26 de ago. de 2009

Baba ganoush




Para os amante de berinjela como eu, essa é uma receita muito fácil e gostosa!

O baba ganoush é uma receita típica do Oriente Médio, feita de pasta de berinjela que tradicionalmente é assada por 45 min, e tahine (pasta de semente de gergelim). Há muitas variações da receita, essa que fiz é uma delas. As berinjelas ao invés de assadas podem ser grelhadas. Na verdade aprendi com uma amiga de uma amiga a “grelhar”as berinjelas na boca do fogão, virando de vez em quando para cozinhar por igual. (é mais rápido que no forno). Não usei tahine, usei azeite (o azeite vai de olho).







Vamos lá: 2 berinjelas grandes, azeite, 2 dentes de alho amassado, 2 limões, salsinha e sal a gosto. Coloque as berinjelas sobre as boca do fogão e faça como descrito acima. Depois de prontas, descasque as berinjelas (pode ser feito com garfo, eu acho mais simples e prático descascar com a mão em baixo da torneira, sai bem fácil), pique bem com uma faca até formar uma pasta, ou passe no processador de alimento. Acrescente a esta pasta, o azeite, o alho amassado, o suco dos limões a salsinha e o sal, misture bem e está pronto!

Sirva com pão sírio ou torradas!

;)

3 comentários:

  1. Fe, muito fofinho o seu blog! adorei a sua praticidade de usar as varias bocas do fogao na tostagem das berinjelas. outro dia fiz uma receita que pedia 12 pimentoes chamuscados e fiquei coçando o queixo--como fazer iss?. no fim, me dobrei a preguiça e tostei os pimentoes na churrasqueira mesmo. e nao eram 12, eram menos! um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fer!!! Muito obrigada!! Que bom que gostou!!
    Vc viu como é pratico! As berinjelas podem ser feitas na churrasqueira também...se vc ja estiver num xurras acho mais pratico..no meu caso, moro em uma kitnet...entao tenho que adaptar..rsrs...
    Seja bem vinda!!
    Bj Fe. ;)

    ResponderExcluir
  3. gostari de saber se pode congelar..desde ja ,obrigada..
    Ana Candida

    ResponderExcluir