11 de jan de 2011

Farofa de Banana


Eu ia preparar uma farofinha de maracujá, mas o nariz franzido, a boca torta e o "aaahh nãããooo! Faz de banana! :)" do maridão, me fizeram mudar de idéia! rs
Bom.......como faz farofa de banana? "do mesmo jeito que faz uma farofa normal, só que você coloca banana!"....foi a resposta que tive - de 3 pessoas....
Tá bom!
A farora foi feita em 6 mãos: a vó preparou a farinha de milho, a tia cortou as bananas e eu fiquei no fogão para misturar tudo..... E ainda tivemos as opiniões sobre o tempero e sabores....kkk... adoro cozinha no fim do ano! Todo mundo junto!!! ;)
Mas chega de "conversê", vamos ao preparo:
Umedeça a farinha de milho um pouco antes do preparo (a vó foi misturando um pouquinho de água - aos pouquinhos tbm- e mexendo com a ponta dos dedos). Depois, em uma panela grande, coloque bacon pidadinho e frite-o na própria gordura. Coloque um pouco de mateiga ( umas 2 ou 3 colheres de sopa - isso depende da quantidade de farinha que vc tem) e depois junte a farinha de milho (já umedecida). Misture tudo muito bem e veja se precisa de um pouco mais de manteiga ou água.
Acerte o sal, e coloque um pouco de passas e a banana pidaca (usamos banana ouro) - a quantidade vai do gosto ok! Colocamos um restinho de farofa da vó (que sobrou do almoço do dia ;) )
Você pode usar a criatividade conforme seu gosto: cheiro verde, nozes, pimenta.....

3 comentários:

  1. Hummmmm, adoooro! Tudo com banana é sempre uma delícia! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oláá! fuçando no seu site verifiquei esta farofa! Bom, sou de Cuiabá-MT, a terra da farofa de banana, cabeça de pacu, mojica de pintado, maria izabel, etc.
    uma dica, a nossa farofa usamos banana da terra(aquela gigante, e qd estiver bem madura) e, antes de mais nada, a fritamos bem, ela fica beeeem crocante (como um bacon), em panela separada, vc frita bem pouco alho e cebola, coloca a banana e acrescenta a farinha de mandioca, por isso, após o preparo, coloque cebolinha bem picadinha em cima... é de dar agua na boca e comer rezando, como diz miha avó! hehehe
    para rechear peixes é uma delicia! além ser um ótimo complemento pra qualquer comida!
    espero que goste da dica! bjos
    Ludmila
    ludmilaleal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ludmila, obrigada pela dica! Adorei!! :) Bjs

    ResponderExcluir