4 de ago de 2010

Tiramisú *adaptado*

Eu não era lá muito fã de doces de café....maaaasss....estou sempre disposta a provar coisas novas. Sempre tive vontade de provar tiramisú, então resolvi fazer essa versão (não é o tradicional ok, mas é bem gostoso). Aproveitei esse fim-de- semana eu preparei porções minis! Ficou fofinho né! Confesso que fiquei encantada com meus "mini tiramisus"...rsrs ;)
Recomendo!

A principal "fonte" da receita, foi o livro "Aroma of Coffee - A Practical Guide for Coffee Lover", mas a ideia de usar cerejas veio do livro "Cozinha Mediterrânica - uma seleção de mais de 100 receitas essenciais", as outras substituições foram de programas de tv e outro livro (que eu não lembro....sorry)



Ingredientes :
  • 300g bolacha champanhe
  • 200 ml de café forte
  • 2 colheres de sopa de Rum ( usei Amaretto)
  • 300 g de Mascarpone (usei cream cheese)
  • 1 xícara -rasa - de açúcar de confeiteiro (usei tradicional refinado)
  • 3 gemas de ovos (tirei a pele)
  • chocolate em pó (70% cacau) para polvilhar

Preparo:

1. Bata as gemas com o açúcar até formar um creme "fofo" branco (tipo gemada), junte o mascarpone (no meu caso cream cheese) e bata mais até que a mistura fique homogênea.

2. Junte o Amaretto no café e passe as bolachas na mistura (vai passando rapidamente e montando num refratário - no meu caso eu fui passando, quebrando e colocando nos copinhos).

3. Monte seu tiramisú intercalando bolachas (passadas no café com amaretto) e creme. Finalize com creme e polvilhe chocolate em pó. Leve para geladeira por pelo menos 1 hora.

Variação: nesse caso eu tinha só um tiquinho de cerejas em calda, por isso coloquei só por cima na finalização ..maaasss...o tiramisu fica uma delícia se você fizer uma camada de cerejas. Fica tipo: bolacha - creme- cerejas - bolacha - creme. huuumm

;)


7 comentários:

  1. Nossa Fe! Adivinhou os meus pensamentos! Adoro Tiramissu, é uma das minhas sobremesas favoritas! E a idéia de decorar com a cereja e servir em mini copinhos ficou 10! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ste, a cereja dá um sabor bem diferente no tiramissu, eu adoro! Acho que a adaptação é válida!rs bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de tudo com café, e faz tanto tempo que não preparo um tiramissu, deu uma vontade, ficaram tão chiques em mini porções...

    ResponderExcluir
  4. Fe eu adoro tiramissu.
    Uma pena que eu não ache mascarpone aqui na minha cidade, o cream cheese lembra bem, mas o mascarpone é tudibão!
    Gostei da sua receita, bem simples.
    =D
    bjs

    ResponderExcluir
  5. que bela adaptação. é demais da conta de boa. realmente o mascarpone, além de ser difícil de ser encontrado, é caro pra caramba. farei sua receita, dem dúvida nenhuma. bom final de semana

    ResponderExcluir
  6. Mulherada, a adaptação é boa sim! quebra um galhão e o sabor é ótimo! bjao a tdas

    ResponderExcluir
  7. Muito gostosa essa idéia, ótima adaptação!
    Bjos

    Eliane

    ResponderExcluir