11 de dez de 2011

Antepasto de berinjela

Não é segredo nenhum que aqui em casa nós somos fã de berinjela né!? Já postei bastante receita usando essa coisa roxa "lindia"! Inclusive já passaram outros antepastos por aqui!
Esse é o mais simples de todos.... e para ser sincera, cada vez eu faço de um jeito...rs, depende do que tenho na geladeira. Minhas duas avós fazem esse antepasto de berinjela e também um de abobrinha que é uma perdição! Esse não é de vó, mas o sabor é bom pra caramba! :)

Para esse antepasto eu usei uma berinjela pequena, mas quando eu resolvo fazer lasanha,pacotinhos, canelone ou qualquer outra coisa, sempre sobra uma parte difícil de cortar bonitinha e daí eu pico e vira antepasto!
Como é bom preparar antes - deixa ele uns dias na geladeira curtindo - esse antepasto é uma boa opção para servir no natal! Afinal né gente, no dia é sempre corrido! Tem mil coisas para fazer! Então tudo que der para antecipar é válido né! ;)

Antepasto de berinjela

Ingredientes:
1 berinjela pequena
1 pimentão amarelo pequeno
1 pimentão vermelho pequeno
1 cebola média
sal, pimenta, azeite e ervas à gosto

Preparo:
1. Tire a casca da berinjela e pique-a em fatias finas. Coloque as fatias em uma peneira e jogue sal. Deixe uns 15 minutos.
2. Enquanto isso, pique os pimentões e a cebola em fatias também finas.
3. Lave a berinjela e deixe escorrer (eu pego o papel toalha e dou uma secadinha para agilizar o processo).
4. Em uma panela* coloque azeite e jogue a cebola, os pimentões e a berinjela. Tempere com sal, pimenta-do-reino e ervas de Provença (se não tiver, não tem problema). Mexa e deixe a panela meio tampada. Em poucos minutos a berinjela e os pimentões irão amolecerem, tá pronto!
5. Coloque em um pote de vidro esterilizado, complete com azeite, deixe esfriar e leve para geladeira.

Na hora de servi eu coloquei azeitonas pretas a pedido do meu sogro - se você tiver e quiser, pode juntar as azeitonas na panela durante o preparo ok! Uva passa também fica uma delícia!

* O preparo eu fiz no fogão, mas você colocar todos esses ingredientes numa assadeira e fazer assado. Também dá certo!
Beijos Fe

4 comentários:

  1. Essa é uma boa receita para fazer na véspera de qualquer evento. Eu adoro! Beijos, Ju

    ResponderExcluir
  2. Ah... esse antepasto é sempre delicioso!!!bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  3. Adoro berinjeal também, e esse antepasto que coisa boa...
    bjs
    paula

    ResponderExcluir
  4. Uma delícia para se comer com um pãozinho a qualquer hora do dia.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir