21 de nov. de 2011

Haná-nirá ....Haná..... quem?

Toda vez que vou na Ceasa, eu vejo algumas pessoas (geralmente orientais) carregando em suas sacolas esse treco verdinho....
Bom, eu não conhecia e fiquei curiosa para saber o que era. Até que parei na banca que sempre compro meus temperinhos e vi esse treco verde lá (a vendedora também é oriental...).

Bom, perguntei o que era o tal tempero:
"Haná-nirá"
"Haná...o que???" (quem me conhece sabe bem a minha cara de dúvida....kkkkk)
Ela gentilmente repete:
"Haná-nirá"
"Aaah...." - ainda com uma cara de "?" - "E para que serve?"
"Usa ele picadinho no molho do macarrão!"

*Detalhe: até aqui eu não sabia que era assim que escrevia "haná-nirá"....na verdade, quando sai da banca eu já tinha esquecido o nome da budega..... mas sem vergonha, eu voltei e perguntei.

Bom....ainda fazendo minhas compras, vi um rapaz (dessa vez não oriental*) que carregava um maço de haná-nirá. Eu o abordei e perguntei o que ele ia fazer com aquele tempero. Ele me disse que era um tipo de "cebolinha" e que ia usar para fazer um vinagrete.
....hummmm interessante! Pensei! ....

Bom fui para casa e só fui lembrar do haná-nirá no outro dia, e obviamente eu já tinha esquecido o nome de novo!!!kkkkk ...(tá eu preciso ir no médico tomar alguma coisa para memória....já entendi...)
De qualquer forma, recorri ao tio google para saber sobre a bagaça:
"haninirá" "hanânirá" "haninara".....aff.....foi de tudo e nada... Já estava doida da vida quando lembrei do rapaz com quem falei! Coloquei então: "cebolinha japonesa"..... \o/ OOOOOOooooooHHHHHH \o/ (momento de luz!!!) ...achei!
Realmente o haná-nirá, ou apenas "nirá", é um tipo de cebolinha! Apesar de ler que seu sabor era suave, eu não achei tããão suave assim. Achei o sabor bem acentuado...diferente...mais forte do que nossa cebolinha tradicional. As flores também são comestíveis! Particularmente eu gostei! Achei interessante! ;)

Como eu fiz? Bom...eu resolvi testar na massa mesmo! Fiz um macarrão com molho de tomate e calabresa e coloquei um pouco do haná-nirá picadinho. Ficou bem gostoso! ;)

*Eu perguntei para o rapaz "não oriental" pois as outras pessoas que vi passando com o maço de nirá (todas orientais) falavam uma língua que eu não entendia "bulhufas"....daí já viu né...rsrs

> Não vou colocar a receita ok! Todo mundo sabe fazer um macarrão com molho de tomate né?

> Achei sobre o Haná-nirá AQUI.

9 comentários:

  1. Nirá é ótimo! Eu adoraria cozinhar mais vezes com ele :P
    Que história hein :)
    Um beijo,
    Queila

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post Fê!! Adorei a novidade! hehe. Bjs. Brubs

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar sobre o tal Haná-nirá, mas preciso confessar que me diverti com esse teu post ahuahuahauha bjosss

    ResponderExcluir
  4. eu gosto muito de nirá..e..já fiz um risoto com ele no meu blog!!acho uma delicia...bjus

    ResponderExcluir
  5. A cara é de cebolinha mesmo quando começa a dar flor.

    ResponderExcluir
  6. Sempre vi na liberdade e, hoje, resolvi comprar ! Tb fui procurar no tio google e... achei seu post. Fiz temperando bolinhos de carne ( carne moída + pãozinho amanhecido ralado+ alho + haná-nira)que assei. Ótimo!

    ResponderExcluir
  7. Que bom! mais uma boa opcão para usar nirá!! Adorei a dica! :)
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  8. Colocar na omelete tambem fica ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Huummm Valeu!!! O marido adora omelete!! ;)

    ResponderExcluir