28 de mar. de 2011

Dedinhos com chocolate

Essa receita - que é pra lá de boa - eu peguei lá na Talita do delicioso blog Chocorango. Assim que vi os dedinhos com chocolate, fiquei morrendo de vontade de fazer! Super recomendo!! ;) Mas já aviso vocês: é impossível comer um só...vicia! A receita é bem simples, anota aí:

  • 3/4 de xícara de chá de açúcar

  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo (usei um pouco menos: 1 e 3/4 xíc)

  • 1 colher de chá de fermento em pó

  • 1 pitada de sal 150g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos (cerca de 1 e 1/2 xíc)

  • 1 ovo

  • 1 colher de chá de essência de baunilha

  • Chocolate para banhar os dedinhos: a Talita sugere chocolate ao leite e amargo, 100g de cada. Eu usei só chocolate ao leite.
Bom, depois que você já separou seus ingredientes, faça assim:

  1. Em uma tigela, misture os ingredientes seco (farinha, açúcar, fermento e sal). Depois junte os cubinho de manteiga e misture tudo com as pontas dos dedos até formar uma farofa úmida. Feito isso, misture agora o ovo e a essência de baunilha. Misture bem até formar uma massa homogênea. (Alerta da Talita: se a sua massa ficar muito mole coloque mais farinha, se ficar muito seca coloque 1 ou 2 colheres de sopa de leite. No meu caso a massa ficou bacana, não precisei de nada) Depois de pronta é só modelar a massa.

  2. Faça pequenas "cobrinhas" (eu fiz um cordão médio e cortei pedaços menores, e desses pedaços fiz as cobrinhas. Fácil :) Coloque as cobrinhas na assadeira (não é necessário untar) e asse em forno pré-aquecido a 180 graus, cerca de 20 minutos.

*Eles ficam douradinhos em baixo e brancos em cima.


*Fique atento, os meus dedinhos ficaram prontos em 17 minutos. Depois de assados, deixe seus dedinhos - no meu caso dedões, rsrs- esfriarem e passe no chocolate derretido (eu derreto no micro. Alguns segundos são suficientes). Deixe eles secarem no papel manteiga. Como o calor aqui do planalto central não tem dado trégua, eu coloquei os dedinhos com chocolate sobre o papel e levei para a geladeira. Depois de prontos passei para um pote de vidro (que também guardei na geladeira, caso contrário, ia ser "patchota" na certa...rsrs)

Como eu disse, esses dedinhos viciam! São beeem gostosos! Essa receita rende cerca de 40 unidades. Minha única observação é : na próxima vez, para ficarem ainda mais gostosos, vou banhar eles "de ladinho" no chocolate - fala sério se não vai ficar "mais mió de bão"? :) Uma boa semana para vocês Beijos Fe.

4 comentários:

  1. Parecem ser deliciosos, vou la conhecer esse blog! Pra ti que gosta de doces tem uma receitinha mara no Segredinho hoje! Beijos Fe!!
    Debora

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, que tentação de dedinhos, deve ficar tudo de bom! Beijinhos e uma ótima semana! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quando a Talita postou esses dedinhos de chocolate fiquei com uma baita vontade tamém, só não fiz no dia por que não tinha chocolate, mas a vontade ainda não passou, ainda mais vendo como os seus ficaram tão fofos!
    Parabéns

    Beijos, boa noite!

    ResponderExcluir
  4. Ah menina estou doida prá fazer esses biscoitinhos, achei bem lindinhos os seus, bjs
    Maura

    ResponderExcluir