17 de jan. de 2011

Pastéis de Fubá com Carne-Seca acebolada

Desde que vi esses pastéizinhos na revista, eu fiquei tentada em fazer! Daí, eu tinha a carne-seca ( já cozida, desfiada, temperada e acebolada...rs) - Fiz bastante já pensando em reaproveitar para os pastéis, afinal sempre bom reaproveitar com cara nova não é mesmo!?! Enfim.....
Pequei minha resvista "Casa e Comida n.7" e fui por a mão na massa!!

Rendimento: 10 a 15 pastéis
Recheio: preparo básico: cozinhe a carne, escorra e desfie. Depois, em uma panela, doure a cebola (eu gosto de bastante cebola!), junte a carne, tempere com pimenta-do-reino , refogue por alguns minutos, coloque salsinha picada e desligue.

Massa:
250g de fubá;
500ml de água
1/4 de xícara de chá de polvilho azedo
1 colher de sopa de salsinha picadinha (não usei)
farinha de milho em flocos, moída finina para empanar
sal e pimenta à gosto

Despeje o fubá na água, misture e leve ao fogo. Cozinhe por 15 a 20 minutos, mexendo sempre. (uma breve observação: eu cozinhei por 15 minutos- arrastados - deu uma canseira no braço viu! Afffff! Sugiro um bom preparo físico, ou você pode chamar o marido, porque precisa de braço forte para mexer a massa ok!!!kkkk)
Retire do fogo, adicione o polvilho azedo, a salsinha (ñ usei), sal e pimenta, misture tudo e reserve!
Quando a massa estiver fria, pegue pequenas porções com a mão e abra a massa em círculos.
Recheie com a carne-seca, dobre a massa em formato de meia lua. Passe na farinha de milho e frite ou asse.

No meu caso, eu aproveitei para testar os dois jeitos- frito e assado. Tanto eu como o Ti preferimos assado! Fica igualzinho e sem os males da fritura...rs...;)
Para assar eu coloquei os pastéis em forno alto, deixei por 10 minutos e depois virei e deixei por mais 12 minutos.

Como rende bastante, eu congelei o restante dos pastéis - não prontos tá gente!! - quando for usar é só colocar na assadeira e assar normalmente. (Ficou igualzinho os outros).


Para acompanhar meus pastéizinhos:
azeitonas, pimenta biquinho, e ovos de codorna* temperados com sal, pimenta, azeite e orégano (O Ti a.d.o.r.a.! Comeu tudo praticamente sozinho..rs).
E lógico, não podia faltar uma cervejinha gelada! ;)

Foi praticamente uma noite de "comida de boteco" saca!!!
Ficou tudo gostoso!! E eu super recomendo os pastéizinhos viu!! Ficaram uma delícia!! - valeu a pena mexer a massa!rsrs





* Uma verdadeira terapia descascar todos os minúsculos ovinhos de codorna né!! rs ;)

Tenham tds uma ótima semana
Bjs Fe

14 comentários:

  1. Ai Fe! Amei, amei mesmo...vou levar comigo a receita!

    O Amore vai adorar!

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. amei...amei...que delicia...bjus

    ResponderExcluir
  3. Nem brinca que voce conseguiu fazer pastéis de angu,como a gente chama aqui em MG, assados! É o meu sonho, put´s...preciso, necessito copiar...em casa todo mundo ama isso, e sempre que a gente come no bar, é uma culpa só! Deixa comigo, haja cerveja!!!! Yesssss!!!!

    Brigada amiga, super valeu!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! Parecem as empanadas, muito tradicionais na Venezuela. Mas, lá eles usam uma farinha de milho chamada "Harina Pan", que eu nunca achei aqui no Brasil.
    Adorei a idéia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. achei a harina pan aqui no brasil neste lugar:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545579841-harina-pan-para-preparo-de-arepas-_JM

      Excluir
  5. Nossa Fê, que delícia, e sem gluten??? Pode ter certeza que vou testar essa receita para os meus pacientes!!! Beijok

    ResponderExcluir
  6. Aqui é chamado de pastelzinho de milho, são famosos nos barzinhos, e sempre deliciosos, existe uma versão chamada bolinho caipira que é no formato de quibe, recheado com carne moida...

    Os seus estão pedindo uma SKOL para acompanhar rsrsrssrrs


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Stef!! Faz sim e depois me conta!! ;)

    ResponderExcluir
  8. Nossa Re! Que bom que ajudei!!Faça e coma sem culpa mesmo! Comer com prazer é a melhor com coisa!!rs ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Monica, espero que ajude a resgatar o sabor venezuelano rs! bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Tamy!! Que bom que ajudei!!rs Os pastéis tem um sabor incrível e para quem não come gluten é uma ótima opção mesmo!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Daniel, gostei da versão croquete com carne moída! Vai ser a próxima versão !rs
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Menina do céu que delícia!!
    Receita anotada!
    Bjinho
    Fla

    ResponderExcluir
  13. Olá Fernanda, fiz uma receita e foi sucesso. Antes de tudo é bom deixar a carne seca num recipiente com água morna, trocar a água duas vezes. Desfiei a carne seca, deixei num escorredor e depois adicionei um pouco de requeijão. Refoguei, em azeite, a carne com cebola picadinha (sem adicionar qquer tempero). Bingo!.. Delícia.
    Na Massa, em outras vezes, adicionei uma colher de sobremesa de coloral, para os pasteis ficarem com uma cor notável.
    Abs..
    NCS

    ResponderExcluir