1 de set. de 2011

Cookies de chocolate com nozes

Quem aqui resiste a um docinho? Tá......você pode dizer: "eu não compro bolacha, não faço doce em casa porque se tiver, eu como!" . Já perdi a conta de quantas vezes escutei isso de vááárias pessoas!
Bom..... sendo assim, eu espero poder te ajudar amiga! Testei congelar essa receita e vejam que glória: eles ficam ótimo! Daí você faz de pouquinho em pouquinho e não come milhares de cookies de uma vez! ;)
Eu me apaixonei por esses cookies gente! É sério! Além de gostosos, eles ficam com uma carinha liiiinda!
Peguei a receita no meu livro "Comidinhas"

Ingredientes:
175g de chocolate amargo picado (usei meio amargo)
60g de manteiga sem sal
175g de farinha de trigo
3/4 de colher de chá de fermento em pó
uma pitada de sal
2 ovos grandes em temperatura ambiente
150g de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
125g de nozes em pedaços
açúcar de confeiteiro para passar os cookies

Preparo:

1. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. (eu fiz no microondas)

2. Numa tigela, misture a farinha o fermento e o sal (peneirados). Em outra, bata os ovos e o açúcar - com batedeira ou fouet (batedor de arame)- por uns 2 minutos até clarear. Junte o chocolate derretido e a baunilha sem parar de mexer (se tiver na batedeira, diminua a velocidade). Adicione a mistura de farinha e misture bem. Por fim, junte as nozes - misturei com uma colher de pau. Tampe a vasilha e leve à geladeira por pelo menos 1 hora e meia.

3. Preaqueça o forno a 160oC. Pegue a massa e faça as bolinhas. Passe as bolinhas no açúcar de confeiteiro e coloque na assadeira (você pode dar uma achatadinha com as mão, eu não fiz). Se usar assadeira de alumínio, forre com papel manteiga ok. Asse por 12-15 minutos (no meu caso deu 12 minutos certinho), até as beiradas ficarem firmes, mas o centro ainda fofo. Deixe esfriar e passe os cookies para um pote fechado - por até 5 dias.
*O livro dá a sugestão de preparar a massa com antecedência de 2 dias e manter em pote fechado na geladeira. Eu fiz, mas achei que a massa ficou esquisita. Daí eu testei congelar, e o resultado foi bem legal!

*Fiz as bolinhas, sem passar no açúcar, coloquei em uma assadeira e levei no freezer. Depois que já estavam durinhas eu as passei para um saquinho (fiz isso para elas não grudarem tá gente). Quando resolvi usar, tirei os cookies do freezer, passei direto no açúcar e assei - forno preaquecido.

Espero que tenham gostado! ;)
Beijos Fe.


**Falando em doces, vocês estão acompanhando o Top Chef Just Desserts? Gente, covardia né.....eu babo nesse programa! Sou viciada em todos os tops chefs...rsrsrs.**

5 comentários:

  1. Ficaram lindas! Fiquei com vontade de ir fazer para o pequeno almoço de amanhã :) Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica! Nunca congelei cookies...os seus estão divinos!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que lindos esses cookies!
    Também sou adepta de congelar a massa, minimiza a culpa, rs.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Esses cookies estão de comer a tela! huuuummmmm!
    Adorei a receita, apesar do vem e vai para o freezer, parece fácil!
    Um beijo e bom final de semana,
    Queila

    ResponderExcluir
  5. Tati é bem isso mesmo "minimizar" a culpa!kkkkkk

    ResponderExcluir