30 de mai. de 2011

Sopa de cebola


Hi people!
Pois é minha gente, o blog estava um tiquinho abandonado mas já estou de volta! A viagem foi óóótima, maravilhosa meeesmo! *Calma que vai ter um post especial só sobre ela ok!* Até lá, eu vou atualizando as receitas que eu fiz antes de partir ;)

Falei com uma amiga queridíssima hoje e ela me disse que tá passando um frio danado na cidade onde mora. Daí ela me pediu uma boa sopa para fazer essa semana. Bom, eu ainda não voltei com todo gás para minha cozinha, mas tirei uma carta da manga e deixo com vocês essa sopitcha delícia de cebola! Ótima para um clima mais friozinho!

A receita é do Olivier Anquier, peguei no site Casa e Comida.
Pra variar, eu fiz uma versão simplificada! :)

Bora passar os ingrediente:
(rende 4 porções)

2 colheres de sopa de manteiga
1 kg de cebola cortada em rodelas finas (eu usei aquelas cebolas pequenininhas- ficou uma graça) 2 colheres de sopa (rasa) de farinha de trigo
1 litro de caldo de frango (usei caldo de legumes)
cebolinha picadinha, noz-moscada, sal e pimenta a gosto

Em uma panela grande, aqueça a manteiga e junte as rodelas de cebola. Deixe dourar em fogo baixo e depois junte a farinha e mexa bem por mais um minuto. Adicione o caldo, a noz-moscada, o sal e a pimenta e cozinhe em fogo baixo por uns 20 minutos. Desligue o fogo, coloque um pouco de cebolinha picadinha e pronto! Você pode servir ela assim, simples, ou colocar uma pimentinha e um queijo que goste (usei parmesão em lascas) - Fica bom!

Ou ainda, você pode caprichar mais e fazer a sugestão do Olivier: Depois que a sopa ficar pronta, toste fatias grossas de pão francês ou italiano, coloque a sopa em refratários individuais e coloque a fatia de pão por cima e também um pouco de mozarela ralada. Leve para gratinar.
Eu confesso que nesse dia eu fiquei com preguiça e pulei essa etapa.....rs.

A sopa ficou uma delícia! Se quiser outras sopas gostosas clique AQUI.

Tenham todos uma ótima semana.
Beijos Fe.

9 comentários:

  1. Fê, sentimos tua falta lá no café no sábado! E olha que coincidência, postei sopa de cebola esses dias! Só que a minha era feita com caldo de carne!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Essa sopinha deve ser perfeita hein Fê!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Delícia! Sopa de cebola é uma das minhas favoritas!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Delicia.... uma sopinha é tudo de bom.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  5. Hummmmm! Parece ótima a sopa! Nesse friozinho ainda... adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eita sopinha batuta hein?
    Adoro sopa de cebola, aliás, essa é uma boa pedida para hoje!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Hum deve ficar bom hein!!!
    Nunca esperimentei um dia desses de friozinho vou fazer!!!
    Tem concurso no blog!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fer, que saudades! Tudo bem contigo? Menina, adoro sopa de cebola, tem um sabor tão rico ne? Irresistível... A minha receita de sopa de cebola é bem parecida com a tua, mas também coloco vinho branco e tomilho. Se quiser ver, a receita tá lá no blog.
    Um beijo querida!
    Debora

    ResponderExcluir
  9. Fer, que gostosa esta sopinha.Sopa é sempre bem vinda,não é?!

    ResponderExcluir