15/05/2012

Bife Wellington

Salve! Salve!
Na minha pequena cozinha de kitnet, eu gosto de preparar meu rango prático! Vez ou outra me arrisco em alguma receita mais elaborada (leia-se com mais de 3 etapas...rsrsrs). E sem dúvida, essa foi uma das receitas mais elaboradas que eu fiz! Se foi sorte de principiante ou não, eu não posso dizer, mas que fiquei orgulhosa com o resultado, isso eu fiquei!!

Essa receita eu fiz para receber os "sogris" (escolha ousada né!?! Também achei). Queria fazer algo diferente e dar uma impressionada - ia ser algo do tipo: "Deu certo! = me superei!" ou "Deu errado! :( = a receita é difícil mesmo!" ...kkkk

Fiz a receita do Claude Troisgros (Eu acho ele um querido!! Toda receita que fiz dele - toda mesmo- deu certo!!). Enfim... vamos que interessa:

Bife Wellington
(para 4 pessoas)

Purê de Cogumelos
250g cogumelos Paris frescos
2 colheres de sopa de cebola picada
1 copo de água
1 colher de sopa de alho picado
100ml creme de leite fresco
sal, pimenta-do-reino moída na hora
azeite

Preparo:
Corte os cogumelos em 4, coloque-os no liquidificador com a água e bata até formar um creme (se precisar, acrescente mais água. Eu não precisei). Em uma panela, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o purê de cogumelos, misture e tampe a panela - mexa de vez em quando. Deixe reduzir em fogo baixo até que fique bem seco. Junte o creme de leite, aqueça até ferver, desligue o fogo e tempere com sal e pimenta.
Deixe descansar na geladeira até ficar firme. (Fiz umas horas antes)

Filé Mignon
600g de filé mignon limpo e cortado em formato cilíndrico
sal, pimenta-do-reino moída na hora e azeite

Preparo:
Tempere todo o filé com sal e pimenta a gosto. Coloque azeite em uma panela bem quente e doure o filé dos dois lados (vire ele usando um pegador - evite espetá-lo com um garfo ou faca). Depois de pronto, enrole o filé em um pano (nem preciso dizer que o pano é limpo né!?! rs) e seque bem.
Pegue o filé ainda enrolado no pano e deixe descansar na geladeira por uns 15 minutos.

Montagem:
14 fatias finas de presunto de Parma
400g massa folhada caseira ou congelada
4 gemas

Preparo: Em uma superfície lisa, abra uma folha de papel filme. Disponha as fatias de presunto lado a lado sobre a folha de papel filme, sem deixar espaço entre elas. Espalhe o purê de cogumelos sobre as fatias de presunto e coloque o filé sobre o purê. Com a ajuda do papel filme, enrole o filé, apertando bem o papel filme nas pontas. Deixe na geladeira por cerca de 30 minutos.
Espalhe farinha de trigo sobre uma superfície lisa e, com a ajuda de um rolo, abra a massa folhada. Pincele gema de ovo na massa, retire o filé da geladeira, desenrole o papel filme e enrole o filé com a massa folhada, fechando as laterais. Use a massa que sobrar para decorar em cima ;). Leve novamente à geladeira por mais 30 minutos.
Retire o bife da geladeira, pincele a parte de cima com gema de ovo e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.

Molho
1 cebola roxa picada
3 dentes de alho picados
pimenta branca em grãos (não usei branca, usei preta) tomilho
louro
alecrim
1/2 xícara de chá de vinagre balsâmico
1 xícara de chá de vinho do porto tinto
1 xícara de chá de vinho tinto
250g manteiga gelada (usei um pouco menos)
sal

Preparo:
Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho. Junte o alecrim, tomilho e louro a gosto. Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado. Acrescente o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar. Por fim o vinho tinto e deixe reduzir até 3/4 do total. Passe o molho para o liquidificador e bata com a manteiga e tempere com sal. (Se estiver frio na hora de servir é só reaquecer)

Para servir:
A sugestão é servir o Bife Wellington com batatas gratinadas, mas eu optei por servir apenas com uma saladinha de baby folhas e aspargo.

O prato foi um sucesso! Todo mundo adorou!! Minha sogra disse que esse foi o prato mais chic que eu fiz pra ela! Hahaha ( ó que moral!! Kkkkkk)

Agora eu tô assim: "Fiz bife wellington! Vem "nimim" as receitas!" kkkkkkkk - menos pudim, que esse é difícil!! kkkkkk

Boa semana moçada
Fe

Vamos de bossa nova hoje?


Ps: Quem quiser conferir a receita com vídeo, clique AQUI.

8 comentários:

  1. Afff, que orgulho, viu amiga! Coisa mais linda de viver!

    Agora vai ter que me ensinar, hein?

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai amiga, fiquei tão feliz comigo!! kkkk vamos fazer sim juntas! Bjão

      Excluir
  2. que lindo ficou..amei essa sua receita..deu agua na boca!!!..amei o video..pois adoro nosso maestro Tom Jobim..bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iliane, eu adoro bossa nova!! Adoro cozinhar ao som do maestro! rs Bjs

      Excluir
  3. Hummmmm !!!! realmente deve ter ficado SENSACIONAL !!!!!
    Parabéns pela habilidade!

    bjs
    mamis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha.. mãe até eu me espantei com essa habilidade! bj

      Excluir
  4. Adorei! Tava mesmo procurando alguém que tivesse testado a receita, com comentários, porque to querendo fazer pro dia dos namorados, de surpresa pro namorado. Ele sempre via no programa do Gordon Ramsay e ficava babando, quero surpreender.
    Valeu, Fernanda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já testei 3 vezes! Deu certo nas 3! Boa sorte e boa refeição! :) Bjs Fê

      Excluir