27 de jun. de 2011

Sopa de grão-de-bico e alho-poró

Mais um começo de semana boa! Sem feriado, mas boa! :)
E como o tempo já está fresquinho por aqui..... e uma boa pedida para o jantar é uma sopinha. Uma refeição leve e saborosa!

Essa sopa de grão-de-bico e alho-poró, em particular, foi uma das melhores sopas que eu comi. A ponto de eu me arrepender de não ter feito mais.
Não erro.......depois eu compro as coisas e faço ela de novo! Huuummmmmm

A ideia, mais uma vez, inspirada no Jamie Oliver (e também mais uma vez, do livro "o chef sem mistérios"). Eu reduzi as quantidades e fui meio de olho, sem medidas...., mudei um pouco o modo de preparo também.....mas as medidas do Jamie são essas aqui ó:

Ingredientes
(para 6 pessoas)

340g de grão-de-bico deixado de molho a noite toda *
1 batata média descascada
5 alhos-porós de tamanho médio
1 colher de sopa de azeite
1 pedaço de manteiga
2 dentes de alho fatiados bem fininho
sal e pimenta-do-reino moída na hora
850ml de caldo de galinha ou de vegetal

* eu não deixei o grão-de-bico a noite toda de molho. Deixei de molho na água umas boas horas e depois cozinhei e tirei a película (tirar a película é a parte terapêutica do negócio ......)

Enfim....fiz assim: cozinhei o grão-de-bico e a batata (usei uma batata pequena). O Jamie diz para cozinhar juntos, mas eu fiz separado.
Em uma panela de fundo grosso, coloquei um pouco de azeite e a manteiga. Juntei o alho-poró fatiado e o alho também fatiado. Mexi bem e deixei refogando um pouco. Daí, bati a batata e metade do grão-de-bico com um pouco do caldo de frango no liquidificador. Coloquei essa mistura na panela e juntei mais caldo do frango. Juntei o restante do grão-de-bico e misturei bem. Acertei o sal e a pimenta e deixei apurar um pouco. Pronto, agora é só servir!
Reguei um pouco de azeite e salpiquei um parmesão ralado! Ficou "dilicinha" viu! ;)

Beijos Fe.

4 comentários:

  1. Não tem feriado aí...rs aqui em Petrópolis é feriado no dia 29, dia de São Pedro... também tenho estado muito chegado a sopas... a sua é diferente e especial... tem uma lá no Picadinho... passa lá!

    Um abraço

    João Mario

    ResponderExcluir
  2. Uma sopinha cai tao bem, que delicia.

    Bjs

    Andreia Braga

    ResponderExcluir
  3. Hummmm que delícia! Se tem alho-poró e batatas, é sucesso na certa! E achei graça voce dizendo que aí está fresquinho rsrs, aqui no RS está frio demaaaaaaaaaais!!!!!! Haja sopinhas e caldos! Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Oi Dé, eu sei que sul e sudeste tá muuuito frio, por isso disse que aqui tá fresquinho....kkk
    Tô de camiseta agora e mais tarde uma malha fina dá conta..kkkkk
    Aproveita o frio aí (eu sinto a maior falta sabia!) :)
    Bjs

    ResponderExcluir