27 de set. de 2011

Quibe assado

Eu adoro coisas práticas na cozinha. Quanto menos complicado de fazer ...melhor! Tem dias que estou mais inspirada e faço alguma coisa com muitos passos...mas tem sido difícil - como vocês podem conferir aqui...rs. Uma coisa mega fácil de fazer é quibe. O bom, é que você pode fazer um monte e congelar! Quebra um galhão!
O Ti estava com muita vontade de comer quibe assado. E como "o que ele me pede chorando eu faço sorrindo"*, eu fui fazer quibe! (*tem vezes que é o contrário tá...kkkk). Enfim....

Vamos ao quibe:
Ingredientes:
- 200g de trigo para quibe
- 600g de patinho moído
- 1 cebola pequena picadinha
- 1 punhado de hortelã fresca picadinha
- sal e pimenta síria a gosto
- manteiga

Preparo:
1. Lave o trigo, coloque numa vasilia com água e deixe hidratar por 1 hora. Depois escorra e esprema (use um pano limpo).
2. Junte ao trigo já hidratado, a carne, a cebola, a hortelã, a pimenta e o sal. Misture bem.
3. Coloque a massa de quibe numa assadeira (usei uma de 30X20cm) e por cima, coloque um pouco de manteiga - pegue uns "tecos"com uma colher de sobremesa e jogue por cima. Coloquei uns 4 tecos espalhados.
4. Leve para assar em forno preaquecido a 190 oC por uns 30 minutos.

Ficou suuuper bom! Só colocar um limãozinho e fica perfeito! O Ti devorou, matou a vontade e ficou super feliz! :)
Se você quiser, pode incrementar seu quibe fazendo um recheio de queijo (faz uma camada de massa de quibe, uma de queijo e finaliza com outra camanda de quibe). Fica mega bom!

6 comentários:

  1. Olá flor, parabens pelo blog, quatas delicias heim, e esse kibe parece ser maravilhoso, ja estou te seguindo, se puder dê uma passadinha no meu, beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro quibe! Queria aprender a fazer aquele quibe cru, você sabe? Delícia com limãozinho ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiane, seja bem vinda! :)

    Vivian, você pode usar essa mesma receita para fazer quibe cru. Na hora de hidratar o trigo, use água quente e deixe um pouco menos de tempo! Mesmo processo: depois do trigo hidratado, misture tudo! Se quiser coloque um pouquinho de azeite também! ;)

    Bjao
    Fe

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Quanta receita maravilhosa! Queria ter mais tempo para fazer minhas receitinhas...
    Meu marido é de descendência árabe e adora fazer esse tipo de comida, especialmente kibe de forno, charutinhos e tabule. No kibe, ele varia nos recheios, com ricota, hommus, etc, mas o meu favorito é o recheio de castanha doce acebolada, fica maravilhoso!!! Ah, moramos em Fortaleza, então, aqui tem muita castanha de cajú.
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Giovanna que delícia de sugestão!! Eu curto muito o tradicional mesmo, ou com recheio de queijo...mas esse de castanha doce acebolada...aff...tô morrendo de vontade agora!!!
    Me manda no email como vc faz "plis"..rs!!
    Bjao Fe

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda, foi mal, só agora estou vendo seu comentário... meu email é: giovannabezerra@hotmail.com
    E também tenho um blog: www.vidadesamira.blogspot.com

    bjos!!

    ResponderExcluir