20 de set. de 2010

Panquecas de Banana

Gente essas panquecas são sensacionais!!! Simplesmente adorei!
A receita é do livro "O Pequeno Chef" de Nicola Graimes. O livro é empestrado da minha amiga Janiele. Já fiz várias marcações nele de receitas boas à serem feitas!!
O legal é que, sendo um livro direcionado para crianças, as receitas são simples e o livro é bem ilustrativo. É um ótimo presente para uma criança ou adolescente que goste das panelas, mas serve para adultos também..hehehe

Ingredientes:
(rende 9 panquecas)
  • 100g de farinha de trigo com fermento
  • 40g de farinha de trigo integral
  • 2 colheres de sopa de açúcar cristal (usei açúcar mascavo)
  • 1 ovo
  • 175ml de leite
  • 2 bananas (usei prata)
  • manteiga para fritar (usei sem sal)

A receita diz para peneirar as farinhas, mas eu peneirei apenas a com fermento. Junte o açúcar misture bem e faça um buraco no meio. Em uma jarra medidora coloque o leite, adicione o ovo e bata bem, até que tudo fique bem misturado. Coloque o leite batido com o ovo no centro da "farofa" e misture tudo com uma colher de pau até obter um creme homogêneo.

Deixe a massa descansar por 30 minutos. Amasse as bananas com um garfo e junte à massa. Misture bem. Aqueça a frigideira e adicione um pouco de manteiga. Coloque a massa com uma concha formando circulos de 8cm de diâmentro. Frite por uns 2 minutos de cada lado até que dourem por igual.

Sirva com calda de frutas vermelhas, mel, iogurte...vai do gosto!

Eu peguei framboesa e amoras que tinha congeladas, coloquei em uma panelinha com um tiquinho de açúcar (porque queria o sabor azedinho ;) ) Esquentei tudo em fogo baixo - mexendo- Não bati as frutas, queria elas em pedaços e inteiras...hummm

O Ti comeu só com essa calda, mas eu coloquei uma colher de sobremesa de mel + a calda (gorda né..hehehe). Ficaram ótimas! Recomendo!


6 comentários:

  1. Amiga, adorei as panquecas e com a geléia ou calda de frutas vermelhas ficaram o máximo. beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Que livro bacana Fê, vou colocar na minha lista.
    E que panquecas!!!
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. colocar as frutas, bananas ou maçãs na massa!. é assim que nós aqui em casa, fazemos panquecas e não só com a massa e colocando as frutas por cima depois como se usa hoje em dia. adoro isso.

    ResponderExcluir
  4. adoro assim, desse jeitinho. bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esse livro.
    Eu adoro ir para a cozinha com as minhas filhas.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir