4 de out de 2009

Ratatouille e um pouco mais... (vegana)



As berinjelas fazem por merecer né gente! Um artigo sem fonte, mas encontrado na Wikipédia, é bastante interessante ao falar sobre esse fruto. Eu não me considero uma pessoa radical ou chata para comer, como de tudo (ou quase td..rs) ...mas alimentos leves e mais saudáveis nas refeicões devem prevalecer na alimentação diária (justamente para podermos comer uma torta de chocolate, ou de limão quando der vontade..hehe). Há vários livro que falam só sobre berinjelas, mas como eu não os tenho vamos ao artigo.

"A eficácia da berinjela no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol é controversa. Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo teria mostrado que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol[carece de fontes?]. Um estudo clínico do Instituto do Coração de São Paulo não confirmou tais resultados; o trabalho publicado afirma que a berinjela não deve ser encarada como substituto de estatina.[2]. Ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.

Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que actuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.
Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.

É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.

DICA: Para efeito medicinal, também pode ser usada cortada em pedacinhos com casca e colocado em um vasilhame de água na geladeira e beber 200 ml 3 vezes ao dia (nos casos de crise: diabete alta, hipertensão) e para manutenção diminuir a dose. Não deve ser usada com frequência, para que não haja hipoglicemia ou outros problemas de saúde. Usar 15 dias e descansar uma semana e continuar se precisar após os exames. Não deve ser usado para perda de peso, pois se a pessoa não tiver nenhum desses problemas de saúde como diabetes, hipertensão e outros, pode ser danoso para a mesma, podendo causar, inclusive, baixa da hemoglobina, causando anemia.

DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais."
Legal né! Vamos então a receita:


Essa receita é muito fácil, me empolguei a fazer depois de assistir o desenho infantil (mto gracinha por sinal..rs)....e depois que fiz a primeira vez, e aprovada já repeti várias vezes.

Corte a berijela em rodelas finas, coloque sal até sair o líquido amargo lave e seque e reserve.
Corte a abobrinha (tipo italiana) em rodelas tbm e reserve.
Corte tomates em rodelas e reserve ( Há receitas que ao inves de tomate se usa pimentão vermelho, fica bom tbm, eu ja fiz com os dois e fica ótimo!!!)

Faça um molho de tomate, retirando a pele e as sementes, processe-os e cozinhe com azeite cebola beeeeemmm picadinha, manjerição, alecrim, sal e pimenta.
Depois de pronto, faça uma cama de molho e coloque as rodelas, alternando as berinjelas, tomates e abobrinhas. jogue um pouco de sal, manjericão e alecrim, regue azeite e coloque um papel manteiga para cobrir. Leve ao forno por aproximadamente 40 min.
Eu reservo um pouco do molho para colocar por cima depois.

;)

5 comentários:

  1. Achei fantástica a receita! Daquelas que a gente pensa: "como nunca fiz berijela desse jeito?".

    Adorei! A aparência é linda, e o sabor...bom, difícil eu não gostar de algo que tem berinjela...amo!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Fe. Passeando pelos blogs de culinária, encontrei o seu e gostei muito. Se me permitir, voltarei mais vezes. Tendo um tempinho, dê uma passadinha no meu gostosurassemtravessuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fê, que delícia que deve ser isso! Nunca fiz essa receita, mas achei bem mais fácil do que imaginava! Amei!!! :) Fora que o prato fica com uma apresentação maravilhosa, tirando o sabor que deve ser muuuuuito bom!
    Parabéns querida!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Olha, ficou lindona a receita. Eu nunca fiz, mas acho que vou tentar, já que adoro lazanha de berinjela, desse jeito acho que deve ficar super. Nada a dever a receita que o Remy fez no desenho. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Tatiana, eu fico assim mesmo.."de que jeito posso preparar a berinjela"..dai vou procurando e procurando..hehe...essa é umas das receitas com berinjela que faz grande sucesso aqui em casa!

    Welze, seja bem vinda e volte sempre viu!

    Thais, pode fazer é boa mesmo!

    Clau, eu tbm amo lasanha de berinjela (tem aqui no blog tbm) Sobre o desenho, eu procurei fazer semelhante mesmo, a receita original é um cozidão em pedaços..assim eu acho mais bonito e delicado!

    Bjao Fe. ;)

    ResponderExcluir