22 de jan. de 2014

Nhoquinho de ricota e tomilho - com espinafre e tomate



Sabe aquele momento que você hora pra geladeira e pensa no que vai fazer de almoço? Bom... eu olhei a minha - logicamente tinha feito compras dois dias antes... então minha geladeira estava cheia de opções..hehehe - tinha tempo tranquilo para fazer o rango, daí fiz nhoque de ricota! :P
Gente...tava bom! Posso estar exagerando porque a fome era grande....rs... mas tava bom mesmo! Super recomento!



Nhoquinho de ricota e tomilho - com espinafre e tomate
Ingredientes (serve de 2 a 3 pessoas)

300g de ricota (passe a ricota no processador)
1 ovo
1/2 colher de sopa de tomilho fresco
1 e 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
2 colheres de café de sal com aipo
Pimenta-do-reino ralada da hora

1 maço de espinafre (limpo e picado)
1 cebola picadinha
1 dente de alho amassado
1 tomate sem semente picado em cubinhos
azeite
sal a gosto

Preparo
Num recipiente coloque a ricota processada, o ovo, o tomilho, a farinha, sal e a pimenta e misture tudo! Bem misturadinho ok! :)
Faça as bolinhas ( eu fiz pequenininhas, por isso "nhoquinho"). Deixe na geladeira até o momento de fazer os nhoques. - é o tempo de dar uma geral na sua louça e começar a preparar o espinafre, picar a cebola.... enfim ;)
A preparação do nhoque é a clássica : coloque a água para ferver, jogue as bolinhas e espere até que elas flutuem!

Para o espinafre você faz assim: Numa frigideira grande coloque um pouquinho de azeite e frite o alho. Assim que douradinho, junte a cebola e deixe um pouquinho. Acrescente o espinafre mexa e deixe até murchar. Junte o tomate picado e tempere com sal. Junte o nhoque já cozido, mexa rapidamente - com cuidado- e sirva!

Obs: 1) ralar um pouco de nóz moscada na massa do nhoque fica bom também. 2) se não tiver sal com aipo, usa o sal comum que tá tudo certo ;) 3) servir esse nhoque com um molho de tomate caseiro bem feitinho, junto com umas folhinhas de manjericão, fica show! :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário