20 de jun. de 2012

Risoto de frigideira


Vi uma vez no programa Masterchef um risoto sendo preparado dessa forma! A justificativa do chef é que, como desse jeito não ficamos mexendo o risoto sem para com uma colher, não quebra os grãos de arroz. Mas daí eu pensei " será que isso dá certo mesmo? Vai virar risoto?". Bom gente, eu testei e amei! É muito mais prático e dá super certo! Não tem que ficar mexendo o tempo todo com a colher, mas mesmo assim tem que ficar de olho!
Desde que testei esse jeito novo, tenho feito os risotos aqui de casa assim! Uma mão na roda!

Eu fiz um risoto de gorgonzola e servi com uns vegetais! Ficou uma "dilíça"!
Faz assim: pegue uma frigideira grande (tem que se grande), coloca a cebola picadinha com azeite e manteiga (do mesmo jeito de sempre) refoga um pouquinho e junta o arroz de risoto. *Nessa hora, eu dou uma mexida de leve (com delicadeza) com a colher pra misturar bem o arroz com a cebola! Mexa a frigideira (sabe....pega no cabo e dá aquela mexidinha? Pois é! O processo todo vai ser assim! :P)

Junta o vinho (ou cachaça), dá uma mexida na frigideira. Daí gente, o preparo é o mesmo.....vai juntando o caldo de legumes aos poucos. É só ficar de olho e dar uma mexidinha na frigideira de vez enquando - cada vez que juntar o caldo!Eu dou uma mexida ou outra com a colher - só pra tirar os que ficam na bordinha da figideira sabe? Mas o lance mesmo, é mexer a panela! rs
Por fim, junte o queijo gorgonzola e sirva! Diz aí se não é prático??

Para os vegetais fiz assim:
Aqueci minha panela wok e coloquei um pouco de azeite. Juntei uns dentes de alho fatiadinhos e dourei. Fui colocando os vegetais aos poucos - os que demoravam mais para cozinhar, coloquei primeiro: cenoura e brócolis - depois passei esses para os cantos da wok e juntei abóbora e abobrinha. Temperei com sal, pimenta-do-reino e tomilho. Deixe até que todos estejam macios e...... tá pronto! Servi com o risoto de gorgonzola! :)

Bom resto de semana para vocês!!
Beijos Fe

2 comentários:

  1. Gente! Que jeito legal de preparar risoto! Vou experimentar!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Fe, que prático na frigideira. Conhecia no forno - cortando o tempo de mexer do tradicional. Na frigideira eh novidade.

    ResponderExcluir