28 de jun. de 2010

Rosquinhas de Pinga

Já fazia um tempo que estava para fazer essas rosquinhas. Receita da querida Talita do Blog Chocorango (Muita coisa boa tem lá !!!). Eu não tive esse "sabor" na minha infância, pelo menos não lembro. Só sei que guardei o post e só agora testei.

A primeira vez foi um fiasco...esqueci o fermento, coloquei farinha de menos (fiquei com medo de usar muita) ...sem contar que eu fiz MEGAS rosquinhas ..enfim.... nem deu certo...hehe. Mas no dia seguinte, não me dei por vencida e testei de novo e dessa vez com tudo certo!

Ficaram ótimas!!! A Ta diz para guardar em recipiente fechado por 24h - para suavizar o sabor da pinga...mas eu comi varias quentinhas mesmo...e o Ti também sem esperar 24h..hehehe.

O mais gostoso é que é uma receita fácil de fazer (quando vc lembra dos ingredientes..rsrs) e a massa é bem gostosa de trabalhar.

Eu fiz 1/2 receita. A receita inteira rende aproximadamente 100 rosquinhas.

Receita inteira:
  • 2 ovos
  • 200ml de leite
  • 200ml de cachaça
  • 130ml de óleo
  • 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 colher de sopa de fermento em pó (usei uma rasa de sobremesa para 1/2 receita)
  • farinha até dar ponto - cerca de 900gr

  • Açúcar de confeiteiro e cachaça para cobertura

Misture o fermento na farinha, reserve. Misture os demais ingretientes e ao poucos vá acrescentando a farinha e misturando bem com as mão. (Não use muita farinha para as rosquinhas não ficarem duras). Faz as rosquinhas e coloque na forma levemente untada com manteiga e leve ao forno pré aquecido 180C por 15-20 min. ( apenas a base fica dourada)

Coloque em uma tigela cachaça e em outra açúcar de confeiteiro. Passe as rosquinhas, ainda quente, na cachaça e depois no açúcar. Deixe em recipiente fechado por 24h para suavizar o sabor da cachaça (eu não esperei....rs).

A dica da Talita é substituir a cachaça por suco de laranja (será meu próximo teste!)

Boa semana e uma ótima torcida a todos

Bjs Fe ;)

4 comentários:

  1. olá querida, que bom vc ter postado essa receita, eu tinha, mas perdi, não conseguia achar de jeito nenhum. amanhã, com certeza farei e farei tb com suco de laranja, essa eu não conhecia. beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Menina que receita massa, adorei! Rá, eu sou igual a você, imagina se iria esperar 24 horas para comer uma delícia dessa. NEEEEEEEEEEM!!! Bjka.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fe! Você acredita que depois de ver esse post estou morrendo de vontade de fazer as rosquinhas de novo? Ficaram perfeitas!! Que bom que você persistiu e que por fim deram certo! Posso mostrar no "Eles testaram!"?

    Um beijão

    ResponderExcluir
  4. Ta, elas são um vício mesmo!!rsrs
    fique a vontade para mostra...a receita é sua mesmo né!!rsrsrs
    Bjao

    ResponderExcluir