5 de mai. de 2011

Brownie


Fomos jantar na casa de uns amigos queridos e resolvi levar uma sobremesa. Eu sabia que qualquer coisa com chocolate ia agradar. Fiquei matutando, peguei minha "bíblia" do chocolate (meu livro "Petit Larousse do Chocolate" da Le Cordon Bleu - me agarrei nesse livro num tanto que vocês não tem noção! Pirei!). Enfim, selecionei umas receitas mas daí o Ti lembrou "A Vanessa não disse da última vez que queria comer brownie?" ....eu, com minha memória peixe (saca a Dori do desenho "Procurando o Nemo"? Sou eu! rs) não lembrava muito bem...mas fechou! Brownie era uma das opções mesmo, então mandei ver! ;)


Receita fácil de fazer - dificuldade zero!

Ingredientes:

125g de chocolate amargo (usei meio amargo)

225g de manteiga (sem sal)

4 ovos

125g de açúcar mascavo

125g de açúcar

50g de farinha de trigo peneirada

20g de cacau em pó, sem açúcar, peneirado

100g de noz-pecã triturada (usei um pouco de nozes picadas)

Preparo:

1. Preaqueça o forno a 170 graus. Forre uma forma quadrada de 20cm x 20cm com papel manteiga. (usei uma forma redonda de 24cm de diâmetro).


2. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria com a manteiga (derreti no microondas - cuidado para não queimar). Misture delicadamente com uma espátula flexível.


3. À parte, bata vigorosamente os ovos com os dois tipos de açúcar até ficar uma mistura espessa e cremosa. Junte à mistura de chocolate com manteiga e incorpode bem. Junte a farinha e o cacauem pó peneirados e misture com uma espátula. Por fim junte as nozes.


4. Despeje a massa na forma e asse por 30 minutos.


No livro diz que o rendimento desse brownie é para 10 pessoas......mas eu diria que serve umas 8. Bom....isso vai depender de quão chocólatras são as pessoas que irão come-lo. kkkk


Mas e aí, você já pensou na sobremesa para o dia das mães? Não? Vai de brownie!!!

Além desse brownie, tem outro AQUI , receita lá do comecinho do blog, mas que sempre que faço é sucesso garantido! A textura é um pouco diferente dos brownies tradicionais, mas ainda assim é sensacional!

Beijos Fe.

8 comentários:

  1. Adoro brownie, de certeza que a amiga também adorou pois ficou com um aspecto super delicioso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Da água na boca, #pelamor
    Morro de vontade



    murielestadnick.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fe, saudades! Faziam dias que eu nao passava por aqui porque estava de mudança, mas agora ja estou no Brasil!
    Interessante esse teu brownie, misturando cacau em po com chocolate e 2 tipos de açúcar. Eu faço aquele da Glau sabe? AMO!
    Um beijo flor, Debora

    ResponderExcluir
  4. Hummm q brownie lindo que ficou! Adorei!

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  5. É disso que estou preciasando...rs. Bjs, Bru. PS.: Adorei as "fontes" novas dos títulos do blog.

    ResponderExcluir
  6. Adoro brownie, pena que pra mim a dificuldade não é tão "zero" assim, rs. O seu ficou lindão!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. rita kroth

    oi tudo bem preciso tirar uma duvida minha receita de brownie deu errado a manteiga sem sal e o açucar talhou alguem sabe me dizer porque.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rita.
    Talhou a manteiga com o açúcar? Como você fez?
    Tem que derreter a manteiga com o chocolate (em banho- maria ou no micro- eu inclusive já fiz dos dois jeitos). Misture bem - vai formar uma mistura de chocolate lisa e homogênea. Essa mistura você junta com a mistura de açúcar e ovos (que deve ser uma mistura fofa e esbranquiçada). Vc fez assim?
    Bjs

    ResponderExcluir