10 de dez. de 2009

Espetinho da frango com açafrão e geléia adocicada de tomate



Vai uma receita para a seleção "comidinhas" do meu livro "Comidinhas".

Corte peito de frango em cubos de 2,5cm e coloque numa marinada de : salsinha (a receita original pede coentro em grãos, mas eu não sou fã de coentro então...), 1/2 col de chá de erva doce amassada, pimenta do reino, alho amassado, uma pitada de açafrão deixado em infusão em uma colher de sopa de água fervente, uma colher de sopa de vinagre de vinho tinto, azeite e sal. Deixe na geladeira por 1-2 horas pelo menos.

Preaqueça o forno a 200 C. Coloque um pedaço de frango em cada espeto ( eu cortei espeto de churrasco ao meio e deixei de molho na água para não queimarem). Aqueça azeite em uma frigideira antiaderente, coloque os espetinhos e frite até dourarem. Disponha-os em uma assadeira antiaderente cobra com papel aluminio e leve ao forno por 5 min, ou deixe os espetos na grelha ou churrasqueira.

Servi com batatas assadas com páprica e geléia adocicada de tomate.

Para a geléia: 1 col sopa de azeite, 1 dente de alho picado, 1 col sopa de gengibre picado, 60 ml de vinagre de maçã, 1 pedaço de canela, 300g de tomates pelados picados ou em purê, 2 col de sopa de açucar mascavo, 1/2 col chá de cominho moido (nao usei), uma pitada de pimeita do reino, uma pitada de cravo moído (usei sem ser moido mesmo). Numa panela coloque azeite e doure o alho e o gengibre. Adicione o vinagre e deixe ferver por 1-2 min. Coloque o restante dos ingredientes e cozinhe por aproximadamente 20 min ou até engrossar.

Um comentário: