29 de set. de 2011

Sopa de abóbora, leite de coco e cogumelo paris


Eu sei que todo mundo tá passando o maior calor!! A vida está à base de muita sombra, água gelada, ar-condicionado, ventilador.....
Maaaasss, nessa segunda chuvosa que tivemos aqui em Brasília, a temperatura foi fresca! A noite estava pedindo uma sopinha.
Como eu tinha uma parte da metade de um pescoço de abóbora (deu pra entender? rsrsrs) na geladeira, resolvi ir de sopa de "abóbôrrá"....rs
Peguei mais uma coisinha aqui e ali, e a sopitcha saiu assim:




Ingredientes:
- 500g de abóbora
- 100g de cogumelo paris fresco
- 1 alho-poró
- 100ml de leite de coco
- caldo de frango (usei caseiro) - sal e pimenta-do-reino a gosto
- tomilho fresco

Preparo:
1. Limpe de descasque a abóbora, depois corte-a em cubinhos. Fatie o alho-poró e pique os cogumelos.
2. Numa panela, coloque um pouco de óleo (eu usei um pouquinho de óleo de canola, mas se preferir azeite ou manteiga....fique a "vonts"), coloque o alho-poró e refogue um pouco. Junte os cogumelos e deixe mais um pouco. Tempere com um pouco de sal.
3. Junte a "abóbôrrá" , o caldo de frango (ou legumes) - não coloque muuuito para não ficar aguado, você deve querer a sopa mais cremosa do que muito líquida- e deixe cozinhar até que a abóbora fique macia.
4. Quando estiver pronta, bata parte da sopa com um mixer (apenas pulse, deixe metade com pedacinhos, e cogumelos ;) - Ou coloque parte no liquidificador e bata.
5. Por fim, junte o leite de coco e misture bem. Acerte o sal e a pimenta e deixe mais uns minutinhos. Tá pronto! Junte o tomilho e manda brasa!

Gente, ficou super gostosa essa sopa! Uma combinação mega boa!
Eu até arriscaria colocar camarões no lugar dos cogumelos - acho que vai combinar viu! ;)

"Fe, não tenho alho-poró, posso usar outra coisa?" - Gente abra a sua geladeira e veja o que tem! Vocês viram o que abóbora, alho-poró, cogumelo e 1/2 vidrinho de leite de coco viraram aqui em casa!!rsrs Usa cebola, alho....

"Fe, qual abóbora você usou?"- iiii difícil...kkkk .....uma que comprei no mercado, serve??kkkkk...brincadeira. Eu chamo essa abóbora de "pescoçuda" mas logicamente ela deve ter um nome - que eu não sei...rs- Eu a vi no mercado, lindona, laranja, piscando pra mim e levei para casa! Mas se você tiver uma abóbora de outro tipo, faz aí!

Beijos Fe.

Um comentário:

  1. Fê, pareceu tão gostosa que me deu vontade de fazer uma sopinha pra janta de hoje! Beijinhos

    ResponderExcluir