feijoada

Eu adoro uma "feijuca"!!! Gosto mesmo do feijão...hehe...o sabor é fora de sério né - quem é fã sabe o que eu estou falando!!! (Acreditem se quiser, tem que não goste de feijoada, nem de feijão preto).

Eu não curto muito aquele taaanto de gorduras e pelancas....mas um pouco tem que ter para o sabor ficar bão né!!! O Ti é o homem da feijoada aqui. - eu olho uma orelhinha e saio de perto...a sensação é muito ruim...prefiro ficar no preparo do arroz e couve....rs

Bom, vamos lá:
fizemos aproximadamente 500 gr de feijão
paio
linguiça calabresa
carne seca
bacon
orelha de porco
cebola
alho
louro
(eu só gosto disso ...a quantidade vai do gosto, se vc gosta de mais ou menos carnes na sua feijoada) * dessa vez não usei costelinha, mas é bom tbm.

Cozinhe o feijão e reserve.
Coloque a orelha e a carne seca de molho (troquei a água duas vezes antes do preparo). Cozinhe as carnes.
Em uma panela grande coloque o bacon e frite na sua própria gordura. Coloque a cebola e o alho mexa bem. Acrescente o feijão (caso o feijão não dê caldo retire um pouco do mesmo e bata no liquidifcador) o louro e as carnes (cababresa e paio cortado em rodelas, carne seca em cubos e as orelhas inteiras ou cortadas). Cozinhe tudo por 15-20 minutos e pronto.
*retire e jogue fora as orelhas.

Couve refogada com alho, arroz branco e um vinagrete de cebola, tomate e pimenta de cheiro é só o que preciso para acompanhar. Ah...claro que um molho de pimenta também não pode faltar!!!

obs: "já.ti.vi" de feijoada é beeeem gostoso!! É como sfrogonoff; fica melhor no dia seguinte..rsrsrs. Nesse "jativi" coloquei uma dose de cachaça (tinha visto em um programa de tv)...mas não senti nenhum gosto diferente, achei que não fez diferença nenhuma.

Bjs
Fe;)

14 comentários:

  1. Faz tanto tempo que não como feijoada, dessas feitas em casa, no capricho. Também não gosto das pelancas gordurosas, mas deixa um sabor ótimo! Ficou muito apetitosa!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto da feijuca com tudo, mas só como o feijão e as linguicinhas!
    Meu marido come feijoada como se fosse sopa, e com pão, pode?
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. aqui em casa tb o bonitão e os filhos gostam mais do feijão que das carnes, mas eu, genro e nora, somos chegados na feijoada toda. delicia das boas . Boa tarde!

    ResponderExcluir
  4. Amo amo amo feijoada!
    Prefiro mil vezes ela no dia seguinte, acho que fica bem mais saborosa!
    Gostei da receita da rosquinha aqui debaixo, Fê do céu que delícia!
    Beijos procê queridona.
    Fla

    ResponderExcluir
  5. Fe, amoooo a nossa feijoada brasileiríssima!!! Se estiver acompanhada de um vinagretezinho, uma couvinha picada, uma farofinha........... ai,ai, aiiiii, Para com isso!!! Bom demais!!!

    Bjos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tati eu tbm nem só como as liguicinhas da feijuca...e só de for conhecida..se como fora fico só com feijão mesmo..hehhe...mas seu marido hein!!?? com pão...essa é nova!!hehehe

    ResponderExcluir
  7. Fla, vc é das minhas!! dê a mão amiga! a feju do dia seguinte é beeem mais saborosa!!hehehehe
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eliane, eu nem faço questão da farofa..hauhaua..o Ti faz...ele detona com a farofa rapidão aqui em casa sozinho!!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu tbem amoooo uma "fejuca", hehehe... e concordo com vc, Fê, no dia seguinte fica espetacular!
    Beijinhos,
    Thais

    ResponderExcluir
  10. Vim dar uma olhadinha aqui e já gamei! MIAM! Delícia mesmo: feijoada é coisa que dispensa comentários. E suas fotos abrem o apetite até de quem nao come carne de porco, rs. Eu nao moro no Brasil, o que me atrapalha um monte sempre que quero degustar pratos típicos de nossa terra, pq ou sao muito difíceis de se encontrar, ou caríssimos quando estao fáceis, rs. Parabéns, seu blog ta GOSTOSAO!

    ResponderExcluir
  11. Feijoada é muuuuuuuuuito bom mesmo!!! Mas comi feijoada todos os sábados da minha vida e hoje ando meio enjoada dessa iguaria!!! Mas que é bom, é!!!

    Beijos lindona...

    ResponderExcluir
  12. Oi Tata, seja bem vinda ao Mamão!! Fico feliz que tenha gostado! Volte sempre que desejar!
    bjao

    Tamy querida, se eu estive na sua situação acho que teria enjoado tbm!!hehehe...tem gente que não gosta mto de fejuca pq ela duuuuuraaaaaa. (Eu congelo, nem rola comer a semana toda..hehehe)
    bjao

    ResponderExcluir
  13. Fe, eu amo feijoada, mas tenho amado comer fora de casa! Nunca fiz e tenho uma imagem que dá um trabalhão doido! :)

    Tem um lugar na asa sul que tem uma feijoada incrível.. esqueci o nome do lugar, mas é um bem tradicional daqui! :)

    bjos, Glau

    ResponderExcluir
  14. Oi Glau, nem dá mto trabalho não.
    Eu comi uma bem boa na asa sul "bar brasília"é esse?
    Bjs

    ResponderExcluir