3 de jul. de 2012

Quiabo de forno (vegana)


Ele não é muito popular........

Mas aqui em casa ele faz muito sucesso! ;)
Quando era pequena adorava quando minhas avós faziam quiabo! No entanto, como a maioria não gostava, ele não fazia parte no menu rotineiro....rs. Quiabo com carne moída era minha versão preferida! E até hoje, ele tem um lugar especial no meu coração (pra não dizer : no meu estômago! Hahhahaha)

Nem minha mãe, nem minha sogra, tinham o hábito de fazer quiabo, então tanto eu quanto o Ti comíamos raramente .....mas hoje em dia, ele é um item básico na nossa lista de compra assim como abobrinha, brócolis, berinjela, vagem, chuchu....e por aí vai!

Eu geralmente gosto de prepara-lo refogadinho com cebola ou alho, mas tem hora que uma mudança cai bem né!?! Já fiz ele no forno com pimenta dedo-de-moça, outra vez com alho, dessa vez fiz ele simples temperado apenas com lemon pepper.

O preparo é super simples: lavei bem o quiabo, tirei as pontinhas e cortei o quiabo em diagonal. Deixei de molho numa vasilha de água e vinagre (deixo uns 10 minutinhos e lavo em água corrente. Mas se ele soltar muuita baba, eu repito o processo novamente).
Escorri bem e passei os quiabos para uma assadeira antiaderente. Reguei azeite de oliva e misturei bem de forma que todos os pedaços de quiabo ficassem envolvido de azeite. Temperei com lemon pepper e levei ao forno.
Forno a 200oC aproximadamente 20 minutos (quando deu 10 minutinhos eu dei uma mexida na assadeira). Tá pronto!

Se servir com um arroz branco e filé de frango grelhado fica uma delícia!

Beijos Fê

7 comentários:

  1. Ai, eu gosto muito de quiabo. Adorei esse jeito de preparar, Fê!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le! Testa aí e me conta como ficou!! :) Bjs querida

      Excluir
  2. Oi Fernanda, eu gosto muito de quiabo, faço refogadinho , salada, frito e agora vou experimentar ao fôrno, acho que tb vou gostar muito .

    Gostei muito do teu cantinho, bjs e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Conceição, obrigada pelo carinho! Quiabo na salada eu nunca comi... Tô curiosa! :) Bjs

      Excluir
  3. Nossa super legal!!!! vou fazer...trouxe o limon pepper da argentina...vou testar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fe! Testa sim!! Eu adoro lemon pepper! Uso e abuso...rsrs. Bjs

      Excluir
  4. Sou louca por quiabo e esta forma de preparo nao conhecia. vou testar um dia desses.

    ResponderExcluir