10 de fev. de 2012

Financier


Já vou começar falando que amei essa receita por 2 bons motivos: primeiro, porque ela é realmente uma delícia! Provei a primeira vez, financiers feito pela minha amiga Stef...nossa...morri... Acho até que passei vergonha...kkk. Não demorou muito e eu arrisquei faze-los aqui em casa! Eu não tenho forminhas de financier, mas adaptei com forminhas de mini quindim - que eu uso para fazer minicupcakes ;).
O segundo motivo é que eu acho chic falar financier!! kkkk Não é? Parece alguma coisa mega sofisticada!! Adorei!!

A Stef pegou a receita da Laura Calder (e todas as receitas que ela fez da Laura Calder e eu testei deram suuuper certo!).
Bom aproveita que o fim de semana já está aí, e prepara financiers para quem você gosta! ;)

Financier
Ingredientes:

140g de manteiga sem sal
200g de açúcar de confeiteiro
90g de amêndoas com casca moídas
1/2 xícara de chá de farinha de trigo
5 claras de ovo
2 colheres de sopa de cognac ou 1 colher (chá) de extrato de baunilha - eu usei licor amaretto!

Preparo:
Preaqueça o forno a 230 oC. Derreta a manteiga* e deixe chegar a temperatura ambiente. Reserve.

Misture o açúcar as amêndoas e a farinha. Adicione as claras (Sem bater) e a baunilha (no meu caso, amaretto), misture até incorporar bem. Por fim, acrescente a manteiga derretida.

Preencha as forminhas. Coloque apenas 3/4 da sua capacidade para que não transborde.

Leve ao forno preaquecido por 5 minutos. Reduza a temperatura do forno para 200 graus e continue assando por mais ou menos 10 minutos, ou até que ao fazer o teste do palito o mesmo saia seco. (no meu forno levou um pouco mais de tempo)

(os meus quando prontos ficaram meio branquinhos, deixei assim mesmo, mas daí em uma das fornadas eu resolvi ligar o grill - para não recessar demais deixando mais tempo assando). Depois de prontos coloquei os financiers nas forminhas de papel, só pra ficar mais bonitinho! :D

Dica da Stef:
"Se não conseguir levar tudo de uma vez ao forno, lembre-se que na segunda fornada é necessário aumentar a temperatura do forno pelo tempo informado acima, ok?"
"pode substituir as amêndoas por castanha, avelãs ou nozes"

*gente a Stef me avisou que a manteiga tem que ficar meio marronzinha quando for derreter ok! Acho que por isso os meus ficaram mais branquinho....hahahaha.

Tenham um ótimo fds!! Aproveitem bastante!
Beijos Fe

2 comentários:

  1. OI Querida!

    Agora lendo a receita, sabe o que eu esqueci? De dizer que tem que deixar a manteiga ficar meio marronzinha quando for derreter...o processo é a "Beurre Noisette", é como deixar manteiga com cor de avelã. Ela ajuda no sabor e na cor...desculpe....

    Mas tenho certeza que mesmo assim ficou delicioso, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha.....será que por isso que ele ficou maio branquinho?? kkkk ....bom querida de qqer forma deu certo! O Ti comeu quase todos! Levei pra uma amiga do trabalho ela tbm devorou!!kkkk....agora vou ter que fazer de novo!! :D

    Bjs

    ResponderExcluir