4 de mai. de 2011

Bagels

Gente a cozinha aqui está a todo vapor! Tô com tanta receita para postar que até me perco na cronologia....kkkk. Hoje vou de bagels - "bolinhos fermentados típicos da pastelaria judaica". A receita é do meu livro bacanérrimo "Receitas Caseiras - Pequenos Almoços" by Le Cordon Bleu ;)

Ingredientes (para 12 bagels grandes ou 24 pequenos)

30g de fermento fresco ou 15g de fermento seco
250ml de água morna
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de chá de sal
50g de açúcar
500g de farinha de trigo
1 ovo batido para pincelar

Preparo:
1. Dissolva o fermento em 250ml de água morna e acrescente o óleo.

2. Em uma tigela misture o sal, o açúcar e a farinha e faça um buraco no meio. Coloque o preparado de fermento no meio e gradualmente incorpore a farinha até formar uma massa. Misture até as paredes da tigela ficarem limpas, passe a massa para uma superfície limpa e amasse por uns 10 minutos, faça uma bola, coloque na tigela e cubra com um pano limpo e úmido. Deixe em um local quente por 30-45 minutos ou até dobrar de tamanho.

3. Depois que a massa crescer, amasse-a novamente por mais uns 8-10 minutos, e divida em 12 ou 24 pedaços. Faça pequenas bolas, fure o meio com o dedo e vá alargando o buraco até parecer um donut. Coloque os bagels em um local enfarinhado (assadeira ou pedra), cubra com um pano úmido e deixe crescer novamente por mais uns 15 minutos. Pré-aqueça o forno a 200 graus.


4. Coloque água para ferver em uma panela grande. Quando ferver, coza os bagels por 1 minuto de cada lado. Retire e coloque-os em assadeira forrada com papel manteiga (eu fui tirando os bagels e colocando em um pano limpo. Foi o tempo de retirar os que estavam na panela e colocar outros, daí então passei para a assadeira). Deixe uns 5 minutos e então pincele o ovo. Leve para assar no seu forno já pré-aquecido, por 20-25 minutos ou até que fiquem dourados.

Eu fiz os bagels em 3 versões: liso - só com o ovo batido; com gergelim e com sementes de papoula. Para esses dois último, é só colocar as sementes depois de pincelar o ovo batido. Eles são ótimos para serem servidos quentinhos com manteiga! Fiz 12 unidades, e logicamente não comemos 12 bagels de uma só vez né! Congelei o restante e quando batia a vontade de bagel, era só tirar do freezer e levar direto ao forno quente.
Daí alguém pergunta: "Fe, tem mesmo que cozinhar os bagels antes de assar?". Olha....eu segui passo-a-passo da receita e tem sim que cozinhar. O cozimento dos bolinhos, é o que vai garantir a "tradicional crosta estaladiça e brilhante"! Sacou! ;)
Tenham todos uma ótima quarta-feira
Beijos Fe.

14 comentários:

  1. Fezoca, para tudo! Preciso disso! Ah não...quero fazer no fim de semana!

    Tks baby!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, testa sim! Apesar de ser um tiquinho mais trabalhoso que fazer um "pão normal" vale a pena! Fica bem gostoso e é divertido o preparo - eu gostei!!kkk

    Bjão

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, bagels me lembra NY...adoro (ambos)!!

    Vou tentar fazer

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Que receita interessante, gostei!!! Anotada!

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  5. assim com os pretzels tem que passar pelo pre cozimento, os seus ficaram divinos, com pastrami estariam mais perfeitos ainda, preciso fazer urgente, bjs

    ResponderExcluir
  6. Uma delícia! Eu já tentei fazer aqui em casa com uma receita que tenho de um livro dos pães, mas não deu muito certo.
    Vou levar sua receita e tentar fazer bem direitinho.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adorei a receita e já está apontada para sair da minha cozinha... e além do mais leva pouco açucar o que se pode comer sem muito peso na consciencia!lol

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. NUnca comi... mas parecem interessantes...

    ResponderExcluir
  9. quanta coisa bonita e gostosa por aqui. essas bagels estão divinas. bom dia linda.

    ResponderExcluir
  10. Bagles me lembram São Francisco... comia todo dia no café da manhã hahahah
    Pela foto estão iguais!!! LINDOS FEEEE

    ResponderExcluir
  11. Brigadão Li!!! Eu comi mto tbm quando fui para NY! Gamei nessas rosquinhas!!!rsrs

    Saudades de vc!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. MULHERRR passei MAL com essa receita!!!! EU AMOOOO BAGELS!! E é super difícil encontrar para vender aqui no Brasa... Mais uma receita que vou fazer commm certeza!!!
    Beijocas e parabensss... Mari

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê! Feliz por ter lhe encontrado por acaso (= Como te falei, senti falta de algo líquido nos ingredientes (tem lá o óleo, mas acho que precisa de água). Bom, o desejo era tamanho que achei uma receita que gostei muuuuuito tmb. Bagel season está aberta lá em casa - ê! A inspiação veio daqui - obrigada!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cath!!! Tbm adorei te ver!!!
    Tem água sim! 250ml de água morna para dissolver o fermento! Eu é que esqueci de colocar na lista de ingredientes, mas está no preparo! :) Eu realmente recomento essa receita! Foi aprovadíssima ( by Le Cordon Bleu)!:)
    Bjs

    ResponderExcluir