2 de set. de 2009

O Legítimo Risoto à Piemontesa





Sou nova no “ramo dos risotos”, na verdade, a rainha do risoto na família é minha prima Ligia.
Eu não tenho um prato especifico que faça as pessoas se lembrarem de mim. Em geral eu cozinho de tudo um pouco, sei lá....vi em algum lugar ... gostei... eu faço!


Antigamente eu não gostava de risoto, mas (como diz meu irmão) “de boa” as pessoas, na maioria das vezes, não gostam de certos pratos porque tiveram a infelicidade de comer um que não estava bom!!!! Depois que você prova um prato bem preparado muda de opinião.


Mas voltando ao risoto, é importante não ter pressa para preparar o prato. É preciso ter paciência para fazer um risoto, não adianta jogar todos os ingredientes na panela e ir fazer outra coisa que não vai dar certo!!


Outra coisa importante é o vinho. O vinho deve ser seco e POR FAVOR, que seja de boa qualidade!!! Em geral o risoto se faz com vinho branco, mas esse aqui o vinho é tinto (o sabor do vinho fica mais acentuado). Essa receita eu fiz do livro " Cozinha Clássica" que já mencionei aqui.


100g de arroz (arroz próprio para risoto)
30g de manteiga
1 xic de chá de vinho tinto
1 colher de sopa de cebola beeeemm picadinha, ou triturada ou de preferência ralada
1 colher de sopa de purê de tomate (eu usei 2)
1 ½ xic de chá de caldo de carne ou de galinha (coado)
50g de queijo parmesão ralado fino (não me usem o de saquinho ok!!)
Pimenta-do-reino


Em uma panela grossa, coloque parte da manteiga e refogue rapidamente a cebola. Junte o arroz, e mexa, mexa, mexa. Depois dessa fritada no arroz, adicione parte do vinho e mexa até incorporar. Coloque o restante do vinho e mexa novamente, assim que o álcool evaporar acrescente um pouco do caldo e mexa, mexa. O caldo deve ser acrescido de pouco em pouco (não coloque tudo de uma só vez, pois não irá obter o resultado desejado). Depois da última colocação do caldo, junte a pimenta-do-reino a gosto, também o purezinho de tomate, mexa. Por fim, acrescente o resto da manteiga e o parmesão mexa, e em poucos instantes seu risoto estará pronto para ser servido.
E quando pronto deve ir logo para o prato...dava de muita demora.


O Tiago fez um filé de tilápia na manteiga temperado com sal, pimenta e vinagre balsâmico. Ficou muito bom. O prato não ficou muito colorido, confesso, mas estava maravilhoso!


Para acompanhar, uma boa música!


;)

2 comentários:

  1. Fe, como a rainha do risoto na familia vou te dar uma dica... tente usar vinho branco, cachaça, saque ou alguma outra bebida clara que nao "roube a cor" dos outros ingredientes do risoto!!! Você vai ver fica mais gostoso e mais bonito também!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Li! valeu! Eu nem sabia que podia usar cachaça!!rsrs
    Eu usei o tinto porque a receita do o pedia...rsrs..e por sorte era minha ultima garrafa..rsrs. Eu ia fazer o seu de pera com gorgonzola...mas nao tinha pera...foi esse!rs
    bjocas

    ResponderExcluir