28 de mai. de 2010

Torta de maçã e amoras


Uns 2 anos atrás eu estava tentando achar uma receita boa de torta de maçã. Fiz várias receitas mas nenhuma me agradadou tanto. Já tinha praticamente desistido de fazer, daí, eu folheando meu “Jamie em Casa” resolvi testar a torta de maçã e amoras dele! Gente, deu super certo!!!!! A massa da torta é super leve e bem gostosa, o recheio é uma delícia e em geral não é muito doce. O maridão adorou!
Eu não tenho uma forma grande de torta então resolvi fazer tortinhas. Ficaram muito fofas!!
Fiz metade da receita do Jaime e algumas adaptações no recheio. A receita toda dá para 6 a 8 pessoas , no meu caso renderam 10 tortinhas
Massa podre à moda antiga (receita inteira do Jaime Oliver) – faz cerca de 1 kg
500gr de farinha orgânica sem fermento, mais um pouco para polvilhar ( usei farinha normal)
100gr de açúcar de confeiteiro peneirado
250gr de manteiga fria de boa qualidade cortada em cubos pequenos
Raspas de 1 limão siciliano (não usei, mas deve dar com certeza um toque super especial)
2 ovos grandes caipiras ou orgânicos batidos
Uma borrifada de leite
Farinha para polvilhar
A massa deve ser feita bem rápido, sem sovar muito (para não derreter a manteiga)
Usei o processador de alimentos para preparar a massa:
Coloque a farinha o açúcar e a manteiga no processador e bata por 20 ou 30 segundos até que a mistura fique farelenta e fina. Adicione as raspas de limão (não foi o meu caso)
Despeje os ovos e o leite. Bata por mais alguns segundos , até que a mistura fique uniforme. Retire a massa do processador e transfira para a uma superfície de trabalho limpa e enfarinhada e dê umas batidinhas até obter uma rodela achatada (ñ fique tentando sová-la). Embrulhe a massa em um filme plástico e deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos.
Para fazer a massa na mão: *A dica do Jamie é manter as mãos frias deixando em água corrente fria antes de amassar*
Peneire a farinha sobre uma superfície limpa de trabalho e o açúcar de confeiteiro por cima. Com as mãos, trabalhe os cubos de mateiga na farinha e no açúcar, esfregando os polegares contras os outros dedos até obter uma mistura de migalhas finas. (acrescente as raspas de limão)
Adicione os ovos e o leite à mistura e trabalhe gentilmente até obter uma bola de massa. Enfarinhe-a levemente – ñ trabalhe muito a massa nesse ponto ou ela ficará elástica em vez de farelenta. Enfarinhe a superfície , acomode a massa e dê umas batidinhas até obter uma rodela achatada, embrulhe no filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 30 minutos.
(Outras sugestões de Jaime para temperar a massa: raspas de laranja, noz moscada, canela, cacau em pó)

Recheio
50 gr de manteiga, mais um pouco para untar (usei um pouco menos)
100gr de açúcar refinado, mais um pouco para polvilhar (usei 50 gr)
2 maçãs Bramley grandes e 4 maçãs Cox – sem o centro, descascadas e cortadas ( eu usei 2 maçãs e não descasquei…particularmente eu não ligo pra casca da maçã…nem caroço de uvas…rsrs)
1 colher de sopa de talo de gengibre picado em calda ( usei ½ colher de sopa de gengibre fresco)
150gr de amoras pretas (usei um punhado…e só tinha amoras congeladas- deixei descongelar)
1 ovo grande (não usei)
½ colher de chá de canela em pó
Coloque a manteiga e o açucar em uma panela , quando a manteiga estiver derretido adicione as maçãs e o gengibre. Cozinhe por uns 10 minutos com tampa (para essa quantidade maçãs…se usar as 6 cozinhe por 15 minutos). Acrescente as amoras e cozinhe mais uns 3 minutos sem tampa ( se for a receita toda, cozinhe 5 minutos sem tampa) . Junte a canela.
A massa é bem fácil e gostosa de trabalhar, como fiz forminhas individuais moldei a massa direto, mas se for fazer grande abra a massa e use uma forma de torta rasa de 26 cm.
Passe o recheio por uma peneira e coloque as frutas no centro e depos adicione algumas colheradas do caldo. Abra outra parte da massa e tampe a torta. Pincele a torta com ovo batido e polvilhe açúcar e canela.
Faça talhos no topo da massa com uma faca. Leve para assar em forno pré aquecido a 180C– de for uma grande 55 a 60 min ou até que fique dourada. Para forminhas pequenas como as minhas leva aproximadamente 20 a 25 minutos.

Bom apetite
;)

8 comentários:

  1. Amiga o Jamie sabe sempre o que é bom paar nós certo;o) ficaram lindos, jinhoss

    ResponderExcluir
  2. Mais que delicia, parece ser perfeita essas tortinhas, vou salvar a receita aqui! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Uau que delícia.
    Menina faz anos que não como amoras... uma pena, gosto tanto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Fe, ficaram lindas e sofisticadas! Parecem deliciosas... Já anotei!

    Bjos,
    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Amei teu blog, a começar pelo nome!!! :) Parabéns! Tb sou uma fã da culinária! Bj

    ResponderExcluir
  6. Amo doces com maçã e sou fã do Jamie! Além de ver esta receita no livro dele, vi o programa em que ele fez... Fiquei babando, deve ser maravilhosa! A versão "tortinhas" ficou um charme, parabéns. Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  7. Oi Débora, que bom que gostou do blog! seja mto bem vinda!

    Ju querida, adoro as receitas do Jaime...o programa dele eu gosto tbm, mas confesso que me estressa um pouco...rsrs..ele é mto agitado..hehe..
    bjs

    ResponderExcluir