Toda vez que vou na Ceasa, eu vejo algumas pessoas (geralmente orientais) carregando em suas sacolas esse treco verdinho....
Bom, eu não conhecia e fiquei curiosa para saber o que era. Até que parei na banca que sempre compro meus temperinhos e vi esse treco verde lá (a vendedora também é oriental...).
Bom, perguntei o que era o tal tempero:
"Haná-nirá"
"Haná...o que???" (quem me conhece sabe bem a minha cara de dúvida....kkkkk)
Ela gentilmente repete:
"Haná-nirá"
"Aaah...." - ainda com uma cara de "?" - "E para que serve?"
"Usa ele picadinho no molho do macarrão!"
*Detalhe: até aqui eu não sabia que era assim que escrevia "haná-nirá"....na verdade, quando sai da banca eu já tinha esquecido o nome da budega..... mas sem vergonha, eu voltei e perguntei.
Bom....ainda fazendo minhas compras, vi um rapaz (dessa vez não oriental*) que carregava um maço de haná-nirá. Eu o abordei e perguntei o que ele ia fazer com aquele tempero. Ele me disse que era um tipo de "cebolinha" e que ia usar para fazer um vinagrete.
....hummmm interessante! Pensei! ....
Bom fui para casa e só fui lembrar do haná-nirá no outro dia, e obviamente eu já tinha esquecido o nome de novo!!!kkkkk ...(tá eu preciso ir no médico tomar alguma coisa para memória....já entendi...)
De qualquer forma, recorri ao tio google para saber sobre a bagaça:
"haninirá" "hanânirá" "haninara".....aff.....foi de tudo e nada...
Já estava doida da vida quando lembrei do rapaz com quem falei! Coloquei então: "cebolinha japonesa"..... \o/ OOOOOOooooooHHHHHH \o/ (momento de luz!!!) ...achei!
Realmente o haná-nirá, ou apenas "nirá", é um tipo de cebolinha! Apesar de ler que seu sabor era suave, eu não achei tããão suave assim. Achei o sabor bem acentuado...diferente...mais forte do que nossa cebolinha tradicional. As flores também são comestíveis! Particularmente eu gostei! Achei interessante! ;)
Como eu fiz? Bom...eu resolvi testar na massa mesmo! Fiz um macarrão com molho de tomate e calabresa e coloquei um pouco do haná-nirá picadinho. Ficou bem gostoso! ;)
*Eu perguntei para o rapaz "não oriental" pois as outras pessoas que vi passando com o maço de nirá (todas orientais) falavam uma língua que eu não entendia "bulhufas"....daí já viu né...rsrs
> Não vou colocar a receita ok! Todo mundo sabe fazer um macarrão com molho de tomate né?
> Achei sobre o Haná-nirá AQUI.
Nirá é ótimo! Eu adoraria cozinhar mais vezes com ele :P
ResponderExcluirQue história hein :)
Um beijo,
Queila
Ótimo post Fê!! Adorei a novidade! hehe. Bjs. Brubs
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar sobre o tal Haná-nirá, mas preciso confessar que me diverti com esse teu post ahuahuahauha bjosss
ResponderExcluireu gosto muito de nirá..e..já fiz um risoto com ele no meu blog!!acho uma delicia...bjus
ResponderExcluirA cara é de cebolinha mesmo quando começa a dar flor.
ResponderExcluirSempre vi na liberdade e, hoje, resolvi comprar ! Tb fui procurar no tio google e... achei seu post. Fiz temperando bolinhos de carne ( carne moída + pãozinho amanhecido ralado+ alho + haná-nira)que assei. Ótimo!
ResponderExcluirQue bom! mais uma boa opcão para usar nirá!! Adorei a dica! :)
ResponderExcluirBjs Fe
Colocar na omelete tambem fica ótimo.
ResponderExcluirHuummm Valeu!!! O marido adora omelete!! ;)
ResponderExcluir