3 de ago. de 2011

Nhoque de grão-de-bico com molho de tomate


Eu amoooo nhoque! Considero um dos meus pratos favoritos! Entretanto, eu não costumo fazer..... :( Quando estou com muuuuita vontade vou a algum restaurante. Gente vamos combinar...... ninguém faz só 2 porções de nhoque né!?! É um dos pratos mais "engordativos" que eu conheço. Para vocês terem uma ideia, uma vez saímos com um casal de amigos e fomos num restaurante italiano. Eu....lombriguenta do jeito que sou, estava com vontade de comer nhoque. Meu amigo (magro), virou e disse pra mim: Fe, quando eu fiz dieta para engordar (que chato isso né.....) o único prato que o nutricionista me proibiu de comer, foi nhoque.
aaaaaaaaaaa...quis morrer né........kkk
Mas tuuudo bem....como eu nunca como, me dei esse luxo! Na época, eu estava caindo na água todosantodia então não pesou tanto...rsrs.

Enfim.......semana passada, o Panelinha postou no facebook esse nhoque de grão-de-bico! Eu fiquei super animada para fazer, mesmo sabendo que esse nhoque ia para na minha bunda - sem escala......

Bom, fiz todo o passo-a-passo e resultou num nhoque incrível! Muito bom mesmo!

Nhoque de Grão-de-bico (receita do Panelinha)

Ingredientes
(rende 4 porções)

1 xícara de chá de grão-de-bico
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga derretida
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de chá de sal

Preparo:
1. Deixe o grão-de-bico de molho na água de um dia para outro. No dia seguinte cozinhe (eu fiz na panela de pressão, então foi rapidão ;)

2. No processador de alimentos (ou liquidificador) bata o grão-de-bico até formar uma pasta lisa. (usei o processador).

3. Em uma tigela, junte a pasta de grão-de-bico com o ovo, a manteiga, a farinha e o sal. Misture tudo até obter uma pasta homogênea. (a massa fica meio pastosa mesmo...normal)

4. Em uma superfície enfarinhada faça rolinhos com a massa (cerca de 2cm) e corte nhoques de 1cm (fiz no olho mesmo). Fui cortando e colocando os nhoques em uma assadeira enfarinhada.

5. Em uma panela grande, ferva a água com um pouco de sal. Coloque os nhoques aos poucos e vá retirando conforme eles forem subindo. Retire os nhoques com uma escumadeira e passe para uma vasilha com 1/2 xícara de água e 2 colheres de sopa de azeite. Vá fazendo esse processo até cozinhar todo nhoque.

Antes de fazer os nhoques, eu preparei o molho de tomate: 1 lata de tomates pelados, 2 dentes de alho picadinhos, folhas de manjericão e tomilho, noz-moscada, sal e pimenta-do-reino. Em uma figideira grande, fiz o alho no azeite, juntei os tomates (como gosto de molho com pedacinho, amasso eles na mão, mas você pode bater no liquidificador), mexi, temperei e deixei apurar um pouco. Por fim juntei as folhas de manjericão e tomilho. Reservei.

Quando os nhoques ficaram prontos, juntei-os ao molho e aqueci rapidão! (Estava quente, mas resolvi ligar o fogo de novo....só pra dar aquela finalizada...rs :D

Decorei com folhas de tomilho fresco e por fim ralei um bom parmesão!


Super recomendo!
Beijos Fe.

*tem um nhoque de mandioca - recheado com queijo - super bom: AQUI.

8 comentários:

  1. Fê, eu gosto muito de nhoque também, não sabia que tinha como fazer com grão de bico, achei super bacana a receita, fora que ficou linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que ideia sensacional, Fê! Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fe, adoro nhoque e adoro grão de bico. A junção dos dois está irresistível. Mas achei que essa versão não está tão calórica qto o de batata. Grão de bico tem fibras, sei lá, o importante é ser feliz, sem contar tanto as calorias. Prato nota 10!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Sandra, realmente essa versão é um pouco menos calórica que o nhoque de batata. A questão das fibras, é verdade, fica mais saudável! Mesmo um pouco preocupada com as calorias apreciei cada garfada! :D

    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  5. Aii que delicia essa versão eu não conhecia não!!!!
    Deve ter ficado muito bom !!!

    Bjok Nanda

    ResponderExcluir
  6. Nhoque de grão de bico?! Nunca tinha ouvido falar... mas se deu certo contigo, vai dar comigo:) e com molho de tomate então deve ficar super gostoso!
    Ótima sugestão :)
    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Esse deveria ser o uso correto da Internet.
    Vou experimentar essa receita.
    Obrigado amigos internautas!!!

    ResponderExcluir