14 de jun. de 2011

Quentão e Vinho quente da vó Alice

Mais um pouco da minha festa de família para vocês! Já estão empolgados para fazer uma festança esse "findi"? Ainda que você não tenha espaço para fazer uma fogueira deste tamanho, o importante é se divertir e entrar no clima! Eu não tinha roupa caipira, tive que me encher de blusa para suportar o frio, mas nem por isso deixei de fazer as bochechas rosadas com pintinhas! :) Bom, hoje vou passar o quentão e o vinho quente da minha avó! Como vocês sabem receita de vó é tudo sem medida né! Geralmente é um "faz assim ó", "um pouquinho disso", "um punhado daquilo" "mexe até você ver que deu ponto"(essa pra mim é a melhor de todas....kkk). De qualquer forma espero que a receita da vó sirva como um bom guia para vocês!
Quentão da vó Alice: Faça primeiro a base do quentão: coloque 1 copo de açúcar na panela e quando começar a dourar junte um pedaço de gengibre (levemente amassado), 2 paus de canela e 5 cravos. Misture bem, depois junte 1 litro de água e deixe ferver bastante. Depois junte 1 copo de suco de laranja e deixe mais um pouco. Coloque a pinga (1 litro) quando for a hora de servir. Vinho quente da vó Alice: Coloque o açúcar na panela e assim que começar a dourar, canela em pau, cravo, abacaxi picadinho (sem o miolo) e um pouco de maçã picadinha também (sem casca). Depois de tudo bem misturado coloque 1 litro de água e deixe ferver. Depois que ferver junte 2 litros de vinho. Algumas observações: Quando a vó faz as bebidas para festa, ela faz uns 6 litros de cada. O gengibre, canela e cravo vão do gosto (para quem gosta mais forte ou fraco ;). Acerte o açúcar ao seu gosto também.
É isso
Beijos Fe. :)

5 comentários:

  1. Ai que delícia fê, eu adoro festa junina, ainda não fui em nenhuma esse ano, mas estamos bolando uma aqui no meu apê, não quero nem ver a bagunça...risos.
    Delícia o vinho quente e o quentão, eu adoro os dois!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eita Delicia....

    Adoro festas juninas, tudo q envolve tb.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  3. Aqui no sul nosso quentão é uma mistura dos dois, vai cachaça, vinho tinto, açúcar, cravo, canela e gengibre... Bom demais, ando louca pra tomar!Festa junina com fogueira é o máximo!!!

    ResponderExcluir
  4. Que delícia! E agora com esse friozinho aqui em Brasília vai bem.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, porque não se identifica?

    ResponderExcluir