1 de mai de 2011

Biscoitinho Bicolor

Foto da Glau


Vocês são pessoas calmas no trânsito? Eu sou um tantinho estressada. Me irrito com a mula manca que fala no celular enquanto dirige (isso mesmo galera, sem falar no celular ok! Você pode não perceber e achar consegue ficar atenta, mas não fica!!!). Daí, numa dessa eu meto uma buzina beeeem gostosa!! hahaha ......Isso quando o animal de teta não resolve escrever mensagem de texto enquanto está no volante!! Afff

Os ônibus aqui em Brasília são outro problema. Tenho até medo de andar ao lado, pois muitos deles correm muuuuito e não respeitam os demais veículos. Jogam aquela lata grande pra cima de você sem remorso! Esse fds tivemos alguns estresses no trânsito....faz parte né...rs. Só resta respirar fundo e seguir em frente!

Bom, então vamos seguir em frente com coisas gostosas né! :) Principalmente coisas gostosas para acompanhar um cafézinho!Receita do livro "A conversa chegou à cozinha" da Rita Lobo - fiz umas adaptações para reduzir a quantidade de biscoitos - ainda assim rendeu biscoito pra caramba!







Biscoitinhos Bicolor:
200g de manteiga gelada cortada em cubinhos (sem sal)
1 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
1 gema
2 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
raspas de 1 limão
1/2 colher de chá de essência de baunilha
2 colheres de sopa de cacau em pó

Preparo:
1. Em uma tigela, coloque a manteiga e o açúcar (passado por uma peneira) e misture até ficar com consistência pastosa.

2. Junte a gema, as raspas de limão e a essência de baunilha. Misture bem.

3. Adicione a farinha (passe por uma peneira também) e misture as mãos. * nesse momento dividi a massa em duas partes. Uma delas continuei sovando até ficar lisa, envolvi em filme e levei à geladeira. A outra parte coloquei as duas colheres de sopa de cacau em pó, sovei até ficar lisa, também envolvi no filme e levei para geladeira. Deixe as massas descansarem por 1 hora.




4. Retire as massas da geladeira. Forre uma superfície de trabalho com papel manteiga e coloque uma das massas. Cubra com outra folha de papel manteiga e abra a massa com um rolo (cerca de 0,5cm). Reserve.

5. Faça o mesmo com a outra massa e depois coloque uma sobre a outra - sem o papel. Enrole as massas como se fosse rocambole e depois leve novamente para geladeira por mais 1 hora. Esse foi um daqueles momentos que o negócio desandou na cozinha! Parece fácil né? Mas eu me atrapalhei toda na hora de enrolar as duas massas! Elas não queriam ficar tão juntinhas como deviam....daí eu dividi a massa (mal enrolada) em 4, e dei uma pressionada maior para não ficar com ar dentro. 2 rolinhos, não deram certo, eu me estressei, fiz uma bola e moldei um cilindro depois. ;) . Na verdade, ficou bem bacana, pois umas ficaram como deviam, e outra ficaram totalmente mescladinha.

6. Depois de retirar a massa da geladeira, fatie pedaços de aproximadamente 0,5cm, coloque em assadeiras e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos, ou até que fiquem dourados.



Os biscoitos são bem gostosinhos! Além de aproveitá-los para um lanche da tarde, são bons para fazer um mimo para os amigos! O potinho da primeira foto, eu levei para a Glau (no estilo Glau...rs).

Tenham todos uma boa semana.
Beijo Fe.

Um comentário:

  1. Aqui no Rio, os motoristas de onibus são iguais, tenho que tomar muito cuidado com eles, estando no carro ou dentro do onibus, pq parece que eles estão carregando vacas ao inves de pessoas.

    Quanto a sua receitinha, linda e com certeza muuuito gostosa.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir