25 de mai. de 2010

Coxinha assada - massa de batata


Eu adoro coxinha, mas quase nunca como...só de pensar em todo aquele óleo pra fritar...afff..Aqui em casa fazemos praticamente tudo assado...até empanados e batata palito dessas congelas eu asso..fica ótima! A aparência não é tão chamativa mas garanto que fica com casquinha gostosa e bem mais saudável.
Enfim...o Ti sempre fala da coxinha com massa de batata da falecida avó dele...mas a receita foi pro saco...ainda não descobri quem tem...daí eu fuçando aqui e ali..vi vááários jeitos de fazer...depois de tantas opções, resolvi testar do meu jeito mesmo...misturando e tentando achar um ponto...

Cozinhei quarto batatas (não mto grandes..diria médias) e amassei. misturei as batatas, 1 col de sopa de manteiga, sal, 1 ovo e farinha até dar ponto.
A massa fica mais molinha do que a tradicional, exige um certo jeitinho pra moldar..hehe..mas dá certo e na depois de assada fica ótima.
Recheie e depois passe na farinha de rosca. Leve para assar.

Para o recheio (prepare antes e deixe esfriando enquanto faz a massa):
1 peito de frango cozido, desfiado e picado
1/2 cebola picadinha
salsinha e cebolinha picadinhas
1/2 tomate picado
um pouquinho de gengibre bem picadinho
sal e pimenta do reino moida na hora

Refogue a cebola com um pouco de óleo, junte o frango depois o tomate e o gengibre. Tempere com sal e pimenta e coloque os verdinhos.

Deu super certo! Recomendo!
;)

10 comentários:

  1. Fe, eu tbém amo uma coxinha, mas raramente como.. Aqui em casa tbém é tudo no forno! Fritura nunca!
    Gostei da sua receita! Adorei! :)

    Bjao, Glau

    ResponderExcluir
  2. Gosto tanto de coxinha com massa de batata, eu faço uma do Mauro Rabelo, a massa é bem boa pra moldar, e aquela batata de casca rosa ajuda bastante. Gostei do gengibre no recheio, deve ficar muito bom!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bom aspecto amiga,adorei,jinhoss

    ResponderExcluir
  4. Olha só que bacana, eu ando com uma vontade doida de comer coxinha, mais só de pensar naquele monte de óleo não tenho coragem, assim é uma ótima maneira de comer coxinha sem peso na consciência! Adorei! Bjinhos

    ResponderExcluir
  5. eu achei maravilhoso essa sua ideia..aqui em casa dificilmente faço algo frito!sempre tento opções..pois não gostasmos de fritura..e..eu amo coxinha..achei que as sua ficaram lindas..tô levando sua receita...bjus

    ResponderExcluir
  6. Hummm, tudo! Eu também não gosto muito de ficar comendo coisa frita. Dá um peso no estômago, na consciência e na balança heheehhe
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. hum Tati, depois eu vou querer testar sua massa então!!hehe bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, faz muito tempo que não como coxinha com massa de batata. Que delícia de receita! Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Se vc dourar a farinha na frigideira antes de empanar, fica bem parecida com a coxinha frita. Obrigada pela receita! Tbem so faco assados!

    ResponderExcluir