17 de ago. de 2011

Talharim de cenoura


Estava com umas cenourinhas lindas na geladeira dando sopa. Já tinha feito purê de cenoura, cenoura ralada na salada, cenoura cozida, até a cenoura com laranja e passas rolou de novo (de tão boa que é :).
Daí pensei em fazer macarrão! Quando fiz essa massa de cenoura a primeira vez, eu cozinhei a cenoura e passei no processador (virou um purê). Mas vou ser sincera que dessa vez eu fiquei com uma preguiça monstro de montar o equipamento e resolvi fazer rapidão com o espremedor de batata e garfo. :)Vamos dizer que deu uma aparência rústica ao meu talharim!hahaha

Gente sério, a cor do macarrão fica liiinda! Além disso é bem apetitoso! ;)

Para 2 porções fiz assim: coloquei em uma tigela grande 200g de farinha e abri um buraco no centro. Coloquei 1 ovo, dei uma leve batidinha com o garfo, juntei 2 cenouras médias (já cozidas e amassadas, ou processadas). Fui incorporando a mistura de ovo e cenoura com a farinha e trabalhei a massa na pedra até ficar homogênea. Levei a massa para geladeira e deixei por 40 minutos. Depois disso abri no cilindro e passei no cortador de talharim. *Se você não tiver esse equipamento, não se reprima, busque as forças no interior do seu ser e abra no rolo mesmo.

O preparo é normal: cozinhe em água com um pouco de sal. Servi com molho de tomate e ralei um parmesão.


Beijos para todos
Fe.

Se você preferir fazer um macarrão de espinafre, clique AQUI.

12 comentários:

  1. Adorei a busca de forças no interior :-D

    Mas o que eu gostei, de verdade, foi dessa receita delícia. Deve ser bom demais!

    Beijão, Fê!

    ResponderExcluir
  2. Ai Le...eu já fiz mto macarrão no rolo - tem que estar inspirada pra fazer!kkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que Leeeendoooo! Adorei! Sabe que sou super fã dessas massas com saborzinho, né Fe?!
    Vamos marcar para fazer a de chocolate?

    Beijos Querida! Saudades!

    ResponderExcluir
  4. AMO massas e essa sua foto me chamou atenção, parece mesmo deliciosa! Adorei!
    Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  5. Massas coloridas naturalmente é sempre melhor :) e feitas em casa, melhor ainda! Eu sei que da trabalho, mas ao sentar à mesa e comer um bom prato de massa, com molho de tomate e queijo ralado... um prazer para a alma né!? Ótima dica! Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Só posso comer com os olhos, minha dieta manda ficar longe do carboidrato, mas que eu babei vendo isso eu babei!
    :D]

    http://esemeudivafalasse.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Fê, fica com uma cor linda a massa com a cenoura!
    Adorei a sugestão.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. MASSA É TUDO DE BOM,COM ESTE MOLHO MELHOR AINDA!
    AS FOTOS ESTÃO LINDAS!

    BEIJOS.......

    ResponderExcluir
  9. Foi só uma escapadinha que eu dei e você encheu esse blog de delícias...rs!
    Essa massa deu água na boca e confesso para você que eu também, ás vezes , morro de preguiça de montar o processador, mas para abrir a massa do macarrão não, adoro que fique até um pouquinho mais grosso...mesmo assim, preciso comprar uma máquina para mim, ajuda bastante, né?!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  10. Stef, eu comprei cogumelos para fazer a massa de chocolate (com molho de cogumelos...dã)..mas o Ti comeu metade! Vou comprar de novo e a gente faz uma festa italiana com várias massas!!hahaha
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Gente eu tbm ameeei a cor da massa! :D
    Ela ficou boa meeesmo viu! Façam sem medo de ser feliz!! rs
    Bjocas

    ResponderExcluir
  12. Rachel, como eu disse, já fiz mto macarrão na mão/ na raça!kkkk. Mas olha, eu suuuper recomendo a máquina, principalmente pra gente que gosta de uma cozinha!!rs
    Bjs

    ResponderExcluir