Quando eu era criança, era comum nas festinhas de aniversário lá em casa, ter essa carne delícia com molho para servir com pão! Eu conheço como carne louca (eu sei que carne louca é aquela feita com lagarto fatiado e vinagrete - para comer fria- .....eu sei...mas pra gente, essa aqui também é chamada de carne louca).
Minhas avós faziam essa carne em festa de aniversário, festa junina ou simplesmemte quando um neto esfomeado pedia com aquela cara de vontade!rsrs E que vó não cede a uma vontade de um neto hein?
A foto de baixo é da carne da minha avó Alice que ela fez para a festa junina da família. A foto de cima é carne que eu fiz para uma festa junina com uns amigos esse fim de semana.
Cortei 1 1/2kg de coxão duro em cubos grandes. Coloquei um pouco de óleo em uma panela de pressão e dei uma fritada na carne. Depois disso, joguei 1 cebola fatiada, 4 tomates cortados em quatro (sem pele), caldo de picanha, pimenta-do-reino moída e um tiquinho de água. Deixe na pressão por uns 40 minutos.
Retirei a carne com o caldo da panela e coloquei num pote fechado. Deixei na geladeira de um dia para outro. (*gente quando você for fazer essa carne em grande quantidade pode fazer um dia antes, ela fica uma delícia no dia seguinte. Mas se você preferir, faça tudo no mesmo dia- só deixe esfriar a carne para desfiar..).
No dia seguinte, desfiei a carne - terapeuticamente. Em uma panela grande dourei mais uma cebola fatiada e juntei a carne. Eu coloquei uma pimenta dedo-de-moça sem semente e picadinha (nem deu pra sentir...mas eu preferi assim pois não sabia se todos gostavam de carne picante né...rs). Joguei molho de tomate caseiro (a quantidade de molho vai muito do gosto ok! Tem gente que gosta de mais e outras de menos molho...). Acertei o sal e ralei um pouco de noz-moscada. Misturei o molho da carne (aquele da panela de pressão) e deixei apurar um tempo até ficar um molho denso e mais escuro. Por fim, coloquei um punhado de salsinha e cebolinha picadinhas e desliguei o fogo. A carne fez sucesso! Muita gente gostou! :)
A carne louca da vó: o processo é basicamente esse. Minha vó usou acém ao invéz de coxão duro e sugere colocar um pouco de pimentão. Mas como muita gente não gosta de pimentão nem sempre ela põe.
Bom gente é isso! Agora....se você não tiver um aniversário para fazer essa carne, ou uma festa junina...faça assim mesmo e aproveite seu feriadão com um lanche mega gostoso!!! ;)
Nunca comi essa carne, deve ser bem gostosa.
ResponderExcluirBjs
Andreia Braga
Nossa Fê, tá lendo pensamento, hein?! Ainda hoje estava pensando em fazer essa carne, desfiadinha no pão francês.. Ô luxo!
ResponderExcluirBeijão!
Nossa, parece muito com um prato clássico de New Orleans, o Gumbo. Deve ser uma delícia!!! Beijos
ResponderExcluirMuito bom, já comi muito desta carne louca, adorava,
ResponderExcluirbjs
Paula
Fer, também conheço essa carne como carne louca, e é realmente deliciosa! Tá com uma cara booouuuua! Bjks, Dé
ResponderExcluirNossa gostei muito....
ResponderExcluirk delicia....
ResponderExcluirSua receita esta muito boa e prática vou fazer e experimentar !!! Porém me Desculpe a intromissão ... posso humildemente fazer uma correçãozinha na sua fala? (eu sei que carne louca é aquela feita com lagarto fatiado e vinagrete - para comer fria- ) esta carne se chama - rosbife.
ResponderExcluir