18 de ago. de 2011

Conserva de limão siciliano



Eu fico impressionada com o valor do limão siciliano por essas bandas. Eu sei que esse limão é mais carinho...umas 10 pilas o kilo! Por essa razão, eu só compro quando eles estão na promoção. Geralmente na Ceasa o preço é mais em conta (não é mega barato, mas...é mais em conta).

Como já fazia um tempo que eu queria preparar essa conserva, comprei os limões bonitinhos na ceasa e fui para casa preparar. Os limões demoram 6 semanas para ficarem prontos...então...logicamente eu ainda não provei o resultado final...rs. Mas eles ficaram tããão lindinhos no vidro que eu quis postar o processo....hehehe.

Logicamente depois das 6 semanas, algum prato "bão" vai rolar por aqui, bem como a minha opinião sobre os limões. Entretanto, se alguém se empolgar e quiser se arriscar nessa conserva, ta aí:


Conservar de limão siciliano
(do Livro "Técnicas de cozinha profissional" de Mariana Sebess)

Ingredientes:
-Limões
-Sal grosso
-Suco de limão

1. Lave bem os limões com água quente para retirar a cera que os recobre. Corte os limões em quartos no sentido do comprimento, mas sem chegar ao final pois ele devem permanecer inteiros.

2. Abra os limões com cuidado para não rompê-los, e coloque sal grosso na parte interna. Pressione bem os limões (as partes entre si).

3. Coloque um pouco de sal grosso no fundo de um frasco esterilizado e acomode os limões. (dei uma apertadinha). Cubra novamente com sal grosso.

4. Despeje um pouco de suco de limão e repita a operação até o fim.

5. No fim você terá o sal grosso cobrindo os limões, coloque mais um pouco de suco de limão e aperte com os dedos. Feche o pote e guarde em local refrigerado ou em algum lugar escuro e fresco por no mínimo 6 semanas.

Para consumi-los, retire os limões do frasco e lave-os bem. Separe as partes dos limões e descarte a polpa. Utilize a casca para preparar pratos típicos marroquinos ou sirva como acompanhamento de frangos ou perus.

*Os limões podem ser conservados por até 1 ano.

Beijos
Fe. ;)

5 comentários:

  1. Será????
    Quero ver o resultado, viu? Vc publicca?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fe!
    Gente, tenho esse livro e nunca vi essa receita...achei divina...tô aqui imaginando o sabor dessa delícia...
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  3. Fê do céu...como usa mesmo? Só a casca? Ai, estou com uns desses aqui e já pensando que iriam para o lixo, pois não sei o que faria, sem inspiração...mas agora, já para o vidro...bjos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que delícia de conserva, adorei a ideia! Anotadíssima! beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  5. Dé, estou doida para provar!Pode deixar que com certeza eu posto aqui depois! ;)

    Marcela, dá uma fuçada no fim do livro, na parte de conservas! tem mta coisa boa lá! :)

    Ana minha querida! O preparo é com limão inteiro, mas no momento de usar (as semanas depois) é pra usar só a casca (é o que tá no livro... ou ver o resultado "despois" tbm!!rsrs) Faz aí tbm, a gente junta os limões e faz um frango marroquino aqui em casa!!!:)

    Bjao
    Fe

    ResponderExcluir