16 de jun de 2012

Torta de brócolis


Muita gente já passou por essa situação: Você precisa fazer um ranguinho, daí abre a geladeira pra ver o tem.... olha, olha, olha... e percebe que as opções são poucas.
Bom, aqui em casa isso acontece muito, olho o que tenho e me viro nos 30! Mas isso vocês já sabem né..... já rolou muitas dessas receitas aqui no Mamão!

Dessa vez, eu tinha um pote com brócolis pré-cozido no vapor. Virou torta! ;P

Torta de brócolis
Ingredientes:

Massa
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
100g de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
1 ovo (ligeiramente batido)
uma pitada de sal
(se precisar, use um tiquinho de água para dar ponto)

Recheio
1/2 maço de brócolis
3 dentes de alho fatiados
1 cebola cortada em tirinhas
1/2 pimenta dedo-de-moça, sem sementes, picadinha
1 bisnaga de queijo fundido temperado com ervas (eu ganhei essa bisnaga da minha sogra, nem sei onde vende, mas coloca só o requeijão ou outro queijo que tá tudo certo! :)
4 colheres de sobremesa de requeijão
sal, pimenta-do-reino e azeite

Preparo:
Misture a farinha o sal e a manteiga. Vá misturando com a ponta dos dedos até formar tipo uma farofinha. Junte o ovo e vá misturando a massa até desgrudar das mãos e ficar bem homogênea. Envolva a massa num papel filme e leve para geladeira.

Aproveite e faça o recheio: aqueça uma frigideira grande coloque azeite. Coloque o alho e deixe doura um pouco. Depois junte a cebola e a pimenta, refogue um pouco e acrescente o brócolis. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Por fim junte a pasta de queijo e misture.

Abra a massa e forre uma assadeira ou outro recipiente que possa ir ao forno.
Faça uns furinhos com o garfo, coloque papel manteiga e uns feijões por cima e leve para assar (forno preaquecido a 180 graus) por uns 10 a 15 minutinhos.

Tire a massa do forno, tire o papel manteiga e os feijões e coloque o recheio. Coloque o requeijão por cima e volte para o forno por mais uns 15 minutos. Tá pronta!!

Beijos Fe

5 comentários:

  1. Nossa, isso deve ser muito bom! Posso até sentir o cheirinho dos temperos!!

    ResponderExcluir
  2. Fe, adorei conhecê-la pessoalmente. Queria ter comentado antes por aqui a respeito disso, mas a vida andou meio louca desde o Chá.

    Sabe que li essa receita e fiquei imaginando você cobrindo a forma da massa lindamente num piscar de olhos, que nem fez quando nos conhecemos ;-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Le!! Essa eu não fiz tão rápido não...rsrs..a forma era maior!! hahahaha

      Bjs querida

      Excluir
  3. Adorei a nova cara do blog amiga!!!!! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, cansei da outra!!! kkkkkk
      Bjão

      Excluir