6 de mai. de 2011

Camarões com molho de catupiry



Me diz uma coisa: quando você faz peixe ou qualquer fruto do mar sua casa fica cheirando a rosas??
Bom , se você consegue essa proeza, me ensina, pois eu ainda não aprendi. O máximo que sei é como sair mais rápido o cheiro...serve?



O Ti adora camarão e pediu para eu fazer, blz! Resolvi fazer ele ao molho de catupiry.


Agora você visualiza a cena:

Eu preparei o camarão e quando estava já lavando a louça, limpando o fogão, descendo o vidro colocando o paninho em cima, um dos porteiros do prédio bate na porta. Eu atendo o rapaz, e com uma cara meio sem graça ele vira pra mim (pedindo desculpa pelo incomodo) e pergunta se eu fiz peixe, eu digo um "fiiiizz, fiz camarões" (com uma cara de interrogação).


Daí o porteiro diz que recebeu uma reclamação de uma vizinha, dizendo que eu havia empesteado o corredor. * Nesse momento ele fica totalmente se graça, e diz "do jeito que ela falou parecia que tava tudo fedendo....rs".


Daí eu disse: "bom, eu já acabei de fazer e já limpei tudo, o que o senhor quer que eu faça?”

rapaz: “nada, eu só tô passando o recado...” Perguntei quem fez a reclamação, e ele disse que foi anônima.


Daí eu enfureci : "Então o senhor fala pra essa fdp e mal amada (pra não dizer outra coisa), ser mulher e se identificar da próxima vez que tiver um problema comigo ok! E manda ela tomar no ^%$!!!!” – Na verdade esse é uma daquenas cenas de “Todo mundo odeia o Cris” saca? Tipo, era o que eu queria ter dito mas não disse.....rsrsrs .....terminei com "tá bom. Era só isso?"

O rapaz se despediu com um pedido de desculpa pelo incomodo e ficou por isso mesmo. (eu até queria ter feito um bilhete bem (mal) educado pra essa tal vizinha...mas o Ti me convenceu a não fazer. Realmente não ia valer a pena.


Agora ....foda né!!! Tolerância - principalmente quando se mora em prédio- é uma virtude. Eu achei muito sem noção essa vizinha reclamar! Todos os dias tem cheiro de comida no prédio, afinal muitas pessoas cozinham!!

Meu vizinho de baixo faz comida lá pelas 22h e eu não reclamo. Posso me incomodar com cheiro de fritura ou bifão a essa hora...mas nunca reclamei, afinal eu vou lá saber a vida que a pessoa leva? E se ela só tem esse horário pra ir cozinha fazer uma refeição caseira? Eu fico mesmo fula é com meu outro vizinho que fuma na saca e o cheiro daquela merda de cigarro vem pra minha casa! Isso me deixa "P" da vida......mesmo assim, nunca bati na porta dele e mandei ele para aquele lugar.


Bom....no fim das contas nós nos acabamos nos camarões e tava muito bom! Que se dane as pessoas encrenqueiras né!

Para fazer os camarões com molho de catupiry, me inspirei na cozinha da Maura e fiz assim:


500g de camarões limpos (parte terapêutica do preraro...rs)

1 tomate sem pele e sem sementes picado

1/2 xícara de chá de molho de tomate (usei caseiro)

1 cebola pequena beeem picadinha

salsinha e cebolinha picadinha (usei congelada)

limão, sal e pimenta-do-reino

molho branco* com 6 colheres de sopa (generosas) de catupiry

um pouco de parmesão ralado


Tempere os camarões com o limão, sal e a pimenta, reserve. Em uma panela, refogue a cebola e depois junte o tomate. Acrescente os camarões (dispense aquela aguinha do tempero) refogue um pouco e junte o molho de tomate. Esse processo é rápido, dá uns 5-6 minutos, se cozinhar demais os camarões, eles ficam duros.


Coloque parte do molho branco com catupiry junto com os camarões e deseje tudo isso em um refratário que possa ir ao forno. Desepeje o restante do molho por cima e por fim salpique o parmesão ralado. Leve para gratinar (posição grill do forno), rapidão tá pronto.


Fiz o molho branco assim: coloquei 1 colher de sopa (cheia) de manteiga numa panela. Assim que derreteu juntei 1 colher de sopa cheia de farinha de trigo e mexe vigorosamente. Juntei 1 xícara de chá de leite e misturei (com um fouet). Mexi até engrossar um pouco, temperei com sal, pimenta-do-reino moída na hora e noz-moscada. Juntei o catupiry e pronto!


Boa sexta-feira para todos e um bom fds para todas as mamães :)

Beijos Fe.

19 comentários:

  1. Fer, sem comentários, que vizinha sem noção. A tua comida deve ter ficado com um cheiro otimo, ela tava era com inveja, isso sim! Realmente nao tem muito o que fazer alem de lavar a louca, guardar as sobras de comida na geladeira e tirar o lixo (essa parte eh fundamental).
    Adorei esse prato, facilimo ne, deve ter ficado pronto antes do arroz rsrs
    Humm deu fome agora!
    Bom dia pra ti, beijos
    Debora

    ResponderExcluir
  2. Fê, fala sério esse povo né? Quando eu morava no Lago, tinha um vizinho que tirava a gente do sério reclamando do barulho do ar condicionado.. Tá achando ruim, SE MUDA, né??? Hahahha!
    Mas o camarão valeu a pena, vai ver a encrenqueira tava era querendo um pratinho!!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ai gente obrigada pelo comentários! Acho que era inveja mesmo!! O camarão ficou mto gostoso mesmo!

