1 de ago. de 2012

Bolinho de chocolate com caramelo e flor de sal


A receita de bolinho é a mesma de sempre! Mas a combinação do o caramenlo e a flor de sal, se juntou perfeitamente ao chocolate!

Eu cheguei a testar várias receitas receitas de caramelo! Várias!
Joguei um monte fora! Até que fui mesclando receitas e cheguei nessa. Deu certo pra mim, espero que pra vocês também corra tudo certo! :)
A receita do bolinho de chocolate tá AQUI.

Para o caramelo você precisa de:
1/2 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
1/4 de xícara de chá de água
2 colheres de sopa de glucose de milho (karo)
flor de sal


Em uma panela de fundo grosso, coloque o açúcar a água e a glucose. Deixe em fogo baixo até o açúcar dissolver todo. Passe para o fogo médio e deixe até atingir a temperatura de 140 graus (use um termômetro de calda). Mexa de vez enquando a panela pelo cabo, sem usar colher ok! E vá passando um pincel com água na borda da panela para não queimar. (eu fiz assim, a cada mexida de panela, passava o pincel com água).
A calda de açúcar vai ficando com uma cor amarelo escuro. * Eu testei deixar até 120 graus e a calda não chegou no ponto certo; e se passar muito mais que isso, a sua calda vai queimar... :( ... comigo deu certo assim: quando bateu 140 no termômetro eu desliguei o fogo e mexi a panela. esperei alguns segundos e juntei o creme de leite (o meu estava na geladeira, então coloquei numa panelinha e aqueci - sem deixar ferver). Misture tudo com um fouet.
Deixe esfria e coloque num pote de vidro. Guarde o caramelo na geladeira.

Depois que tiver seu bolinho pronto, sua calda pronta, é só jogar o caramelo por cima do bolinho e salpicar flor de sal a gosto. :)

Se quiser deixa o caramelo salgado já pronto, junte 1/2 colher de chá ao caramelo quando terminar de prepará-lo - espere esfriar para juntar o sal.

Já fiz esse mesmo bolinho de chocolate com noz pecã, AQUI! Fica uma delícia também! :)

Beijos Fe

4 comentários:

  1. hummy! adorei a sua receita de caramelo...tambem tenho testado várias e essa com flor de sal deve surpreender com um sabor diferente e maravilhoso!

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda, vim conhecer teu blog e gostei muito, tanto que já estou te seguindo.

    Bjsssssss e sucesso

    Ah! Se quiser me visitar, será muito bem vinda e se quiser me seguir, ficarei bem feliz.

    ResponderExcluir
  3. Fê, eu nunca tirei o escorpião do bolso pra comprar a flor de sal. Mas de tanto que vocês falam que combina com o caramelo, eu já imagino a delícia! O bolinho tá lindo!

    Beijo!

    ResponderExcluir