11 de abr de 2011

Bolachas de açúcar com essência de amêndoa

Bom dia gente! Para começar a semana com o pé direito, vou passar uma receita super prática: bolachinha gostosa e quebra-galho. O bacana dessa bolacha é que é possível variar os aromas da massa. Fiz com amêndoas, mas pode ser baunilha, canela, limão ou laranja. Outra vantagem, é que a massa pode ser congelada! Coisa boa né!?! Bolachas de Açúcar do Livro " Le Cordon Bleu - Receitas Caseiras *BISCOITOS*" Ingredientes (rende aproximadamente 45 bolachas)



  • 200g de farinha de trigo


  • uma pitada de sal


  • 2 colheres de chá de fermento em pó


  • 115g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)


  • 225g de açúcar


  • 1 ovo ligeiramente batido


  • 1/4 de colher de chá de essência de amêndoa


  • 60g de açúcar demerara (substitui por açúcar cristal colorido -usei laranja)
Preparo:



  1. Peneire a farinha, o sal e o fermento, reserve. Bata a manteiga na batedeira (ou com uma colher de pau) até obter uma massa uniforme. Adicione o açúcar gradualmente à manteiga e bata até ficar uma massa esbranquiçada e cremosa. Adicione o ovo aos poucos, batendo bem a cada adição. Misture a essência de amêndoa.


  2. Junte a mistura de farinha ao preparado de manteiga e mexa bem. Cubra a massa com papel filme leve à geladeira por 15 minutos, ou até que fique firme (eu coloco na parte alta da geladeira)


  3. Quando a massa estiver firme, molde um cilindro com cerca de 5cm de diâmetro. Envolva-o no papel filme, torcendo as pontas para selar bem. Leve novamente para gelar por 10 minutos (eu deixei um pouco mais). Depois, desembrulhe a massa e passe o açúcar até cobrir todo o cilindro. Embrulhe novamente e deixe no freezer (ou congelador) até que resolva usar.


Quando for assar: pré-aqueça o forno a 180 graus, corte rodelas da massa e coloque na assadeira untada (usei assadeira antiaderente e não untei). Deixe espaço entre as bolachas pois elas crescem bastante. Asse por 12 -15 minutos.



Guarde o restante da massa no freezer e deixe até usar novamente. Ela pode ser conservada até 4 semanas. Quando for utilizar, corte a massa ainda congelada e leve direto para assar - o tempo de cozimento será um pouco maior.

Algumas observações pessoais:



  1. assim que as bolachas ficarem prontas, retire a assadeira e deixe esfriar um pouco. Elas saem molinhas e depois endurecem. Se você for tirar a bolacha quente da assadeira, ela vai amassar e perder a forma.


  2. como eu fiz um rolão de massa, minhas bolachas viraram bolachões. Na próxima vez, vou dividir em 2 cilindros menores (um de cada cor :) e assim, fazer bolachas menores.


Uma boa segunda-feira para vocês


Beijos Fe. ;)

7 comentários:

  1. Eu tive o super prazer de comer estas bolachinhas e fiquei enlouquecida. É do jeitinho que eu amo! Fe, fica muito, mto gostoso! Eu amei.. tanto é que vc viu o que eu comi, né?

    Farei com certeza e logo. :)
    Bjao e boa semana, Glau

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? adoro seu blog, visito todos os dias...essa bolachinha está com uma cara otima...delicia!! vou te fazer uma perguntinha: a panacotta que vc fez ficou um arrasso...nunca fiz , queria saber se posso fazer com creme de leite de lata ou de caixinha, pois aqui onde moro não tem creme de leite fresco...obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Apetitosíssimas! vou imitar!

    ResponderExcluir
  4. Glau, te adoro! :)

    Marcia, obrigada pelo carinho!
    Sobre a pergunta: não use creme de leite de lata nem o de caixinha (eu aprendi na prática que quando a receita pede creme de leite FRESCO, tem que ser fresco! Já joguei mta coisa no lixo por conta disso...). Talvez você ache alguma receita com nata (ou misturar a nata com um pouco de leite...)...mas eu não conheço nenhuma.

    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  5. Excelente receita e com a vantagem de se poder guardar não há nada melhor!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Nossa que lindos seus biscoitos!!! Adorei!

    Bjs

    Andreia Braga

    http://geadocesegostosuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. essa é da que eu gosto. gostei muito da resceita. boa semana

    ResponderExcluir