29 de jun. de 2011

Suflê cremoso à moda antiga

Esse fim de semana que passou, recebemos uns amigos queridos aqui em casa. O Ti foi o mestre cuca da vez (ele está curtindo bastante a cozinha ultimamente :).
E como ele ficou responsável pela janta/lanche, eu fiquei com o preparo da sobremesa.
Resolvi fazer alguma coisa com chocolate (que eu sabia que todos gostavam), recorri ao meu livro "mara": "Le Cordon Bleu - Petit Larousse do Chocolate". Não tinha como não dar certo né!?
O preparo antecipado das coisas foi ao som de Queen! Adoro!!
Digo antecipado pois eu deixei tudo já prontinho (fiz a mice en place..rsrs), mas deixei para preparar o suflê na hora - é rapidão! :)
Eu particularmente amei esse suflê! Além de fácil, é rápido de preparar. Ele não tem bem uma consistência de suflê tradicional, é uma consistência mais cremosa - bem gostosa! Eu diria até que, se eu estivesse na fantástica fábrica de chocolate, com certeza eu me perderia nesse suflê e ia ser levada pelos umpa-lumpas....rsrs

Vamos ao nosso suflê cremoso:
Ingredientes
(para 4 pessoas)
100g de chocolate amargo (usei meio amargo)
60g de manteiga (sem sal e em temperatura ambiente)
30g de cacau em pó, sem açúcar, peneirado
2 gemas
3 claras
50g de açúcar
Açúcar de confeiteiro

Preparo:
1. Preaqueça o forno a 200 graus. Unte 4 ramequins com manteiga e salpique açúcar (usei açúcar cristal)

2. Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria (derreti no microondas). Acrescente a manteiga, misture e depois incorpore o cacau peneirado. Retire do banho-maria, deixe amornar e junte as gemas (eu peneirei as gemas). Reserve.

3. Bata as claras até que estejam levemente espumosas. Acrescente aos poucos um terço do açúcar, continuando a bater até que as claras se tornem lisas e brilhantes. Junte delicadamente o restante do açúcar e bata até que as claras fiquem bem firmes.

4. Incorpore as claras em neve à mistura de chocolate em três adições.

5. Distribua a massa nos ramequins e leve para assar ** As formas recomendadas no livro eram mais rasas (de 14 cm de diâmetro) e o tempo de preparo recomendado é de 7 a 8 minutos. No meu caso, meus ramequins eram mais profundo e tinham uns 8 cm de diâmetro. Para mim, demorou uns 20 minutos.

6. Assim que saírem do forno, salpique açúcar de confeiteiro sobre os suflês e sirva imediatamente.

Eu aproveitei a inspiração e fiz uma coulis de frutas vermelhas: peguei um pouco de morangos frescos, framboesas e amoras congeladas. Bati no liquidificador com um pouquinho de água, peneirei e coloquei um pouquinho de açúcar. Levei ao fogo baixo e deixei ferver um pouco (uns 10 minutinhos).
Servi o suflê com o coulis de frutas vermelhas e uma bola de sorvete de creme! :)

Beijos para todos
Fe.
*Como esse suflê é feito com chocolate meio amargo ele não é lá muuuuito doce. O Ti prefere mais docinho, mas para mim estava perfeito.

8 comentários:

  1. Saudaaaaaaaaades!!!! Tem tanto tempo que não passo por aqui... meus dias andam tão corridos!!! Mas hoje consegui e vim aqui babar nesse suflê!!! Adorei demais a receita... beijos

    ResponderExcluir
  2. Demais esse sufle! Deve ter ficado delicioso com esse sorvetinho, beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  3. Fê!Que deliciaaaaa!!Hummm Suflê lindo e com esse coulis de frutas vermelhas e sorvete...fiquei louca para fazer! Vou copiar a receita!rsrs Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  4. Delicia hei menina e nada melhor q fazer uma comida bacana para receber amigos ne???

    Boa noite.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  5. Nossa, deve ter ficado uma delícia! E com choco meio amargo, muito bom!!
    bju!

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Parece q ficou animal!!
    Delícia.
    bj
    da Eliana

    ResponderExcluir
  7. Ai que deve ficar bom demais esse negócio! Ouvindo queen então hehehehe

    ResponderExcluir