    Re, como assim reclamar o barulho do ar condicionado?? Sem noção tem em tudo que lugar né!kkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Aqui... com uma receita tá rápida a vizinhamala ainda reclamou?
    Ela tem que morar no meu prédio que a infeliz que mora no ap de cima faz barulho de madrugada E ME ACORDA assustada e ainda joga guimba de cigarro no meu manjericão e alecrim... ontem cheguei estavam esturricados acho que não vão se recuperar dessa vez... fiquei mt triste pois estavam lindos.. já reclamei com a síndica mas não tem jeito mesmo...
    Desabafo à parte a receita tá linda... vou me inspirar adoro camarão...
    Bjs e bom fds...

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Fe, nao creio.. que pessoa mais infeliz. Olha, acho que sentir cheiro de peixe não é legal, mto menos da casa alheia, mas o que falta nas pessoas é respeito e bom senso. Se vc fizesse peixe todo dia (como vemos aqui pelo seu blog que vc não faz!), mas não é o caso. Tolerância e paciência são mto bem vindos!

    Mas que eu fiquei com vontade de comer este camarão eu fiquei! Pq vc não mandou uma marmita anônima? rs

    Bjao pra vc

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, eu tenho esses problemas com vizinhos que cozinham altas horas mas fazer o quê?! é como vc disse sei lá como é a vida dessa pessoa... bem fico feliz que tenha dado certo, porque tenho um professor de culinária que faz esses cursinhos baratinhos e simples que me falou outro dia que não devo temperar os camarões com limão porque o limão endurece o coitadinho, e vou postar no blog como ele me ensinou, mas devo admitir que os meus sempre deram certo,o único cuidado é com os camarões de cativeiro que não podem cozinhar muito. Mas pelo visto vc não teve problemas, bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  7. Fala sério...não acreditei no que acabei de ler...doida de pedra essa pessoa...
    Gosto tanto de frutos de mar que nem me incomodo com o cheiro.
    O camarão ficou um espetáculo!
    Bj,
    Marcela.

    ResponderExcluir
  8. Iraluiza, fiquei até com dó das suas ervinhas!!rs. A maioria dos fumantes são folgados mesmo!! Fico inconformada!!

    Glau, tolerância é alma do negócio né!rsrsrs
    Eu sinto cheiro de comida todos os dias aqui n prédio (inclusive de peixe) e nunca reclamei- afinal eu acho absurdo. É tipo "será que dá pra senhora não cozinhar??"....não dá né!rsrs Ainda mais porque eu cozinho tbm. Eu pensei mesmo em mandar uma marmita!kkkk

    ResponderExcluir
  9. Maura, é raro eu usar limão no tempero de carnes, justamente porque endurece mesmo ( qualquer uma) Mas como eu tempero na hora,e não deixei marinaaaano não vi problema. O camarão não ficou duro não (e eu já deixei muuuuuito camarão duro....rsrs) Sua receita deu super certo! O Ti matou a vontade!!

    Marcela, eu devo admitir que não gosto muito do cheiro de frutos do mar. Tanto que faço super pouco aqui em casa- geralmente como fora. Mas as vezes não tem jeito né!

    ResponderExcluir
  10. Fe, que vizinha esquentada hein, fala serio! Eu nunca vi isso, alguem reclamar do cheiro da comida dos outros. Moro em prédio e isso nunca aconteceu aqui. Que mal amada mesmo!!! Fala serio!!!!

    Quanto a sua receita menina, vc me deixou com agua na boca, pois sou como seu marido, amo camarão e todas as receitas que eu vejo com eles eu babo demais!!

    Bjs e bom fds!

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  11. So mais uma coisa: eu devo ser muito gorda mesmo pq adoro passar no corredor e sentir cheiro de comida kkkkk

    ResponderExcluir
  12. passei para lhe desejar um lindo dia das mães. beijos

    ResponderExcluir
  13. Fê... que situação irritante ! Fiquei imaginando se fosse comigo... iria fazer uma CPI pra descobrir quem é a mal amada!!!
    No mais o camarão ficou 10 !
    Beijinhos
    Lívia

    ResponderExcluir
  14. A idéia do bilhete é ótima!Devia ter escrito: identifique-se e da próxima vez te mando uma marmita!!!rs Nada como "tapa com luva de pelica" p/ deixar a pessoa constrangida por ter reclamado!
    Bjs miga

    ResponderExcluir
  15. Nossa que vizinha mais sem noção!
    O corredor de casa vive cheirando a comida, ai de quem reclamar...risos...eu mando ir comprar comida pra mim então!
    E eu já fiz esse camarão e é tudo de bom né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Hum...não tem como ser ruim, né? Rs...
    Sobre esse negócio de apto é complicado mesmo...sobre barulhos tb é outro problema...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. TENHO UMA DICA FÁCIL DE FAZER E MUITO AGRADÁVEL,(NÃO PELOS VIZINHOS)SI VC QUE UMA AROMA LEGAL COZINHA CANELA EM PAU EM UM POUCO DE ÁGUA E DEIXA FERVER POR ALGUNS MINUTOS DEPOIS VC FAZ COMO UM DEFUMADOR DENTRO DE CASA E DEPOIS AINDA PODE TOMAR UM CHÁ.MORO EM UMA CASA E MESMO ASSIM FACO POIS GOSTO MUITO DO AROMA DA CANELA.ESPERO QUE VC TBM GOSTE.

    ResponderExcluir
  18. Tem vezes que eu utilizo a canela para tirar o cheiro de peixe da casa sim!!! Nao e' sempre que fa'co mas em geral eu gosto mto tbm! Ja' ate' fiz com canela em po' .....rsrs...Essa e' uma dica preciosa mesmo! :)
    Bjs Fe

    ResponderExcluir