27 de mai. de 2010

Fondue de Carne


Mesmo que o frio não chegue aqui em Brasília, não resistimos a um fondue bem gostoso. Depois de pesquisar bastante fiz uma coletânea das informações, vamos lá:
Para um fondue de carne você pode se basear em aproximadamente 250g de carne por pessoa. Pode ser ave, cordeiro ou a tradicional carne de boi sendo filé mignon ou contrafilé bem aparado, cortado em cubos de cerca de 3cm. O filé mignon é mais indicado (esse não tem erro!)
Temperei a carne com um pouco de sal e pimenta (li que não era aconselhado temperar a carne com sal antes da fritura…mas eu não resisti e temperei mesmo assim e deu certo). Você pode usar cebola picadinha e ervas frescas para temperar a carne.
O melhor óleo para fazer o fondue de carne é o óleo de coco. ( eu até achei, mas estava R$20,00 200ml….então nem rolou...usei óleo de canola). Pode aromatizar o óleo também.
Pode servir juntamente com o fondue de carne : pepino em conserva, azeitonas, mini cenouras, tiras de pimentão e pães . Sirva pelo menos quatro molhos diferentes.
Eu não sabia quais os molhos bons para fondue de carne, então sai pela net a procura. Achei vários sites e vários tipo de molhos…numa primeira tentativa fiz alguns mas não gostei…depois achei outras receitas e ainda adaptei algumas – essa segunda tentativa fui mais feliz.

Testados e aprovados:
Molho de Azeitona : Maionese e azeitonas (pretas ou verdes) trituradas ou milimetricamente picadas.
Molho Curry com hortelã: 1 copo de iogurte natural (usei desnatado); 1 col rasa de sobremesa de curry; folhas de hortelã picadas; um pouco de tomilho; uma pitada de sal e algumas gotas de limão.
Molho Ravigotte: 3 col sopa de azeite; 2 col sopa de vinagre; 1 col sopa alcaparras (usei um pouco mais e piquei algumas); 3 col de sopa de cebola picadinha; 1 col de sopa de cebolinha; sal a gosto.
Molho de berinjela : testei 2 – opção 1 e opção 2 (os dois ficaram bons)
Além dos molhos usei mostarda dijon e mostarda à l’ancienne. Mas molho barbecue, e chutneys também combinam bem.

Melhores ajuda: fondue. com; culinária.terra; cybercook.terra
Primeira foto: abril.com.br

6 comentários:

  1. Nunca fiz nem comi comi,mas sei que estou a perder,jinhosss

    ResponderExcluir
  2. Jesus amado Fe! Que delicia, amoooo tudo isso, esses molhos com certeza ficaram nota 10! Bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Estava querendo fazer, mas não sabia nem por onde começar, agora vou providenciar tudo e ainda nesse inverno eu faço!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Delícia de fondue, Fe!
    Nunca fiz, agora vou aproveitar e tentar...
    Bjinhos,

    Eliane

    receitaserecipestop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. achei você!!!!! adorei o encontro de ontem... vc é uma fofa!!!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. É o meu predileto.
    Sabe porque eu não tempero a carne antes? Porque o sal faz a gordura espirrar muito, pelo menos em casa espirra...rs.
    Beijos

    ResponderExcluir