2 de mar. de 2012

Biscoito de caramelo chocolate e flor de sal - finalmente

Nas minhas andanças na net achei a receita desse biscoitinho e fiquei enlouquecida para prepara-lo. E quando eu digo enlouquecida, eu quero dizer com comichão!!! hahaha
Eu andei por toooodas as lojas possíveis de Brasília em busca das benditas placas de wafer. Foi uma verdadeira saga " Em busca da placa de wafer". Eu chegava na loja, perguntava se tinha e para minha infelicidade, não tinha. Daí perguntava onde poderia encontrar e alguns me indicavam outro lugar, outros olhavam com uma cara de peixe e soltavam um " aaai, não sei não" .... - quase chorei! hahahaha...brincadeira!

Por sorte, tempos atrás fui visitar a família e minha santa memória me fez lembrar de uma loja óóóteeema que tem em Jundiaí*!! Fui com minha irmã, quando cheguei na loja - com AQUELE fio de esperança que me restava (quase um drama né...), a moça disse "tinha mas acabou"....... AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
"Jura moça???? Eu saí de Brasília e vim até aqui só pra comprar as plaquinhas" (eu disse que era um drama???). Com isso a mulher da loja ligou para a outra loja para ver se tinha, TINHA!! IUPIIIII

Bora tocar minha irmã (Santa Lele), e ir até a outra loja comprar as placas de wafer!! Foi uma imensa felicidade quando vi vááárias caixas na prateleira (quase surtei). Peguei as placas feliz da vida, ainda dei uma voltinha na loja comprei mais uns badulaques (entre eles um termômetro para preparar caldas - \o/ \o/ \o/ - pensa numa pessoa feliz!) :D

Enfim.... em Brasólia com minhas placas nas mãos e tudo pronto para prepara os biscoitinhos!
Eles ficaram tão liiindinhos - quase mãe coruja - e o melhor de tudo, ficaram muito gostosos!! (já pensou se depois de tuudo isso, eles não saem bons?? Nossa daí eu surtava de verdade)kkkk.
Chega de conversa e bora passar os ingredientes!!!

Biscoitos de caramelo chocolate e flor de sal**
Ingredientes:
- placas de wafer ( para essa receita só precisa 2 placas);
- 200g de manteiga sem sal;
- 215g de açúcar mascavo;
- uma pitada de sal;
- 1 colher de chá de essência de baunilha; (próxima vez ou testar com conhaque ;)
- 170g de chocolate meio amargo picado (no meu caso: ralado);
- cerca de 8g de flor de sal (opcional)

Olha que bonitinho o chocolate ralado:

Preparo:
1. Preaqueça o forno a 190 oC.
Forre uma assadeira com papel alumínio (forre toda a assadeira, inclusive as laterais) e disponha as placas de wafer (arrume as placas certinho na assadeira, corte o que sobrar e use em outra receita. Reserve. ( a minha forma era de 20cm e pouco, por 30cm e pouco - vocês viram que eu sou bem precisa né??kkkk)

2. Coloque a manteiga e o açúcar em uma panela pequena de fundo grosso. Leve ao fogo médio e vá mexendo até derreter e os ingredientes de misturarem (eu fui mexendo com um batedor de arame). Quando começar a borbulhar, baixe o fogo e deixe mais 3 minutos (não para de mexer). Tire do fogo e junte a baunilha e a pitada de sal. Jogue seu caramelo por cima das placas de wafer que você reservou, e espalhe.

3. Leve ao forno e baixe a temperatura para 160oC. Deixe por 15 minutos (eu fui dando uma olhada a cada 5 minutos para ver se estava bom).

4. Retire do forno e salpique imediatamente o chocolate. Espere cerca de 5 minutos e espalhe o chocolate por toda a superfície com ajuda de uma espátula (no meu caso, uma colher). Salpique um pouco de flor de sal por cima do chocolate e deixe esfriar.

5. Como o clima anda "um pouco quentinho" por aqui....assim que a assadeira esfriou, coloquei ela na geladeira para depois conseguir cortar ok! (corte depois de frio).


Meu saquinho de Flor de sal. Olha que coisa mais charmosa!!


Os biscoitinhos são uma delícia e são uma ótima opção para presentear quem você gosta!! ;)

Beijos e bom fds para todos!
Fe

Obs:
* Comprei as placas de wafer na Casa do Confeiteiro em Jundiaí.
** A receita passou de "mão em mão" e cada um vai dando um toque pessoal na hora do preparo. Tinha a receita da Flavia Pantoja AQUI e do David Lebovitz AQUI, e veio da Marcy Goldman AQUI!!

7 comentários:

  1. Me desculpa a "ingnorância", mas o que é flor de sal?? rsrsrs...
    Parabéns pela receita, parce uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovanna. O biscoitinho é mesmo uma delícia! Por conta do calor, eu guardei em um pote fechado denntro da geladeira e o marido volta e meia dá uma passadinha lá e pega um....kkkkk.
      Sobre a flor de sal, dá uma olhadinha aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flor_de_Sal

      Beijos Fe :)

      Excluir
  2. hahahahahaha, tô rindo aqui com teu drama. Eu sei que não é para rir da desgraça alhei, mas esse seu relato tá bárbaro :)
    Eu sei como é procurar um ingradiente específico e não achar e depois achar e ficar mega feliz :)
    Realmente valeu a pena tanta procura e melhor ainda, você compartilhou a receita conosco :) Obrigada :)
    Um beijão :)
    Queila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Queila, e não é mesmo uma agonia quando a gente coloca uma coisa na cabeça e procura...procura...procura...kkkkk. Tô pensando em fazer outra forma só de chocolate e castanha de caju!! haha...pirei vou usar tooodas as plaquinhas!!!kkkk
      Bjs querida

      Excluir
  3. casa do confeiteiro é ótima... se lá não, certeza eles providenciam ... parecem deliciosos os biscoitinhos.. to indo pra cozinha depois conto o resultado...bjo

    ResponderExcluir
  4. parem deliciosos.. vou fazer.. ainda bem q a flor de sal é opcional

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Telma! Acredita que eu separei umas plaquinhas dia desses pra fazer de novo! :)
      Faz e me conta como ficou!
      Eu confesso que a flor de sal dá um toque muuuito especial!!! Não faço sem! rs
      Obrigada pelo carinho
      Bjos

      Excluir