1 de jul. de 2011

Bolo de chocolate sem farinha

Já fazia um tempããão que eu estava querendo preparar esse bolo! Curiosíssima para saber como ia ficar - textura, sabor....enfim...
Essa semana botei a mão na massa e aqui está o resultado: Um bolo com cara de bolo, com gosto de bolo (não tão doce) e cheiro de bolo! rs

A receita é super simples, eu peguei no site da Pat Feldman, o "Crianças na cozinha".


Ingredientes:
7 ovos
7 colheres de sopa de cacau puro em pó (sem açúcar)
5 colheres de sopa de melado de cana*
100g de coco ralado
2 colheres de sopa de manteiga (ou óleo de coco - sugestão da Pat)
1 colher de sopa cheia de fermento em pó

Preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (eu deixei o fermento de fora. Depois de tudo já batido, aí sim coloquei o fermento e bati só um pouco para agregar à massa). Coloque a massa em uma assadeira untada e enfarinhada (usei uma redonda de 25cm de diâmetro), e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus, por uns 25 minutos.


Esse bolo não é muito doce. Tem até aquele gostinho de chocolate amargo no fim. Como vocês podem ver, eu até polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro por cima - pra agradar o marido né! ;)
Outra dica para servir (que eu achei óóteeema! "Boua" mesmo!), é servir com um coulis de frutas vermelhas (sabe o coulis do suflê de chocolate? Pois é...esse mesmo!). Combinou super bem com esse bolo! Bati uns morangos (sem açúcar), também ficou super bom!

Mais uma dica: aqui em Brasília, deixar um bolo fora da geladeira, é pedir para estragar... Então eu guardei o bolo na geladeira, mas como eu não gosto de bolo gelado (com exceção do "bolo gelado"). Quando ia pegar um pedaço, eu dava uma aquecidinha no micro. :)

Tenham todos um ótimo fim de semana!
Beijos Fe.

*Você encontra melado de cana no mercado ok!

7 comentários:

  1. Noosssa, bolinho assim é tudo de bom.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  2. Hummm, interessante! Eu adoro bolo de chocolate amargo, Fe. Mas aqui em casa é muito parecido..o Alê gosta de doce bem doce...fazer o que, né?

    Beijocas e inté amanhã!

    ResponderExcluir
  3. Realmente delicioso!
    Abraços.

    glutenfree-tudosemgluten.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!Que delicia esse bolo! Tb sempre fiquei curiosa por um bolo sem farinha mas confesso que nunca testei! Adorei a idéia e em breve vou fazer! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  5. Humm eu amo esse bolo! Já fiz aqui também, mas só eu gosto, porque não é muito doce! bjs

    ResponderExcluir